24 de junho de 2012

Resenha: O Mendigo - Edson Santos, Editora Baraúna

Informações do Livro:
Livro: O Mendigo
Autor: Edson Santos

Editora: Baraúna
Páginas: 235


Sinopse: Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiência de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.



Resenha: O livro acompanha a trajetória de Herbert, um mendigo que se destaca por dar uma verdadeira lição de vida, superação, solidariedade e humanização. Adolescentes de classe média estão jogando bola, quando um deles acerta com a bola no homem que estava passando pela rua. Marcos, o mais velho da turma, vai ajudar o senhor que estava no chão, quando descobre que aquele homem é um simples mendigo. 

Dias depois quando os garotos estavam sentados na calçada, o mendigo aparece novamente e Marcos logo se aproxima e se apresenta, e descobre o nome do homem, Herbert. Ele conta que mora junto com outras duas pessoas e que onde mora há mais pessoas que passam necessidades, mas sempre estão ajudando uns aos outros. Essa revelação deixa Marcos realmente emocionado. Herbert apesar de ser um homem pobre de dinheiro é um homem muito rico de sabedoria.
Os capítulos seguintes apresentam a personalidade de cada um do grupo de seis jovens que vão acompanhar Herbert nessa história repleta de bons pensamentos, conselhos e exemplos de vida digna.                                

Herbert quebra conceitos tão bem enraizados em nossa cultura que cada frase dele já é por si só uma reflexão. Fiquei muito impressionada pela narrativa e, não somente por ser contada por um personagem diferente, mas pelas mensagens descritas. O autor Edson, está de parabéns, e quero lhe agradecer pela oportunidade de ler uma história tão emocionante. Recomendo!



“- Enquanto você estiver presente – Diz Marcos apertando sua mão -, vai ser um bom dia para todos nós.

- E outros dias melhores virão, menino Marcos. A minha presença não precisa ser física, porque tudo que passamos juntos fez com que cada um de nós ficasse dentro do coração um do outro, e mais tarde, quando se formarem e casarem, possivelmente terão destinos diferentes, mas mesmo assim, sentirão a presença de cada um dos amigos”. Pág. 205.


Classificação SEL: 4/5


11 comentários:

  1. Parece uma história bem bonita mesmo. No estilo de O pequeno príncipe, um encontro que nos faz pensar sobre nossas atitudes.

    Não conhecia sequer a editora, valeu a dica e parabéns pelo blog.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Me inscrevi no booktour desse livro e agora com sua resenha fiquei mais curiosa ainda. Parabéns por mais uma bela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por você ter gostado da historia, Fernanda! Possivelmente até o final deste ano será lançado a continuação: O Mendigo - O Valor de Um Exemplo. É a historia de Herbert e da turma 20 anos depois.

    Quero aproveitar o espaço para agradecer a você e a todos os blogs que vem apoiando a literatura nacional. Vocês, verdadeiramente, fazem parte da nossa trajetória. Um forte abraço para todos(as) vocês!

    Beijo, Fernanda!
    Edson Santos.

    ResponderExcluir
  4. Parece muito bom esse livro, adora a literatura nacional contemporânea, vou tentar compra-lo pela internet ou trocar no Skoob. Assim que sair o novo livro da um toque na gente aqui Edson!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que até o final deste ano ele já esteja à venda.
      Assim que for lançado eu divulgarei no face, skoob e blogs parceiros.
      Fico feliz com o seu interesse Italo.
      Um forte abraço.

      Edson Santos
      www.edsonsantosescritor.webnode.com.br

      Excluir
  5. Participei do booktour desse livro. Ele é muito bom e mostra uma linda lição de vida..
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro me surpreendeu. Parece ser bom!

    ResponderExcluir
  7. O autor, um poeta rs. Enfim, confesso que se fosse baseado na história de algum mendigo que realmente existiu e que passava palavras sábias, me interessaria mais mas vejo que essa possibilidade é um pouco difícil. Poucos ouvem os mendigos.

    ResponderExcluir
  8. O autor ao nos apresentar esse livro, nos traz também uma lição de vida. Nem sempre os que são mendigos, o são porque não tem instrução ou são ignorantes. Sempre há uma história por traz de cada pessoa e muitas das vezes, histórias que se tornam uma lição de humildade,amor ao próximo e lealdade. quero ler esse livro. Me parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Parece uma história muito bonita. quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Achei a história bem forte e muita bonita.
    Eu quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo