10 de julho de 2012

Resenha: Olhos de Fogo - Helena Gomes e Kathia Brienza, Escrita Fina Edições

Informações do livro:
Título: Olhos de Fogo
Autor: Helena Gomes e Kathia Brienza
Editora: Escrita Fina
Páginas: 176
Publicação: 2010
SKOOB



SinopseEm 1646, em pleno declínio da invasão holandesa ao Brasil, holandeses acuados invadem a vila de Tejucupapo, em Pernambuco, quando a maioria dos homens está fora, a trabalho. As mulheres de Tejucupapo arquitetam uma inteligente defesa (fato verídico). Mas, além disso, os habitantes do vilarejo ainda têm que se defender de um serial killer à solta. Fatos verídicos e ficção aliados num suspense emocionante.




Resenha: O livro Olhos de Fogo têm uma trama que mistura fatos históricos juntamente com suspense, romance e muito mistério. O protagonista Pim Kiurlings mora no Brasil com o pai, Franz, desde pequeno. 

É um jovem doce e obediente e acompanha o pai até a vila de Tejucupapo, norte de Pernambuco, seguidos da escrava Isabel que era uma segunda mãe para Pim. E é nessa mesma vila que mora a índia adolescente Potiguar, Jussara, uma moça corajosa, guerreira, intrometida e muito inteligente. 

E é ali em Tejucupapo que os pesadelos de Pim se tornam em realidade, e começam a ocorrer uma série de assassinatos, atribuídos a Anhangá, uma espécie de espírito de olhos de fogo e protetor dos animais da floresta, acostumado a surrar caçadores covardes. Para Jussara, o jovem Pim é o primeiro suspeito. O desfecho me surpreendeu muito, pois é aquele tipo de livro que você nem imaginava que aquela pessoa poderia ser o assassino.

A ameaça iminente dos ataques holandeses é um assunto muito interessante e é o ponto de partida para que as autoras iniciassem a criação desse livro, que foi a Batalha das Heroínas de Tejucupapo – essa e outras informações podem ser encontradas no final do livro. As autoras contam algumas alterações importantes que foram feitas nos fatos históricos e fontes estudadas pra fazer o contexto histórico.

Sem falar que a edição e diagramação da Escrita Fina estão super caprichados e a narrativa é de fácil entendimento. A obra nos faz conhecer e viajar nas histórias que aconteceram pelo Brasil. Descubra quem é o responsável pelos assassinatos e que queima os olhos das vitimas. Quem será que deixa nas vítimas Olhos de Fogo?



Classificação SEL: 4/5


4 comentários:

  1. Oi, primeira vez que venho no seu blog e eu adorei aqui, já estou seguindo. Adorei a sua resenha, e eu tenho muita vontade de ler este livro, parece o tipo de livro que eu gosto haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A temática desse livro parace ser bem interessante,adoro aqueles livros que você nem imagina quem é o assassino,a história fica cada vez mais instigante ^^

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Miga não conhecia esse livro, achei a capa linda. A história dessas mulheres é forte mesmo. Parabéns pela

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo