2 de agosto de 2012

Resenha: O Rei, a Sombra e a Máscara - Sidney Niceas

Informações do Livro:
Nome: O Rei, a Sombra e a Máscara
Autor: Sidney Niceas
Páginas: 268
Editora/Impressão: Gráfica Flamar



Sinopse: Vós sois o rei. E no reino dos universos paralelos, vós também sois a sombra. O rei e a sombra convivem nesse vasto mundo que rege as ações humanas: equidistantes, antagônicos, afins; a luz e a escuridão viventes num vácuo profundo de possibilidades. Mas o rei não usa adornos valiosos, nem coroa de ouro, nem manto real; o adereço único é um escudo moldado para confundir, uma capa formada para encobrir a alma plebeia: a máscara. Eis a tua nobreza, pobre rei. Aonde o nosso reino chegará? Uma fábula intrigante. Uma metáfora sobre os falsos valores que norteiam a sociedade humana: leia 'O Rei, a Sombra e a Máscara' e descubra, nessa intensa jornada, o rei que és. Um desafio que te fará olhar... E ver...




Resenha: Com 270 páginas, o livro é dividido em três partes: Parte I – A Moral da Aceitação; Parte II – A Moral da Inevitabilidade; Parte III – A Moral da Moral. O Rei, a Sombra e a Máscara nos apresenta a história de um homem egocêntrico e muito convencido. Um Rei autoritário que comanda a tudo e a todos em seu Reino, e sem pensar nos resultados, aplica leis intransigentes para com seus súditos. O livro tem uma linguagem culta, rebuscada, mas a leitura é bem contagiante. 

Sem falar que a diagramação é sensacional, cada passagem de capitulo é marcada por um poema e uma folha preta. A fábula, narra personagens que retratam o homem e a vida em sociedade. O “Rei” personifica cada ser humano vivente na dualidade terrena. E, na sua jornada, descobre o sentido de estar vivo. 

O Rei - sem nome - tem o poder em suas mãos, e decide se aproveitar disso. Tudo o que ele fala é lei no pequeno reino, dono de uma personalidade forte e um desejo de poder, estabelece, a cada ciclo uma lei, muitas sem propósitos, mas que servem para mantê-lo cada vez mais imponente. Tendo como conselheiro O Sol e A Lua, o Rei, por muitas vezes, não os escuta e acaba agindo por impulso. 

Os conselheiros são totalmente contra, sendo que o Sol pensa pelo povo, A Lua pensa por si própria; e seguindo um conselho da Lua, o Rei decidi assinar um decreto. A partir daquele momento, todos que vivem no reino, deveriam usar uma máscara, que esconderia sua real identidade. 

Assim, o Rei teve seu decreto aceito, e toda a população acatou a Lei das Máscaras. Tudo ia bem, mas um certo dia um Bobo da Corte apareceu, e mostrou ao Rei que nem tudo é o que parece. Nesse meio tempo, o Rei já havia criado outras leis absurdas, uma delas dizia que: quem naquele reino nascer, mascarado estará lá e mascarado estará em qualquer outro lugar do mundo. 

Mas depois de um susto, dado pelo Bobo da Corte, o Rei percebe que nem tudo é como ele queria que fosse, nem todas as suas ordens são corretas, e sua insanidade acabou por afetar a vida de muitas pessoas. Mas pode ser que seja muito tarde para voltar atrás. 

Ele tenta tornar-se um Rei melhor, melhorar sua postura, encontrar o verdadeiro propósito para suas ações. Sidney Nicéas desenvolveu um livro com conteúdo literário e visual surpreendentes. E nos faz refletir sobre a bondade interior, segundas chances e muitas lições de moral, pensar sobre a sabedoria e a justiça.

Classificação SEL: 4/5



7 comentários:

  1. Interessante mas não faz muito meu estilo =/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bom..preciso ler pra saber!

    ResponderExcluir
  3. Ah, sei de uma pessoa que lembra esse rei, muito bem rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro e gostei do que li em sua resenha. Vou procurar ler o livro que me parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Interessante ... só não gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  6. A carga literária, pelo que você observou, é bastante profunda nessa obra. Bastante metafórica e reflexiva. Os livros de hoje em dia estão precisando mais disso. Ajuda a estimular a mente.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo