22 de setembro de 2012

Resenha: Feios - Scott Westerfeld, Galera Record

Informações do livro:
Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416


Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre. 




Resenha: "Feios" narra as aventuras de Tally Youngblood e a sua imensa vontade de se tornar perfeita, já que ela ainda é uma feia. E nesse cenário, feio quer dizer que você ainda não completou 16 anos e não está apto para fazer a cirurgia que muda completamente as suas feições e os tornam perfeitos. E claro, eles acabam se mudando de Vila Feia para Nova Perfeição. Tally não vê a hora de isso acontecer, já que seu amigo Peris já tinha passado pela transformação, e ela não queria mais ficar sem o amigo – aquele que estava acostumado a viver desde a infância.

Porém, em uma noite de suas aventuras até Nova Perfeição, querendo fazer uma visita a Peris, acaba conhecendo Shay,uma garota que também é feia, e encontra nela uma nova amiga, e a quem passará grandes momentos ao seu lado. Com o tempo, Tally percebeu que a amiga não estava tão ansiosa como ela para se tornar perfeita. 

E ela não conseguia entender como a amiga não pensava que nem ela. O que ela foi vendo e Shay confiando nela, contou que não queria se tornar perfeita. Se sentia bem do jeito que estava e seu único desejo era ficar com seus amigos. Amigos esses, que tinham fugido dos limites da cidade e se juntar à Fumaça – o grupo que fugiu e sobrevive retirando sustento da natureza e ajudando uns aos outros. 

Claro que Tally achou tudo isso uma maluquice. Porque não acharia? Quem não queria ser perfeito? Claro que ela tentou convencer a amiga, mas em vão, teve que ver a partida de mais uma pessoa especial de sua vida, e dessa vez, sabia que ela não estaria a esperando em Nova Perfeição. A única coisa que Shay a entregou foi um bilhete cheio de códigos, para caso ela quisesse encontrá-la – códigos esses, que apenas Tally conseguiria entender.

Mas será que é tudo perfeito assim mesmo? Não, não é. E dentre todas as mensagens e críticas que o livro pode nos trazer a mais importante – no meu ponto de vista – é que mesmo que você se torne perfeita, sempre haverão consequências, e você precisa saber se está preparado, ou não, para enfrentar o que a vida lhe reserva.

Ao chegar o grande dia da mudança de Tally, seu mundo desaba ao ser chamada pelas “Circunstâncias Especiais” – pessoas que investigam os feios que fugiram, pretendem fugir ou fazem algo errado. Ela é chantageada à encontrar Shay e os outros custe o que custar, se não ficará feia para sempre.

E é a partir daí que a aventura e as grandes emoções começam. Tally, apesar das promessas que fez á amiga, precisa encontrá-los, mesmo que isso implique em uma traição. E ela parte em sua jornada rumo aos Esfumaçados.

Então, nossa protagonista os encontra e é nessa fase que começa o envolvimento. Novos laços de amizade e cumplicidade se formam. E Tally está achando impossível traí-los a cada dia que passa. Ela começa a descobrir coisas até então desconhecidas e tudo fica muito confuso.

Não vou me estender mais para não dar maiores spoilers, mas quero dizer que realmente vale a pena ler esse livro. E apesar de já ter lido algumas críticas negativas da obra, tenho que dizer que Feios me impressionou muito e eu adorei a narrativa do autor que me envolveu de uma maneira que só consegui largar o livro no final. Acho que li em umas quatro horas seguidas sem parar.


“Juntos vocês sofrem uma lavagem cerebral para acharem que são feios.” Pg.269


É uma leitura que envolve ficção, aventura, suspense e claro, romance – de uma forma nem um pouco convencional, mas muito empolgante. Com tantas reviravoltas, o final me deixou louca de vontade de ler a continuação, que espero ler em breve. Adorei esse livro e espero que você também tenha gostado ou, se não leu ainda...leia! Vale a pena e eu recomendo muito!


Classificação SEL: 5/5


5 comentários:

  1. Oie, eu li esse livro esses dias estou louca para continuar!

    Pq eu to curiosa, pra saber quem é o menino na capa junto a Thally (eu julgo que seja a Thally). Deve ser o David. Já pensou?

    De qualquer maneira é muito bom!

    Sua resenha ficou ótima!

    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irinia. Também estou ansiosa para ler a continuação. Também imagino que seja o David..bom - pelo menos eu espero que seja haha. Realmente, o livro é ótimo!
      Obrigada pelo comentário. Bjs.

      Excluir
  2. Eu cmprei há alguns meses o vira-vira de feios e perfeitos. Pretendo sim ler mês que vem (que já está aí!) Ele já passou pela minha lsita do mês uma vez, ams agora acho que vai.

    Não conheço ninguém que não tenha gostado ou pelo menos gostado da discussão por trás. E suas recomendações parecem excelentes.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Miga adorei sua resenha =)
    Já tenho esse livro a tempos, mas ainda não li pq estou tentando comprar os outros mas estão sempre tão caros, mas pretendo investir R$ no fim do ano, pq tô mega curiosa com essa coleção.

    ResponderExcluir
  4. Nossa... eu quero ler esse livro. Já estava na minha lista d leitura, mas depois de ler sua resenha fiquei ainda com mais vontade de ler.
    Se eu tivesse a oportunidade de passar por uma transfonação dessa... ahh.. como eu queria! Talvez eu ganhasse coragem para colocar uma foto do meu rosto nas redes sociais depois! rsrs..

    Quero ver como essa estória vai terminar... talvez eu aprenda algo que me ajuda a encara o espelho! rsrs...

    Tem post novo no meu blog:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    Passe por lá para ler e comentar!
    Desde já agradeço a visita!!

    Beijusss;

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo