5 de setembro de 2012

Resenha: O diário do Caçador - Ulisses Aguiar, Editora Novo Século

Informações do livro:
Título: O Diário do Caçador
Ficção Brasileira
Autor: Ulisses Aguiar
Editora: Novo Século
Página: 216
SKOOB 



Sinopse: Se for verdade que os melhores segredos se guardam por si mesmos, seria razoável pensar que existem, apenas, nos limites entre a realidade e a ficção. Silenciar o pensamento para melhor ouvir; fechar os olhos para enxergar; questionar para afirmar. Estes são os instrumentos do sábio que se atreve a desvendar as fronteiras de sua imaginação e de sua consciência, embora ciente de que jamais poderá encontrar algo que não existe; tal a beleza dos infinitos mares da mente. Percorrendo os quatro cantos do mundo, O Diário do Caçador remonta a uma tradição secular, pela qual homens e mulheres de notável saber transmitiam seus conhecimentos em manuscritos feitos a pena, inseridos em discretos cadernos de couro: os Diários. Este diário irá convidá-lo a desafiar limites e fronteiras em uma busca pelo papel fundamental que o ser humano desempenha para consigo mesmo, para com seu próximo e para com o planeta como um todo.



Resenha: O livro ‘O Diário do Caçador’, do autor Ulisses Aguiar, inicia nos apresentando que em um tempo muito distante da Era Cristã, após uma Grande Catástrofe, muitas terras estavam totalmente submersas, restando poucas porções de lugares habitáveis. Restaram poucos sobreviventes. 

Essas pessoas se dividiram e formaram grupos. A partir disso, tenho que destacar os Talhados, o aprendiz, o orientador, Ksenia, personagens muito importantes e que chamaram a minha atenção desde o começo. Nos deparamos com muitos outros personagens secundários e histórias que incrementam ainda mais o decorrer dos fatos.
                 
              
 “Talhado” é a forma de dizer que uma pessoa recebeu o que chamamos de “talho”, isto é, a capacidade de adquirir e a faculdade de desenvolver um dom, um talento especial que a apenas um grupo seleto de pessoas é confiado. São pessoas cuja integridade e nobreza de caráter não se refletem apenas em suas ações, mas, também, em seus corações e pensamentos. Pg 20


Dividido em três partes, o livro conta com capítulos bem curtos, e faz com que a leitura seja rápida e ágil. Nos faz entrar em uma grande e intrigante aventura, diferente com as quais estamos acostumados, eu diria, pois nos transporta para lugares inimagináveis, cenas super detalhadas e personagens muito bem construídos. 

A linguagem é de fácil entendimento, mas confesso que li esse livro com o dicionário do lado, sendo que algumas palavras não eram de meu conhecimento. Acabei a leitura com a sensação de conhecimento adquirido novas lições e muitas percepções. Nos faz entender a importância de tal ato, sendo que são momentos únicos, manifestações de nossas próprias experiências e conhecimentos, aliando a de outras pessoas.

Com uma narrativa peculiar e altamente inteligente e descritiva, a trama nos faz viajar em nossas mentes, diante dos conhecimentos transmitidos seus mais diversos conhecimentos, lembranças e memórias nos diários, por homens e mulheres.

“Confiadas aos tesouros da memória, cada palavra lida seria preservada de forma permanete.” Pg 151

Gostei muito dessa obra pois nos apresenta diversas emoções contidas nas páginas de um diário: sonhos, culturas, valores e princípios, é como se fizéssemos parte dessa história.
Quero parabenizar o autor pela obra intensa e inovadora, e pela oportunidade de poder conhecer essa trama tão a fundo. Recomendo à você que adora ler histórias que te fazem viajar com várias cenas de reflexões.

Classificação SEL: 4/5



10 comentários:

  1. Com grande alegria, ao terminar de ler a 1ª resenha publicada sobre a obra, faltaram-me formas de expressar - sequer por pensamento - os sentimentos de felicidade e de agradecimento que inundaram meus olhos por tão nobre apreciação à jóia mais bela de meu coração.

    Suas linhas significaram muito para mim.

    Muito obrigado pela maravilhosa resenha e, sobretudo, pelo privilégio de tê-la conhecido.

    - Ulisses Aguiar -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses eu que agradeço pela oportunidade de conhecer uma história tão especial. Foi muito bom te conhecer. Te desejo muito sucesso.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado pela curiosidade e pelo interesse em visitar o post para compartilhar seu comentário conosco, Alice.

      Caso tenha a oportunidade de ler o livro, ainda que um breve fragmento, espero que sua expectativa seja ainda melhor realçada. =)

      Excluir
  3. Gostei do título, mas acho que poderiam ter caprichado mais na capa!!!
    Pela sua resenha achei que o livro é interessante, adoro diários \o/
    Valeu pela dica, vc sempre nos mostrando novos autores e seus livros parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se uma planta fosse regada apenas pelo aspecto de sua semente, como imaginar a laranjeira poder germinar de algo pouco maior do que um grão de arroz?

      Fico feliz por ter expressado vontade em ler, e espero que se permita regar as sementes dessa laranjeira.
      =)

      Excluir
    2. Se uma planta fosse regada apenas pelo aspecto de sua semente, como imaginar a laranjeira poder germinar de algo pouco maior do que um grão de arroz?

      Fico feliz por ter expressado vontade em ler, e espero que se permita regar as sementes dessa laranjeira.
      =)

      Excluir
  4. Oi Fê, tudo bem? Eu adorei a história do livro, e tô louca pra conferir como é hehe.
    A sua resenha me deixou ainda mais instigada, acho que vai ser uma das próximas leituras.
    Beijos.
    Alana - Acompanhada pelos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! ^^
      Sua disposição é contagiante!
      Fiquei lisonjeado por seu comentário! Obrigado!
      Uma ótima leitura!

      Excluir
  5. Eu estou lendo o livro,não apenas porque vi e gostei,mas sim,porque assim gomo uma gestação,esperei para vê-lo nascer.
    Realmente a riqueza em detalhes e conhecimento,nos passa a sensação de aprendizagem,sem esquecer dos lugares para onde nós permite viajar.
    Estou gostando muito,é uma pena estar acabando :(
    Espero ansiosa pelo próximo lançamento!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo