15 de outubro de 2012

Resenha: Bestiário - Vários autores, Editora Ornitorrinco

Informações do livro:
Título: Bestiário
Autor: Alicia Azevedo, Ana Cristina Rodrigues, Ana Lúcia Merege, Daniel Folador Rossi, Leandro Reis, Rober Pinheiro
Editora: Ornitorrinco
Páginas: 136


Sinopse: Todo mundo sabe que o cão é o melhor amigo do homem e que vídeos de gatinhos engraçados são a sensação da Internet. Adoramos observar animais, em filmes, documentários, programas de Tv. Porém alguns são tão perigosos e fascinantes que só podem existir em outra dimensão. E é para o mundo da imaginação que este bestiário se volta, com seis histórias incríveis sobre seres que sempre quisermos conhecer. Junte-se aos autores nesse safári literário e esteja preparado.




Resenha: Bestiário é uma coletânea de seis contos, onde são descritos algumas criaturas mágicas, que povoam muitas histórias. São eles: o basilisco, a fênix, o grifo, o dragão, a mantícora e o unicórnio. Você deve ter notado que muitos desses personagens podem ser encontrados em vários livros né?! 

Esses animais mágicos que podem ou não ser perigosos, habitam a imaginação de muitas pessoas e esses contos nos fazem viajar por mundos distantes e lugares inimagináveis, onde é possível encontrar os unicórnios simbolizando a paz ou o ovo de um basilisco representando riquezas.

No começo, nos são apresentados referencias passadas de como funcionavam os bestiário, que nada mais eram definições de bestas (animais) perigosos e desconhecidos. Ainda hoje são realizados bestiários com ilustrações sobre animais, jogos baseados em fantasias e outras criaturas.

A primeira criatura que nos é apresentada é o basilisco, frequentemente encontrado em bestiários medievais. E quem não se lembra do basilisco de Harry Potter! Achei as observações e os detalhes muito interessantes. E o autor que fala a respeito é Robert Pinheiro.

Em seguida nos deparamos com um conto de suspense do autor, em referencia a esta criatura. E sucessivamente o livro nos remete a descrições e textos maravilhosos. O próximo a ser citado é o Dragão, uma das criaturas mitológicas mais conhecidas em todo o mundo.

Esse mini conto, divido em três capítulos, da autora Alícia Azevedo, me chamou muito a atenção, pelo fato de mostrar um dragão falante e ter um desfecho surpreendente. O terceiro conto é sobre a Fênix, e como suas próprias histórias já trazem um ar de mistério, esse texto de Daniel Folador Rossi nos faz entrar em uma aventura muito bem elaborada.

Em seguida, vemos o Grifo, que é um dos meus preferidos, por sua aparência majestosa e poderosa. Vocês lembram do Hipogrifo que aparece nos livros e filmes de HP? Pois é. Essa criatura, na idade média, já foi até mencionada como um ser divino e considerado um símbolo de duas naturezas de Cristo: a divina e a humana. Quem escreve esse conto é a Ana Cristina Rodrigues.

Em seguida, conhecemos a Mantícora (eu pelo menos, não a conhecia – ou não lembro de ter lido a respeito), e de acordo com o livro ela é uma das criaturas menos conhecidas, mas é a mais perigosa e assustadora. O autor Leandro Reis a descreve com o corpo de leão e uma cauda cheia de venenos, além de possuir uma cabeça humana e muitos dentes afiados.


“(...) Não é por acaso, seu nome significa comedor de homens.” Pg 93


Por fim, o leitor encontra a descrição do unicórnio, feita pela autora Ana Lúcia Merege. Sendo uma criatura tão conhecida e representada em vários brasões e escudos, pode-se ver que existem várias crenças e lendas ao redor desses personagens.

Bestiário tem uma leitura divertida e muito interessante. Sem falar que traz ilustrações de cada personagem citado, e confesso alguns não são como estamos acostumados. O mais legal de poder ler esse livro é conhecer a origem de cada criatura e conhecer contos incríveis.


Classificação SEL: 4/5

8 comentários:

  1. parece ser um livro bem legal
    eu nem conhecia ele.
    gostei da resenha

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros de contos, sempre digo isto lá no Blog, nunca tinha ouvido falar neste livro e nem na editora, adorei a dica, bem diferente!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  3. tm um selinho p vc lá no meu blog


    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê, tudo bem?
    Achei bem interessante o livro, eu com certeza gostaria de conhecer mais sobre essas criaturas. E as ilustrações devem ser show!
    Beijos,
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem interessante, fiquei com vontade de ler esse livro. Lembrei muito das criaturas magicas de HP!!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu, gente. O Bestiário está muito legal mesmo, e o melhor é que mais volumes da coleção vêm por aí. Aguardem!

    ResponderExcluir
  7. Este livro parece muito interessante, vou comprá-lo! Fui fascinada pela mitologia desde que eu era criança. Alguns dias atrás eu assisti Animais Fantásticos e Onde Habitam Filme Legendado e amei. ❤️ As criaturas que aparecem são de natureza diversa e muito impressionantes! A produção é excelente, se você gosta desses temas, é um fato que você vai adorar essa história!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo