31 de outubro de 2012

Resenha: Einstein, Picasso, Agatha e Chaplin - Regina Gonçalves, Editora Viajante do tempo

Informações do livro:
Título: Einstein, Picasso, Agatha e Chaplin
Como explicar a teoria da relatividade, cubismo, viagem no tempo e desmascarar um assassino
Autor: Regina Gonçalves
Editora: Viajante do tempo
Páginas: 292
SKOOB 




Sinopse: Caio Zip, o jovem viajante do tempo, surge na Paris de 1905. O início do século XX é uma época fervilhante de idéias e realizações, e o Universo está para ser contemplado de forma jamais vista. Na véspera de lançar ao papel a célebre fórmula E = mc2, Einstein desapareceu por vários dias. Onde estava? Nesta ficção, Einstein descansava por alguns dias em Paris antes de ser iluminado por sua revolucionária Teoria da Relatividade. Ao mesmo tempo, Picasso começava a pincelar suas idéias de romper com a perspectiva convencional. Acompanhe as descrições de lugares interessantes na Paris da belle époque, enquanto Santos Dumont realiza experiências com balões dirigíveis e a primeira tentativa com o 14-Bis, e o memorável diálogo entre Caio, Einstein, Picasso, Agatha, o poeta André Salmon e a patrocinadora do novato Picasso, Getrude Stein, no atelier do pintor espanhol sobre como arte, literatura, ciência, viagem no tempo e mistério estão entrelaçados. Ambos buscam o mesmo conceito: a relação espaço-tempo. Finalmente, o encontro da arte com ciência se realiza por meio da imaginação sem limites. Caio embrenha-se no nascimento da teoria da relatividade e da arte cubista e ainda vai solucionar um misterioso assassinato com a ajuda dos adolescentes Agatha Christie, com sua mente investigativa, e Charlie Chaplin, que dá o toque mágico a essa surpreendente ficção.



Resenha: Caio Zip – O Viajante do Tempo é uma série que explora a história mundial realizada por grandes homens e os seus feitos que só foram possíveis de acordo com muito estudo e força de vontade. O personagem viaja ao tempo para participar de grandes acontecimentos e consequentemente para aprender com cada experiência.

Esse livro me chamou a atenção pois trata a respeito da vida de pessoas conhecidas por sua inteligência e feitos extraordinários. São eles: Albert Einstein, Pablo Picasso, Agatha Christie e Charlie Chaplin. 

A narrativa é ágil e envolvente, sendo que os diálogos dos próprios personagens nos condizem a conhecer um pouco sobre muitos assuntos interessantes, incluindo a arte, matemática, teoria da relatividade e a investigação de um assassinato.

A trama inicia quando Caio está no ano de 1905, em Paris. Lá, este, testemunha um assassinato, e então ele foge e é quando conhece Agatha e Chaplin, então com dezesseis anos. Caio precisa de toda ajuda possível para desvendar o mistério que envolve este crime, para assim, poder solucioná-lo.


“Caio corria como um alucinado pelas ruas estreitas e escorregadias. O medo e as imagens do crime o perseguiam. As janelas escurecidas dos prédios o deixaram atormentado. Todas elas guardando aquela gente adormecida que nem em sonhos poderiam imaginar o drama que ele estava passando.” Pg. 21


O mais interessante nesse livro é poder observar o quanto a autora se empenhou em pesquisar a vida de cada uma dessas figuras históricas. Nas últimas páginas, também podemos conferir a biografia de cada um deles. 

A narrativa é focada em diálogos inteligentes e explicativos. Através deste livro, temos a oportunidade de conhecer teorias e debates acerca de suas teorias, de uma maneira totalmente envolvente e focada. Não é aquela história que se torna maçante ou repetitiva; pelo contrário, é possível conhecer melhor e entender os assuntos abordados de uma maneira ágil, focada e envolvente.

Todos os personagens são muito bem centrados e conservam a magia da leitura de uma maneira intrigante e intensa. Cada capítulo faz com que podemos adquirir novas informações de uma maneira tão descontraída, que de fato, te faz refletir nas palavras e querer saber mais sobre o assunto.

Quem dera se na escola ou em qualquer outra instituição de ensino, fossem utilizados esse tipo de leitura como método de aprendizagem. Garanto que os estudos poderiam ser bem mais produtivos e realizados com vontade máxima de aprender.

O livro é muito emocionante, pois é como se estivéssemos mesmo vivendo os grandes momentos da história, contada com tanta criatividade e admiração. Adoro as aventuras de Caio Zip.


Classificação SEL: 4/5


6 comentários:

  1. Confesso que fiz cara de "Que isso?" Porque tudo me pareceu uma mistura louca sem pé nem cabeça.
    Nãpo que eu achei ruim, fiquei com cara de "acho que não vai dar certo". Só que você disse que ficou bom.. E eu "será?"

    Não fiquei tão entusiasmada, mas anotarei porque estou curiosa para entender melhor tudo isso.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom eu fiz cara de que isso, apesar de vc falar que não é maçante, pelo que eu pude perceber é que será um pouco chata a leitura.

    Será legal conhecer um pouco mais, dos personagens, mas... não sei.

    Parbéns pela resenha!

    Blog Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Ah estou louca para ler esse livro.
    Uma dose dupla, melhor dizendo "quadrupla" de cultura. rsrs
    Eu achei a proposta do livro bem interessante, estou curiosa para conferir :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha desse livro, essa é a segunda que vejo e confesso que fiquei bem curiosa para ler esse livro, ele me parece bem interessante. E concordo com vc que as escolas deveriam trabalhar com livros assim que fascinam e aproximam os grandes nomes históricos das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a história é super original. Tenho certeza de que vou gostar muito da leitura deste livro, já que une tantas personalidades e fatos especiais de uma só vez. Confesso que não conhecia a autora, mas já vou buscar saber mais sobre ela. Obrigada pela dica. :D

    Beijos!

    Isabelle
    --
    http://www.blogmundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha flor!!! Mas... não é o tipo de livro que chama muito a minha atenção não, quem sabe um dia né?! =)
    Bjus

    Ju

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo