14 de outubro de 2012

Resenha: O Nome da Águia - Alexandre Lobão, Editora Novo Século


Informações do livro:
Título: O Nome da Águia
Autor: Alexandre Lobão
Editora: Novo Século
Páginas: 320





Sinopse: Oásis de Meribá, 3947 a.C Em uma das treze tribos que deram origem ao povo hebreu,nasce um conflito que se estenderá secretamente pelos próximos milênios, gerando guerras e deixando marcas profundas em nossa história. Berlim, 2012 d. Às vésperas das eleições americanas, um grupo de arqueólogos faz uma descoberta surpreendente em um bunker enterrado desde a segunda grande guerra. Uma descoberta que poderá transformar este conflito de bastidores-mais uma vez-em uma guerra declarada, mudando o futuro da humanidade.





Resenha: O Nome de Águia narra a descoberta feita por um grupo de arqueólogos em um burker enterrado desde a Segunda Grande Guerra. David, que faz parte deste grupo, pediu ao amigo Arthur Gomes Neville – professor e pesquisador da Universidade de Nova York para que viajasse ao seu encontro alegando ter uma grande surpresa e um segredo revelador a lhe mostrar.


Assim que Arthur chega de viagem e o amigo lhe conta as recentes descobertas ele fica muito surpreso e fascinado, sem saber realmente no que acreditar. O que realmente despertou a curiosidade de David diante de tais descobertas, e fez pedir que o professor viesse imediatamente, foi querer saber o que estava escrito em um pergaminho encontrado nas escavações. O texto estava escrito em hebraico antigo e assinado por ninguém menos que Hitler, inclusive apresentavam alguns tremores, característicos de sua assinatura no fim da guerra.


Porém, de principio, assim que o professor traduziu a inscrição no verso da foto, aquelas palavras não fizeram nenhum sentido. E David ficou desapontado, imaginando que ali, poderia encontrar alguma revelação.


Mas em seguida, os dois começaram a ligar alguns pontos do texto com referencias de guerra e tiveram algumas ideias. Existe um refúgio construído para Hitler, de seu aniversário de cinquenta anos, e que foi batizada de Adlerhorst – o “Ninho da Águia”. 

Com essa lembrança, os dois embarcam em mais uma viajem rumo a fortaleza, que atualmente é um museu. Talvez eles encontrem algo que lhe chamem a atenção. Enquanto isso, em outros capítulos em paralelo, acompanhamos a história de tempos passados revelados desde 3497 a.C até 1945 d. C.


O livro nos apresenta uma história tão reveladora e intensa incluindo fatos da era Cristã, Judaica e até mundial, e que de fato no final da trama, nos perguntamos o que pode ser real e o que é simples ficção. 

O caso é que nos envolvemos no decorrer dos acontecimentos e vemos um lado que não muda os acontecimentos, mas faz mudar os pensamentos e desencadear um grande conflito, podendo se tornar maior do que qualquer um espera. Agora é preciso solucionar esse enigma e impedir que uma Terceira Guerra Mundial venha a acontecer.


É também interessante destacar que nas últimas páginas,o autor apresenta-nos suas palavras finais e esclarecimentos acerca dos limites do real e do imaginário diante desta história. E melhor ainda é que cada pequeno detalhe descrito é baseado em fatos reais, e podemos perceber que foi realizada uma longa pesquisa. 

Eu adoro ler sobre essas histórias e gostei muito da narrativa e da maneira como o autor soube intercalar os fatos com a realidade, fazendo com que os próprios leitores conseguissem vivenciar as mínimas emoções dos personagens.



Classificação SeL: 4/5


3 comentários:

  1. Nossa amiga que resenha fantástica, fiquei mega curiosa porque teve uma época da minha vida que pensei em fazer antropologia e fiz um curso de extensão na universidade sobre arqueologia e vi como é interessante o assunto, então o livro me pareceu fantástico. Parabéns pelos achados e dicas que vocês sempre dá!!!

    ResponderExcluir
  2. Oii estou te seguindo já.. para participar do sorteio dos livros
    Gisele Senna
    g.brzezinski@hotmail.com

    Boa Semana..

    ResponderExcluir
  3. Salve, Fernanda! Obrigado pela bela resenha, vou divulgar lá no meu blog também!
    []s!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo