17 de outubro de 2012

Resenha: Para Sempre Ana - Sergio Carmach, Editora Caravansarai

Informações do livro:
Título: Para Sempre Ana
Autor: Sergio Carmach
Editora: Caravansarai
Páginas: 271



Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.



Resenha: Para Sempre Ana nos apresenta uma trama repleta de mistérios e muitos detalhes curiosos. É uma leitura dinâmica e surpreendente, pois a cada capítulo nos deparamos com algo imprevisível. No começo achei a trama um pouco confusa e meio perdida, pelo fato do autor intercalar passado e presente para nos apresentar três momentos distintos, três gerações de uma família, porém quando entrei no clima da leitura, entendi o quanto essas partes foram extremamente importantes para nosso entendimento e o desenrolar da história.

O livro se inicia no distrito denominado como Três Luzes, lugar envolto de crenças populares e misticismo. E é nesse ambiente que conhecemos a família Rigotti, protagonistas do enredo. Um dos integrantes da família, o jovem Caio, retorna a Três Luzes justamente para reencontrar sua mãe Ana, que se encontra desaparecida. 

E é por meio dessa sequência, que viajamos ao passado para saber todos os detalhes do desaparecimento e outros fatos a serem analisados. Mas com a apresentação da história, inevitavelmente começamos a nos questionar se isso realmente aconteceu, como que tal situação chegou a esse ponto. Ou seja é um enredo que nos deixa muito curiosos diante de tanto mistério e casos mal resolvidos.

Dentre tantos outros personagens, também somos apresentados a Nestor, sua esposa Márcia e o filho Carlos, além de saber mais sobre a vida da própria Ana, atentos a narrativa de sua personalidade impetuosa e intensa, sob o ângulo de diversos enredos e situações totalmente realistas aos olhos dos leitores. 

Todos os personagens são muito bem descritos ao ponto de podermos conferir todas as suas ações e reações com maior precisão. E o incrível nessa história é que para encaixar as peças desse ‘quebra cabeça’ é necessário ficar atento aos pequenos detalhes. 

É uma trama emocionante, que ultrapassa emoções temporais e carrega sentimentos fortes e intercalados de fé, amor e perdão. O autor, além de nos passar uma história primorosa, nos atenta para reflexões em nossa própria convivência: questões como valores e escolhas que fazemos ao longo de nossa vida.


“É certo não deixar nossos sonhos se converterem em ilusões, mas também não devemos abandoná-los ao sabor da maré. Ao contrário, é necessário apontar-lhes o rumo em direção a destinos firmes e reais, ainda que tal travessia seja repleta de tempestades.” Pg. 310


Classificação SEL: 4/5


5 comentários:

  1. Oi querida.
    Adorei a resenha.
    Eu já tinha lido alguma coisa desse livro por ai, mas não tinha parado para ler uma resenha ainda.
    Eu achei a história bem interessante. Já adicionei na listinha de desejados rs
    Amei os quotes :3
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu te falo é o melhor livro nacional que li em 2012, por enquanto está no topo da minha lista de 10 de 2012 :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê
    Fiquei curiosa sobre o livro diante da sua excelente resenha.
    Não tinha ouvido falar nada dele, mas com certeza vai para os desejados!
    Parabéns pelo belo post!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar nesse livro, mas não sabia bem do que se tratava. Achei interessante, a pouco terminei de ler o livro Lago dos sonhos da editora arqueiro e achei o máximo essa questão de falar da vida de nossos antepassados e a influencia de suas escolhas para nossa vida e pelo que li em sua resenha esse livro tem um pouco disso né???? Deve ser legal, parabéns pela resenha!!!,

    ResponderExcluir
  5. Seguindo e Curtido!
    Retribui?

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo