10 de outubro de 2012

Resenha: Querer sem Medida - Gilmar Marcílio, Editora Belas Letras

Informações do livro:
Título: Querer Sem Medida
Autor: Gilmar Marcílio
Editora: Belas Letras
Páginas: 160

Sinopse: Para quem tem sensibilidade, tudo tem o que contar. Lugares, pessoas, animais. A intensidade do olhar de um cão, a leveza das manhãs de domingo, o aprendizado com as perdas que a vida impõe, ou simplesmente o silêncio – tudo se transforma em poesia nestas histórias que se desenrolam junto com a sensação de que são as pequenas coisas que nos fazem querer sem medida. Que nos fazem querer viver, pois nossa única certeza é que estamos todos a serviço da transitoriedade – os grandes e os pequenos. Nesta edição revista e ampliada do livro de estreia do filósofo e escritor Gilmar Marcílio – publicado originalmente em 2005 com o título de Frutos Ardentes – a memória, a filosofia e a crônica são a matéria-prima para fazer o leitor refletir e se emocionar a cada página.




Resenha: Querer sem medida é um livro que me encantou de várias maneiras. O livro do autor Gilmar Marcílio nos faz viajar em um mundo de cinquenta e três crônicas sensacionais e muito bem escritas. Por ser um livro bem fininho e apresentar capítulos curtos, tem uma leitura super ágil e reflexiva. E nos faz pensar profundamente sobre os mais variados assuntos e por esse motivo torna-se uma leitura intensa e envolvente.

Geralmente nos aprofundamos e gostamos tanto das leituras que abordam temas que nos mostram a realidade e verdades porque nos tocam profundamente, e é isso que nos aproxima a realidade e consequentemente nos identificamos.

Não tem uma crônica que eu não tenha admirado e gostado em Querer sem Medida, porém vou citar apenas algumas para não me estender muito. Ainda não falei o quanto acho a capa desse livro linda (e que o cachorrinho dá capa me conquistou de cara), então a primeira crônica que vou citar se chama “O olhar dos cães”. E representa tudo que eu sinto pelos animais, e pelos cães em específico. É um texto tão envolvente e bonito, que só você lendo para saber realmente do que eu estou me referindo.

Também gostei muito da crônica “Seja simples” que nos faz sentir e ver com outros olhos a simplicidade e magnitude de toda a vida que nos cerca, e das mais variadas situações. Nos passa a única certeza do quanto é preciso aproveitar a nossa vida ao máximo, aproveitar o dia e as oportunidade que nos cercam. Simples assim. “Amores da amizade” nos passa a valiosa sensação de que amigos são necessários. E é claro que sabemos disso, mas será que damos valor ao nosso círculo de amigos.

Enfim, o que eu quero dizer é que todos os textos expressos na obra, me passaram a sensação de complemento e união. Valores expressos nas mais belas palavras e que nos dão a chance de repensar nossas atitudes e a maneira como vivemos. Adorei essa leitura, por ser tão agradável e acolhedora, além de passar inúmeras sensações e pensamentos bons.


“Repare: poucas pessoas causam mais espanto do que você dizer que está muito feliz, acha a vida muito interessante, etc., etc. Isso porque treinamos nossos olhos e cérebros para sempre ver o pior lado de tudo, o mais sombrio, O sol é sempre excessivo, a chuva atrapalha, alguma parte do corpo está doendo. Enquanto isso...
Enquanto isso, perdemos a possibilidade de atribuir o significado real que há em cada circunstância, em cada pessoa.” Pg. 134


Classificação SEL: 4/5


3 comentários:

  1. Parece ser bem interessante, fiquei super com vontade de comprar e dar de presente pra mamãe :)

    ResponderExcluir
  2. Oi querida.
    Adorei a resenha e as citações *-*
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei a história.
    Essa é mais uma prova do talento nacional.
    Já adicionei na listinha :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa e achei a capa linda \o/
    Parabéns por mais uma resenha!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo