3 de novembro de 2012

Resenha: O Rosto que Precede o Sonho - @mauriciogomyde - Editora Porto 71

Informações do livro:
Título: O Rosto que Precede o Sonho
Ficção Brasileira
Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 176


Sinopse: Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...





Resenha: Nunca havia lido nenhuma obra do autor Mauricio Gomyde, e estava ansiosa para começar a ler este livro. Com uma leitura ágil e uma diagramação excelente, O rosto que Precede o Sonho me encantou do inicio ao fim, e é uma leitura que te prende facilmente. 

A narrativa é tão emocionante e envolvente que faz com que tenhamos a vívida sensação de estarmos cada vez mais próximos aos personagens. Tudo parece ser tão natural e real, e essa é uma das várias características que precisam ser destacadas, em um instigante trabalho incrível.

Na história, conhecemos Tomas Venturi, que tem uma vida tranquila, e aos 32 anos de idade, escolheu viver em um veleiro oceânico, que flutuava sobre o lago de Brasília, ancorada na Marina Norte, e trabalhava como compositor.

O caso é que Tomas era muito sensível e acredita fielmente em sinais. Ele acha que recebeu vários, no dia em que houve um trágico acidente, em que seus pais vieram a falecer. E se culpa por não ter dado a devida atenção aos tais sinais. Será que ele poderia ter evitado o que aconteceu? A partir disso, ele se tornou um homem muito solitário, a espreita de novos sinais, e que ele consiga intervir se algo de ruim acontecer novamente.



“No dia em que Tomas Ventura recebeu o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, a proposta de trabalho da sua vida, ele decidiu dizer “não”...”. Pg.11


O livro tem um toque bem humorado e romântico, o que o torna, a cada página, mais cativante ainda. Quando ele acha que recebeu um sinal, embarca numa linda história de amor com Aurora, que o conquistou com um simples olhar. 

Depois de sofrer várias decepções incluindo uma traição de sua ex namorada Helena, e outros problemas, Tomas está decidido a conhecer mais a menina dos olhos cor de mel, como ele mesmo a denomina.


“Há muito tempo Tomas não ficava daquele jeito, como o adolescente que se prepara dias para a festa do final de semana em que encontrará o primeiro amor. Ele contou as horas para a sexta seguinte, o dia em que a menina dos olhos cor de mel tinha dito que voltaria ao sebo. Foi só nela em que conseguiu pensar.” Pg. 49


Aurora era fotógrafa da National Geographic, tinha gostos parecidos com o de Tomas, e aos poucos o clima de romance toma conta do casal. Por esse motivo, ele resolve aceitar um novo emprego e se submeter a tudo que possa surgir de imprevistos no caminho. 

A própria escrita de Mauricio é como se nos passasse uma melodia doce, que nunca queremos que tenha fim. Nos mais diversos detalhes, é possível perceber o quanto há uma ligação e interação muito forte entre a história x leitores. 

Por esse lado, nós ‘leitores” refletimos o fato da importância dos momentos em nossa vida tão curta, e mesmo que cada momento tenha uma duração curta, o que devemos saber e levar em consideração é agradecer pelo motivo de ter acontecido de verdade. 

O livro tem um final marcante, e confesso que fiquei muito emocionante com o desfecho. Tão surpreendente e com seu próprio drama, O Rosto que Precede o Sonho nos apresenta um belo cenário e uma digna história de encontros perfeitos, amor, conquista e um segredo que nos é revelado logo nas últimas páginas.


"E, mais uma vez como tantas nas últimas semanas, foi o rosto dela que precedeu seu sonho."
P.93


Classificação SEL: 4/5


15 comentários:

  1. Oi ;)

    Parabéns pela resenha! Muito boa.
    Já havia visto resenhas deste livro em outros blog, e elas eram bem positivas e aqui não é diferente!

    Beijos :*
    Natalia - ELL
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei muito, além de perceber que o autor se inspirou em varias coisas da sua vida para criar sua história, muito legal. Parabéns pela resenha. Já li o livro O mundo de vidro do autor e bem legal!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, escolhi seu blog para ganhar um selinho. Passa no meu e pega: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
    bjs

    Joyce

    ResponderExcluir
  4. gostei da resenha
    eu estou aim de ler esse livro, mas ainda nao tive tempo sabe

    ResponderExcluir
  5. Eu já li O Mundo de vidro e Ainda não te disse nada e ameis os dois, o Mauricio escreve com maestria e magia, o próximo livro que vou ler será o Rosto que precede o sonho que está aqui do lado da minha cama esperando a sua vez ;)
    Parabéns pela resenha.

    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra ler esse livro!
    Além de escrever bem o Mauricio é tão simpático né haha acho tão legal isso de comprarmos livros dele, e ele assinar *-*

    Me visita lá também, comecei agora:
    http://artesanatoelivros.blogspot.com

    Um belo dia pra vc

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas só de ler a sua resenha, fiquei morrendo de vontade de lê-lo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. To com mta vontsde de ler esse livro, ainda mais por ser de autoria so Mauricio Gomyde, ele eh um otimo escritor!

    ResponderExcluir
  9. Acho que eu me interessaria mais se focasse nos 'sinais' que ele recebe, e não tivesse um romance. Mas exceto isso, gostei da apresentação que você fez.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia esse autor e me apaixonei pela história do livro. sua resenha, como sempre, está espetacular. Vou marcar esse livro na minha lista de livros para ler.

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita curiosidade em conhecer mauricio gomyde... é sempre muito bem comentado!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece lindo ... eu quero !!

    ResponderExcluir
  13. Amei a história!
    Amei a capa!
    Já esta na minha lista.

    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Da primeira vez que eu me interessei nesse livro foi eu ia dá ele ao meu namorado, depois eu queria ele pra mim.
    Enfim, parece um livro ótimo e com uma grande lição de vida!
    Já comprei até um exemplar para mim, só não tenho previsão de leitura, são tantos livros para ler... kkkk
    Pena que o livro é fininho.
    Gostei bastante da resenha. Beijoos :*
    - Gabriella Suzart

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo