2 de novembro de 2012

Resenha: Um Futuro Perfeito - Rodrigo Bertozzi, Editora Juruá

Informações do livro:
Título: Um Futuro Perfeito
Autor: Rodrigo Bertozzi
Editora: Juruá
Páginas: 166
Sinopse: Henry Fuller era um homem que pensava estar seguro em seus segredos mais íntimos, um pastor exemplar em sua comunidade com a memória fragmentada, construindo o enigma que compõe sua vida. O assassinato de uma garota o leva para um pesadelo e loucura na tentativa de encontrar a redenção. Em sua fuga, cruza com um homem perigoso que lhe indica a localização de uma mulher enterrada viva, o que, para ele seria a oportunidade perfeita para quitar sua dívida com Deus: uma vida pela outra. Mas, inesperadamente descobre ser o objeto de uma experiência que irá revolucionar o mundo: a possibilidade de deter o envelhecimento humano. Este é o ponto de partida para uma viagem psicológica pelos cantos mais obscuros da mente: desejos destruídos, traições e uma trama extraordinária. Sim, existe outro mundo, mais inóspito, secreto, do isolamento satírico, da insônia perpétua que envolve a psique humana. Venha vivenciá-lo em Um Futuro Perfeito. Do mesmo autor de Depois da Tempestade, O Senhor do Castelo e O Despertar.




Resenha: Um Futuro perfeito é um livro que tem uma narrativa ágil, com capítulos curtos e possui uma história vivenciada diante de crises de existencialismo, diante de pensamentos obscuros e enigmáticos.
Henry é um pastor misterioso, que precisa encontrar alguma solução para seus dilemas e angustias. O livro concentra a mistura entre religião, suspense e aventura.


“Henry queria ser o sol, mas era a lua. Queria ser a luz, mas era o buraco negro. Queria ser a árvore frondosa, mas era o fungo. O corpo dele urrava através das cãibras, dos olhos imersos na sofreguidão, da magreza nervosa e da brancura das coxas. Sozinho no silêncio tinha a perfeita noção de ter falhado, enganando-se com o valor que julgava possuir.” Pg.19.


O livro nos apresenta uma história intensa de um homem que se tornou atormentado por seus próprios demônios. Crises e dilemas que só aumentavam sua loucura, e por fim sempre que tentava dar um jeito em sua vida piorava cada vez mais. 

Depois de cometer um assassinato, Henry encontrou um homem que lhe deu instruções de onde poderia estar enterrada viva, uma pessoa. Ele então, correu contra o tempo, para tentar salvar a moça. Por fim, conseguiu salvá-la. Seu nome era Jamie. Mas por incrível que pareça, depois disso as coisas começam a piorar mais e mais.


“E, então, o pastor começou a correr por sua vida, pelo perdão de Deus e pela salvação da própria alma.” Pg. 26


De início, achei o livro meio corrido e um pouco confuso, mas no decorrer da história é claramente possível observar todas as mensagens e reflexões que o autor quis nos passar. Um Futuro Perfeito é uma história de sentimentos confundidos, de loucuras, vingança, cobiça e culpa. 

Por ser um livro pequeno, não quero expressar maiores informações para não parecer spoiler, mas digo que a história vale a pena de ser lida, diante de tantas afirmações e discussões, e além disso entender toda a sua essência  Henry precisou ser testado para chegar no seus limites e saber do que seria ou não capaz. E tudo isso tem um propósito maior...

Classificação SEL: 3/5


Um comentário:

  1. Bem diferente esse livro, ele me pareceu bem tenso.
    Parabéns pela resenha querida. Bjos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo