19 de dezembro de 2012

Autor em Destaque: Adriana Igrejas


Quem é Adriana?

Com a palavra, a escritora:

 Quando eu tinha oito anos comecei a escrever. Nada elaborado é claro. Comecei escrevendo poeminhas, na verdade versinhos que só tinham rima, pois eu desconhecia métrica ou quaisquer outros recursos. Mas logo vi que a poesia não era para mim, embora tenha chegado a ter a alcunha de poetisa da turma na quarta-série. Contar histórias sempre foi o que me dava prazer. Eu escrevia escondida por vergonha. Mas cheguei a mostrar algumas histórias para as minha amigas inseparáveis da época, entre a sexta e a sétima séries. Até colocava o nome delas nas histórias. Depois, os estudos me levaram a uma direção diferente e fiquei sem escrever por um tempo.

     Voltei a escrever quando comecei a fazer Letras, mas continuei a guardar tudo sem coragem para publicar. Participei de vários concursos literários sem nunca ganhar nada e o desânimo tomou conta. Mas em 2001, meu trabalho foi selecionado para integrar um livro "Devemos ver com os olhos livres", resultante de um concurso de Redação para professores promovido pela Folha Dirigida em parceria com a Academia Brasileira de Letras. Isso me deu ânimo e motivação para continuar escrevendo. Finalmente alguém além de minha mãe reconhecia que eu escrevia bem.
      Em 2006, após voltar a ser uma leitora ávida, e tendo lido muitos livros atuais que julguei ruins, resolvi finalmente escrever um romance. Ao ler livros que considerei horríveis cujos títulos e autores prefiro não mencionar por questões éticas, percebi que o que eu escrevo não era ruim afinal... eu podia fazer melhor que aquilo! Então iniciei o processo de colocar no papel uma das histórias que rondavam a minha mente há pelo menos uns vinte anos... Levei três anos e meio para terminar, ou seja, terminei o romance em fevereiro de 2010.
     Ainda no ano de  2010, tive outro reconhecimento:  Meu conto 
"A parte perfeita" foi selecionado com menção honrosa e integrou o livro resultante do 14o Concurso Literário do Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro, que teve sua cerimônia no dia 21 de outubro de 2010.
     Em 2011 fui à Bienal do Rio pela primeira vez como autora do conto "A cara do Rio de Janeiro" publicado na antologia Palavra Maravilhosa pela Editora Litteris.
     Ainda em 2011, tornei-me definitivamente uma escritora ao publicar pela Letra Capital um livro só meu, o romance A fórmula da vida, em 27 de novembro. Foi uma grande vitória e realização de um sonho. Não foi nada fácil. Mas hoje posso realmente me considerar uma escritora.
     Em março de 2012 tive a honra de tomar posse na ALAM,Academia de Letras e Artes de Mesquita, minha cidade. Então passei a ser também acadêmica.
     Meu romance tem agradado a pessoas entre quinze e oitenta anos, homens e mulheres. É uma grande satisfação, saber que as pessoas estão gostando do meu trabalho... Ele já foi inclusive adotado por uma escola como leitura paradidática, embora não tenha o perfil de um livro infanto-juvenil de maneira alguma, mas agrada muito aos leitores jovens e adolescentes.
     Atualmente, tenho participado de quantos eventos literário eu possa em escolas, livrarias, feiras de livros etc. Ano que vem estarei na Bienal do Rio e o que mais pintar por aí.

     Um beijo carinhoso,

      Adriana Igrejas.


Conheçam seu livro:


Sinopse - A Fórmula Da Vida

O que é a vida? Qual a melhor forma de se viver? Pode alguém que perdeu tudo que era importante em sua vida ainda ser feliz? Ainda há esperança mesmo para quem viveu dor, violência, solidão?  Para quem se deixou levar pelo caminho do mal? Na jornada pela fórmula da vida, o leitor vai experimentar muita ação, tramas, drama, conflitos existenciais e romance.
     Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval faz justiça com suas próprias mãos, mas paga um preço alto por isso.  A jovem Catarina atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas.
    Quando Catarina se vê novamente acusada de um crime, foge e assume a identidade de um colega. Refugiando-se em uma fazenda, usando o nome do colega e em seu emprego, ela conhece a família Fragoso e outras pessoas simples que vão fazendo com que aos poucos ela seja uma pessoa melhor. Descobre o amor que julgou não existir e se vê envolvida de tal forma, que o momento de sua partida para enfrentar seu destino se torna muito mais difícil do que julgara.
     Ao voltar para sua cidade, ela vai ao encontro de uma cilada fatal e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade.
     A fórmula da vida é um livro para todos os gostos. Tem um pouquinho de tudo em uma história cheia de reviravoltas e com personagens marcantes e apaixonantes, dentro de uma narrativa dinâmica e moderna.

5 comentários:

  1. gente que tenso, eu nem conhecia ela xp
    legal conhecer autores brasileiro ^^

    ResponderExcluir
  2. Feliz de estar aqui... Obrigada, Segredos em livros.

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias que mesclam um pouquinho de cada estilo literário, que vai do romance ao suspense....adorei o título e a capa do livro e a autora deve mesmo ser muito talentosa com tantos títulos conquistados.
    Adoraria ler este livro, aguardo sua resenha.

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer essa nova autora, além disso o formato de texto foi ótimo pq geralmente apresentamos novos autores vim entrevista. Que trajetória a dela, desejo sucesso a ela e o livro parece. Ser bem interessante.
    Bjos miga e parabéns por mais uma bela parceria.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo