30 de janeiro de 2013

RESENHA: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons, Editora Novo Conceito

Informações do livro:
Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Título original: Prayers and Lies
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
SKOOB | GOODREADS




Sinopse: Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.



Resenha: Sabe aquele lugar que todos se conhecem e a maioria são parentes ou algo mais? Esse é caso de West Virginia, local onde a trama de Preces e Mentiras é apresentada. Narrada por Bethany, uma garota que encontrou uma verdadeira amizade aos 7 anos, Reana Mae é, além de amiga, também sua prima.  No começo da história conhecemos vários personagens que vivem neste lugar, que parece ser bem tranqüilo, porém no decorrer das circunstancias, percebemos que há bem mais por trás de cada rosto amigável e famílias unidas.


“Sorri de volta para ela. Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única.” Pg. 17-18


A relação entre Bethany e Reane é muito bonita, pois as duas tem uma ligação muito forte uma com a outra. Juntas, encontraram o fim da solidão e a cada dia que passavam ficavam mais unidas e fortes, quase como se fossem irmãs. Mesmo que se distanciem, elas mantém contato através de cartas, que nos mostram as mudanças que ambas vem passando através do tempo. 

E o mais interessante é que pelo fato da narradora ser justamente a Bethany, faz com que a trama fique mais envolvente e emocionante. Faz com que o leitor possa entender perfeitamente todos os fatos que ocorrem com detalhes e maior intensidade. E um dos tantos problemas é que a família de Bethany e Reane são o oposto uma da outra. Enquanto os pais de Reane são falados pela comunidade, os de Bethany são de costume religioso, conservadores e altamente tradicionais. 

Bethany tinha três irmãs, sendo que Melinda e Nancy eram mais distantes, porém a mais problemática era Tracy, uma menina sem escrúpulos, maldosa e dissimulada. Tracy apresenta ser um grande problema e logo se interligará a outros fatos, que na minha opinião foram umas das cenas mais intensas e comoventes.


“Amanhã, eu iria para West Virginia com minha mãe...só nós duas, e no meio do ano letivo. Quando é que aquelas surpresas acabariam?” Pg. 83


Reane, sendo a personagem principal, é uma menina sem ambições e grandes sonhos. Sei pai é ausente e sua mãe, vista como uma pessoa extremamente vulgar está se perdendo a cada dia que passa na bebida. 

Quando Caleb, irmão de Bobby Lee – pai de Reane – vai morar com eles as coisas começam a mudar drasticamente. Ninguém gostava dele, a não ser Reane, que sempre ficava ao lado do tio, independente do que acontecesse.

Reane começa a ter vários problemas, e Bethany não compreende como essa situação pôde chegar a este ponto.  Então, algo vem a tona surpreendendo a todos e causando muitas reviravoltas na vida de todos ao redor.

Preces e Mentiras nos mostra uma trama emocionante e muito surpreendente em vários aspectos. Não imaginava que a história fosse tão carregada de dramas familiares, surpresas e casos polêmicos. 

No começo fiquei um pouco confusa diante de tantos personagens que nos foram apresentados, porém ao longo da narrativa todos vão se encaixando. No final, fiquei com aquela sensação de que nem sempre as coisas acontecem como planejado, e Preces e Mentiras é um exemplo do quanto a vida pode nos pregar peças reveladoras. É um livro que nos faz refletir sobre mentiras, segredos e sentimentos seja entre amigos, amores e família.

“Eu não podia protegê-la de Tracy ou das coisas horríveis que as pessoas diziam dela. Não podia protegê-la da dor de esperar dia após dia por um amante que jamais viria. Não podia protegê-la de sua solidão nem de sua raiva. Eu podia apenas amá-la, como sempre, e rezar para que aquilo fosse suficiente.” Pg. 234

Classificação SEL: 4/5

Book Trailer:



7 comentários:

  1. Eu tb li este livro e ADOREI!
    Abraço!
    Andrea.
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse e gostei bastante, mas teve alguns pontos que fiquei com raiva. rsrs

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, o livro parece ser ótimo e já está na minha lista de futuras leituras.

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu não li o livro, mas pela sua resenha eu gostaria de ler...até pq vc colocou que nos faz refletir e eu gosto disso.

    Beijos


    P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2013/01/sorteio.html

    ResponderExcluir
  5. É sempre ruim quando nós começamos a ler um livro e ficamos confusos com os personagens, mas que bom que ao longo da história els vão se desenvolvendo, entrou para lista de leituras para 2013.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amiga que mega resenha!!! mas ficou legal, o livro me pareceu legal mas não chamou muito minha atenção!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gosto da capa desse livro, acho muita delicada. Já li algumas resenhas e todas muitas positivas, é bom ver histórias com contextos diferentes do que anda normalmente por aí.
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo