19 de janeiro de 2013

Resenha: A Sabedoria do Condado - Noble Smith, Editora Novo Conceito

Informações do livro:
Título: A Sabedoria do Condado
Título original: The Wisdom of the Shire: A Short Guide to a Long and Happy Life
Autor: Noble Smith
Editora: Novo Conceito
Páginas: 176
SKOOB | GOODREADS 



Sinopse: Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? "A Sabedoria do Condado" tem a resposta para essas perguntas.



Resenha: "A Sabedoria do Condado" explora todo o mundo que Tolkien criou e consegue ainda fazer uma analise critica de tudo que gira ao redor desse meio. O livro é incrível e o autor parece conhecer mais sobre os hobbits do que o próprio Tolkien. É um livro de autoajuda totalmente envolvente e cativante. 

Nesta obra aprendemos mais sobre a vida e rotina desses seres tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos com a gente. Baseados neles, somos apresentados a várias maneiras e métodos para viver feliz e saudáveis no ambiente em que vivemos. 

Acredito que mesmo que você não tenha lido nenhum livro da série O Senhor dos Anéis, não será problema ler antes A Sabedoria do Condado, apesar de que o autor cita várias cenas dos livros e há muitos spoilers (ai depende de você querer ler antes ou depois de Senhor dos Anéis e O Hobbit). 

Acredito que o autor soube explicar com clareza toda a história, ajudando a quem não conhece nada sobre as obras de Tolkien. Porém se você já leu, é uma ótima maneira para relembrar a história, os personagens, as cenas e os pontos principais, além de que estará conhecendo a fundo sobre os hobbits e os outros seres, claro.


“A SABEDORIA DO CONDADO NOS DIZ...

‘Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo para voltarmos para casa!”Pg. 24


Esse kit da Novo Conceito foi um dos que mais gostei até agora, pois recebi junto ao livro um lindo colar, que também pode ser broche, de Folha de Lórien. Realmente muito bonito. Olha a foto ai embaixo:



“Todos nós temos alguém que faz parte de nossas vidas e que não suportamos. Talvez seja um parente que nos leva à loucura, ou um chefe que parece querer sugar nossa alma, ou um professor. Pode ser até mesmo um cônjuge, ou um filho, ou um animal de estimação que nos leva ao desespero. Eles são mestres em irritação. Isso é ter seu Gollum particular.” Pg. 33

Por falar de personagens de um livro famoso e super conhecido, achei a leitura extremamente fácil e me senti envolvida pelo enredo. Vale destacar também que o livro é muito bem explicativo e sugestivo. 

Por exemplo, nos rodapés das páginas podemos encontrar notas adicionais que explicam determinadas palavras, frases, atitudes e afins. Ao final do capítulo também somos apresentados a lições; o que eu achei que seria como um resumo dos próprios capítulos. Mas principalmente, servem como conselhos, dicas e recomendações para seguirmos em nossa própria vida.


“Hobbits adoram caminhar. Eles andam de uma extremidade a outra do Condado para colher maças de uma árvore particularmente boa ou para beber uma excelente cerveja. É ótimo eles terem nascido com pés perfeitos para caminhadas – grandes, com solas semelhantes a couro e cobertos por pelos protetores – pois os heróicos Pequenos acabam andando milhares de quilômetros em suas várias viagens pela Terra-média.” Pg. 97


O livro é muito bem definido, e é notável o quanto o autor se empenhou e pesquisou a fundo sobre o assunto. No final, também há um teste para sabermos se somos mais parecidos com hobbits ou orcs  (teste do Hobbit), que por sinal, achei muito interessante e inovador. 

Enfim, além de diversas dicas, você pode até aprender como fazer um jardim de hobbits. Ou quem sabe uma receita de sopa de cerveja? Pois é, o mais legal desse livro é que além de ser bem explicativo também é interativo ao ponto de fazer você querer saber cada vez mais sobre o tema.

Classificação SEL: 5/5

Confira o Book Trailer:



6 comentários:

  1. Adorei esse colar! Quero pra mim ><
    Eu li O Hobbit e, confesso que, achei a leitura muito maçante. Demorei uma vida pra terminar.
    Mas, apesar dos pesares, curti muito A Sabedoria do Condado.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Achei esse livro muito interessante! Após ler sua resenha, senti mais vontade de lê-lo. Deve ser muito explicativo e um ótimo guia para sabermos mais sobre os hobbitis :-D
    Parabéns pelo blog! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. muuuito lindo esse kit da novo conceito. Amei,amei,amei!!!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser legal
    Mas não fiquei com vontade de ler
    Acho que não faz meu tipo

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê! O livro aparenta ser bem divertido mesmo. Gostaria de entrar no mundo dos hobbits, e no teste, qual foi o seu resultado? hehe.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, então no teste o resultado foi os hobbits hehehe. Realmente é um livro super divertido. Bjs.

      Excluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo