26 de fevereiro de 2013

Resenha: Sereia - Tricia Rayburn, Editora Verus

Informações do livro:
Título: Sereia
Título original: Siren (Siren #1)
Autor: Tricia Rayburn
Editora: Verus
Páginas: 308
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.



Resenha “Sereia” nos apresenta uma história intrigante e reveladora. Ao mesmo tempo nos passa um ar de suspense na trama, do início ao fim. Todo esse conjunto se mistura com muita fantasia e romance, e nos passa além de uma história mística sobre sereias, lições a respeito de dramas familiares, coragem, e muita superação.

Nesta trama, conhecemos logo no começo, a ligação forte entre duas irmãs: Vanessa e Justine. Enquanto Justine aparentava ser uma pessoa forte, segura e independente, Vanessa se mostrava o oposto e se mantinha agarrada a irmã de um modo único. 

Era a irmã que conseguia suavizar seus medos e inseguranças e ela sempre achou que a conhecia mais do que todos. Na verdade, achei isso um pouco demais na trama. Vanessa tinha medo de tudo mesmo e pelo que parece, todos achavam isso muito normal, inclusive Justine que adorava cuidar dela. Mas será que Vanessa conhecia tão bem a irmã? Todos tem um segredo a esconder ou a ser revelado e com Justine não era diferente. Até que o pior acontece...


“Tudo bem, eu disse a mim mesma, tentando não imaginar o tecido felpudo branco de um lado a outro dos ombros de Justine. Está tudo bem.
Só que não estava. Estava tão longe disso que nem pude fingir que a toalha de praia era outra coisa além de mais uma evidência de que, assim como eu pensava que conhecia minha irmã, outra pessoa a conhecia melhor. E, por alguma razão, ela queria que fosse assim.” Pg. 35


Até que acontece uma tragédia na vida delas...Justine morre misteriosamente num acidente, mas que aparentemente ela teria cometido um suicídio.  Todos ficam extremamente sem chão e é nessa hora que Vanessa se sente muito desamparada. 

Alguns fatos que me incomodaram nesta parte foi que parece que os acontecimentos a seguir aconteceram muito rápido e a narrativa ficou um pouco confusa. Em relação ao livro também destaco como ponto negativo, o fato de a própria sinopse apresentar vários pontos importantes da história. Por outro lado, é até interessante fazer essa resenha, pois é como se fosse um desafio para não ter que repetir todo o resumo da sinopse e ao mesmo tempo não ter que passar nenhum spoiler aos leitores.

Assim que Justine morreu, Vanessa começou a descobrir várias coisas a respeito da irmã, antes totalmente desconhecidas. Depois disso, a moça decidi investigar a fundo sobre a morte de Justine. Ela precisou enfrentar seus medos e receios para enfim desvendar os motivos reais dessa morte. Para piorar a situação, a última pessoa que viu Justine foi seu namorado Caleb, que agora se encontra desaparecido. Vanessa está cada vez mais assustada, mas é com a ajuda de Simon – irmão de Caleb – que ela vai juntar forças para seguir em frente.

Sereia é aquele tipo de livro que te envolve do início ao fim, e quando menos percebi já estava lendo o desfecho da trama. O ruim de acabar é que não tinha a continuação do livro em mãos, o que me deixou extremamente ansiosa e triste por não poder continuar a leitura e saber o que vai acontecer, já que a autora deixou várias lacunas em aberto e perguntas sem resposta, para os próximos volumes da série.

O mais interessante na trama é poder acompanhar o desenvolvimento dos personagens, principalmente o de Vanessa, que no início era medrosa e se escondia atrás da irmã. Aos poucos foi revelando ser uma pessoa determinada e carismática. Gostei bastante dos outros personagens, entre eles destaco Simon que se se revelou ser uma pessoa super simpática e corajosa, Page e Zara e sua família. Vanessa as descreve com uma beleza incomum e traços distintos.


“Éramos amigos. Realmente bons amigos. E talvez eu devesse ter me preocupado com o fato de que nossa relação poderia mudar se eu fizesse o que naquele momento tinha um impulso irresistível de fazer. Talvez aquele não fosse o melhor momento ou lugar para isso. Talvez ele pensasse que meu colapso emocional tinha me levado ao limite, porque eu, Vanessa Sands Medo-da-Própria-Sombra,simplesmente não fazia coisas como aquela.” Pg.172


A trama é boa, apesar de algumas cenas desconexas, partes da narrativa tediosas e atos um tanto quanto surreais. O livro me prendeu no inicio ao fim e ainda estou muito curiosa para saber os próximos acontecimentos da história.

Classificação SEL: 3/5


2 comentários:

  1. Oi! Tudo bem?
    A história parece ser muito legal, já havia lido várias resenhas sobre esse livro e cada vez tenho mais vontade de ler =D
    A capa é bonita apesar de bem simples...

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li e gostei muito da história, espero ler em breve a continuação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo