6 de maio de 2013

Resenha: A última carta - David Labs, Editora Biruta

Informações do livro:
Título: A última carta
Autor: David Labs
Ilustrações: Casa Rex
Editora: Biruta
Páginas: 140
SKOOB | GOODREADS 


Sinopse: Luda, apesar de inconformada, parecia já ter seu destino traçado: casaria por conveniência aos interesses familiares, e viveria para sempre em sua cidade natal, cuja população e valores Luda desprezava. Contudo, a chegada de uma carta anônima alteraria completamente o curso de sua vida e, a partir daí, sua história passaria a conter muitas lacunas, segredos e imprecisões. O que seria real, o que seria falso? Através de notícias de jornal, diários, cartas e um tanto de imaginação o narrador de A Última Carta empreende uma busca pela verdadeira história de Luda. Entre as ruas de uma pequena cidade burguesa parada no tempo e os bulevares de Paris do final da Segunda Guerra Mundial, você acompanhará a investigação de todos os mistérios que permearam a vida de Luda – desde o recebimento da primeira carta, até a chegada da última.




Resenha: A Editora Biruta mais uma vez está de parabéns pela excelente diagramação e trabalho. Desta vez, o livro em destaque se chama “A última carta” do autor David Labs e com ilustrações de Casa Rex. Ilustrações estas, que apresentam um ótimo jogo de cores e sincronia com o enredo. 

Pode-se dizer que esta obra me cativou do começo ao final, entretanto acredito que as cenas poderiam conter uma maior descrição para manter o envolvimento com o leitor. De qualquer forma, os personagens foram muito bem construídos, fazendo com que a própria narrativa fluísse de maneira ágil e determinante.


“Há duas noites não consigo dormir. Sinto-me desestimulada para a vida. Meu admirador nunca esteve comigo e, no entanto, tudo parece pleno de sua existência, de seu perfume! As sensações são tão vívidas que tenho vontade de gritar. Estranha forma de se conceber o amor. Vou apagar a luz e engolir a angustia enquanto espero para ser amparada.” Pg.33


Na trama, conhecemos Luda Glauben, que se vê perdida diante de uma situação complicada, onde envolve  consequentemente o seu futuro. Por obrigação, ela deve se casar com Lucas Gentille, que provém de uma família rica e estruturada. Porém ela não quer que tal fato se realize, ainda mais por que recebe cartas de um certo admirador secreto. 

Muitas coisas influenciam na decisão em não querer se casar com o seu prometido, mas o mais importante é que a moça se vê envolvida demais com a pessoa que lhe envia as cartas. O mais interessante é o mistério descrito nas páginas, o que nos faz querer saber quem é esse personagem.

Entre os anos de 1939 e 1961 somos apresentados a algumas partes do diário de Luna. Estas páginas apresentam todos os sentimentos mais profundos e narram com profundidade todos os acontecimentos vividos por ela. No decorrer da história, é perceptível a mudança de Luna, talvez diante de tantos acontecimentos e decepções.


“E quanto a você, minha doce ilusão? Sua decisão foi fundamental para o destino de muitas pessoas. Se aqui estivesse, eu não teria dedicado nenhuma preocupação a elas. Gostaria de reencontrá-la, constatar o que sinto por você. Verificar se ainda é possível vencer este terrível demônio do esquecimento. Faça-me uma surpresa.” Pg.90


No meu ponto de vista, as ilustrações podem significar a concepção de loucura – e ou, confusão – em que se encontra a vida de Luna, mas acredito também que as mesmas ilustrações podem representar vários outros tipos de interpretação, depende da opinião de cada leitor também.


Classificação SEL: 3/5


2 comentários:

  1. Gostei dos quotes!
    Vou ter que ler para conferir!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Também li A Última Carta recentemente e me surpreendi. A incerteza que fica no leitor, e a narrativa a partir do diário, do narrador e das cartas, me encantaram. Não senti a necessidade de maiores descrições; para mim, o charme esteve justamente nas lacunas, nas incertezas.

    Bjs
    Livro Lab

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo