29 de novembro de 2013

Resenha: O Sal da Vida - Françoise Héritier @EdValentina

Informações do livro:
Título: O Sal da Vida
Título Original: Le sel de La vie
Autor: Françoise Héritier
Editora: Valentina
Páginas: 112




Sinopse: Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!




Resenha: “O Sal da Vida” possui uma leitura leve, e não é pela quantidade de páginas, mas sim pela sutileza da obra, com um texto surpreendente, enérgico e inspirador. O enredo trata com graça poética acerca da vida, do tempo e de como distribuímos as atividades de acordo com a importância atribuída. Faz com que o leitor reflita profundamente diante das indagações da autora.

Françoise Héritier deixa claro diversos pontos que podem justificar – e muito bem – a vida que é bem aproveitada. Como se fosse uma lista ela narra as atividades que valem a pena ser vívidas novamente, nem que seja um momento breve ou mesmo insignificante.



“... ter um sobressalto de prazer ao som de uma voz, partir para uma aventura, ficar na penumbra sem fazer nada, provar com relutância gafanhotos grelhados, desfrutar o prazer das conversas sem fim com velhos amigos. Imaginar e inventar belas histórias.” Pg.21



São pequenos detalhes, mas cada pessoa é capaz de distinguir o que faz mais sentido em sua existência e há ainda toda uma analise sobre os anseios e sentimentos mais intensos das pessoas, valorizando o que é mais especial. A autora consegue ainda captar a essência da humanidade, de acordo com suas próprias lembranças e percepções. No fim, criamos uma lista com o que mais nos chamou a atenção, mesmo porque dá vontade de passar por essas sensações.

Nesses devaneios, a imaginação entra em cena e no decorrer da leitura é muito agradável poder concordar, discordar ou até pensar em mais sugestões para cada ação.

No final ainda há algumas páginas em branco para que o leitor tenha a oportunidade de responder: para você, o que representa O SAL DA VIDA? Por exemplo: escrever uma resenha, adquirir um livro novo, ser valorizado por seu trabalho, ganhar um elogio, gostar imensamente de uma história, se emocionar... e por ai vai. É muito divertido e relaxante!



“... ficar com medo à toa por causa de uma falta de jeito ou de uma distração ou de um atraso ou do que vão falar, ser notado por alguém cuja aprovação lhe é importante, ficar contente feito uma criança com o que se acabou de fazer...” Pg.59



Classificação SEL: 4/5 


4 comentários:

  1. acho que nunca li nenhum livro de autor francês ;x
    vi algumas resenhas deste livro e parece ser MUUUUITO bom *-*
    não sabia dessas páginas em branco ai...
    que doido :P

    ResponderExcluir
  2. Eu também nunca que li um livro de um autor francês, não que eu saiba pelo menos.
    Ainda não tinha visto nada sobre este livro, mas ele parece ser bem interessante.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A primeira coisa que chamou minha atenção foi o titulo, depois sua resenha. Fiquei curiosa para ler, ele parece bem interativo (adorei essa questão das folhas em branco no final para o leitor fazer sua própria lista).
    Valeu pela dica de leitura =)

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. amei sua resenha !!!
    http://florencemodasbranca.blogspot.com.br/2014/02/le-sel-de-la-vie.html#gpluscomments

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo