7 de agosto de 2014

Resenha: Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

Informações do livro:
Título: Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas
Título original: Once Upon a Time: A Collection of Classic Fairy Tales
Autor: Kevin Tong, Jacob Grimm, Wilhelm Grimm
Editora: Planeta
Páginas: 272



Sinopse: Três palavrinhas que, depois que demais de dois séculos, ainda conseguem transportar os leitores para cenários de mistérios, intrigas, traição, vida e morte, amor e abandono. Em seu esforço para preservar a cultura popular, sem querer os Irmãos Grimm criaram um marco atemporal e eterno da literatura ocidental. Com este livro de contos de fadas, lindamente ilustrado por Kevin Tong, você poderá reencontrar as histórias e os personagens que aprendeu a amar. Corra pela floresta com Chapeuzinho Vermelho. Vá ao baile com Cinderela. Coma uma maçã com Branca de Neve. Com suas bruxas, fadas, rainhas más e reis bondosos, sapos que viram príncipe e princesas adormecidas os contos de Grimm são clássicos que encantam crianças e adultos. Com o prefácio escrito pelos criadores de Once Upon A Time, da ABC, entendemos porque estes contos continuam atuais. A série dá vida a alguns desses personagens clássicos numa grande reinterpretação do mundo do faz de conta. Fica aqui o convite para que você mergulhe mais uma vez nessas histórias maravilhosas e seu mundo mágico.




Resenha:Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas” é um livro mágico, com muitas citações caracterizadas e devaneios excepcionais dos irmãos Grimm. A obra é bem completa e todos os trinta contos apresentam mensagens importantes acerca de sentimentos e atitudes. São repletos de significados e esse é o principal destaque, justamente por conter tantas conexões profundas.

A narrativa conduz o leitor a uma ambientação clássica, com várias argumentações e reflexões da própria era moderna, mesmo porque a interpretação é a peça fundamental para entender o texto por outros ângulos. Eu particularmente adoro ler contos de fadas, assim como assistir a série de televisão Once Upon a Time – e por falar nisso, o prefácio é escrito justamente por seus criadores.

O primeiro conto é de “João e Maria” e é muito empolgante perceber as descrições de forma objetiva e imaginável. Em “Seis atravessam o mundo inteiro” oferece uma trama bem diversificada, sobre pessoas que se unem e acabam encontrando utilidade para cada um, até mesmo para vencer todas as adversidades.

“A parceria entre o gato e o rato” é um tanto divertida e muito irreverente, e de fato foi um dos que mais me chamaram atenção. Este é um grande exemplo de um conto simples e com certo humor, mas que ao mesmo tempo é bem aceitável por conta das necessidades que surgem diante de situações inesperadas. Será mesmo que um gato e um rato podem se dar bem?

Dentre tantos outros, também há “Cinderela”, “O Ganso de Ouro”, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel”, “O Pequeno Polegar”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Branca de Neve”. São apenas algumas menções de cada exibição, e todos parecem se revelar um pouco por meio de ações contraditórias, alucinadas e ao mesmo tempo muito sutis.

As histórias são curtas e é muito fácil acompanhar a trajetória dos personagens, diante das dificuldades em busca do tão sonhado final feliz. Confesso que me surpreendi com algumas histórias sombrias que eu não conhecia e por isso mesmo sei o quanto este livro é especial. Une enredos diversificados, e que sempre serão lembrados por meio das fábulas contadas e seus derivados.




“Assim tudo ficou resolvido, e ao final eles viveram juntos e felizes.” Pg.12




Classificação SEL: 5/5 


3 comentários:

  1. no começo não estava tão empolgada para ler ele não, mas depois que li umas resenhas dele, fiquei curiosa!!
    parece ser ótimo, e eu adoro livros de contos. os Grimm são bons demais!!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro contos de fadas, principalmente quando viram adaptações da Disney kkkkk
    Não sabia da existência desse livro, que vergonha!
    Adorei a sua resenha, fiquei muito ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Eu vivo uma relação de amor e ódio com os Contos de Fadas, uns eu amo, outros nem tanto, mas as adaptações que fazem: essas eu sempre adoro!
    Pelo que você falou esse parece ser um desses livros que eu vou amar, rs

    Beijos.

    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo