9 de agosto de 2014

Resenha: A vida secreta das abelhas - Sue Monk Kidd, Editora Paralela @cialetras

Informações do livro:
Título: A vida secreta das abelhas
Título original: The Secret Life of Bees
Autor: Sue Monk Kidd
Editora: Paralela
Páginas: 232



Sinopse: O mundo de Lily, uma menina de 14 anos, mercado pela dor e pela morte de sua mãe. Diante de um momento crítico, em que a única pessoa que lhe resta está em perigo, que Lily vai iniciar sua aventura, uma experiência que a abrirá finalmente para o amor. Um romance sobre o autoconhecimento, no qual a solidariedade humana é a abelha rainha que congrega todos os corações a sua volta.




Leia também:
A invenção das asas - Sue Monk Kidd (Editora Paralela)



Resenha: A vida secreta das abelhas” é um livro emocionante, e claro que já esperava isso depois da leitura de “A invenção das asas”. Sue Monk Kidd tem uma narrativa muito envolvente e todos os seus personagens são marcantes, cheios de descrições realistas e determinantes. E é ainda mais relevante acompanhar os temas complexos expostos ao longo dos acontecimentos.

Lily Melissa Owens tem 14 anos e é uma menina muito inteligente e perspicaz. Vive rodeada de pensamentos conflituosos, principalmente por causa de sua mãe Deborah, que está morta. Ela vive com seu pai T. Ray, mas este é uma pessoa frustrada, grosseira e ainda mais insensata. A única pessoa que se sente mais a vontade é com sua babá Rosaleen, esta que é negra e devido a época (1964) acaba passando por várias situações envolvendo o racismo.

O desejo de ir em busca de respostas pela vida de sua mãe faz com que a menina se aventure em uma trajetória arriscada e posteriormente muito recompensadora. Lily acaba se deparando com uma família que trabalha com abelhas. Parece muito surreal ao imaginar como a personagem se sentia em relação a tudo que já acontecera em sua vida, mas o principal foco ainda é da maneira que se sentia sobre as abelhas. Para elas, tinha um significado muito forte mesmo.

O enredo consegue captar todas as emoções e é fácil perceber os anseios retratados. Há várias passagens comoventes, já que as situações são carregadas por pressões cruéis da época. Lily se sente bastante solitária, mas quando começa a conviver com August, June e May, ela finalmente entende novas coisas, além de sentir muito mais segura e amada.

As irmãs Boatwright possuem personalidades diferentes, porém se assemelham justamente pela dedicação em seus serviços e nas impressões gentis com que lidam com as pessoas. A convivência se torna cada vez mais forte e é muito impressionante perceber as ações destemidas em algumas ocasiões perigosas.

Há algumas citações nos começos de cada capítulo que também expressam bem todos os sentimentos expostos com muita veracidade. O livro também ganhou uma adaptação e o filme conta com Dakota Fanning, Queen Latifah, Alicia Keys e Paul Bettany entre alguns dos personagens principais.




“As abelhas chegaram no verão de 1964, o verão em que fiz catorze anos de idade e quando a minha vida passou a girar em uma nova órbita, isso mesmo em uma nova órbita. Relembrando agora tudo que aconteceu, acho que as abelhas foram enviadas para mim. Acho que elas apareceram como o anjo Gabriel apareceu à Virgem Maria, criando acontecimentos que eu nunca imaginaria que ocorressem. Sei que é pretencioso comparar minha vidinha com a dela, mas tenho razões para acreditar que ela não se importaria com isso.” Pg.07





Classificação SEL: 5/5


4 comentários:

  1. Parece ser um livro bem agradável pra ler mas a história não me aatrai. Talvez quando tiver mais tempo eu pare para ler
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha! Já tive muita vontade de ler A vida secreta das abelhas, e já entrou para a lista de "quero ler". Não li "A invenção das asas", mas também ouvi muito bem. :)

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. tenho muita curiosidade em ler este livro! nunca li nada da autora, mas já vi muitos comentários lindos sobre esta trama!!!
    nunca tinha lido nenhuma resenha do livro, mas pela sua resenha parece ser lindo mesmo! *-*
    adorei, e fiquei mais interessa ainda!!! *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi ;)

    Amei sua resenha, deixou aquele gostinho de quero muito mais, rs.
    Quero muito ler tanto "A vida secreta das abelhas" quanto "A invenção das asas", eu tenho a impressão de que a Sue Monk Kids escreve muito bem.

    Beijos
    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo