7 de setembro de 2014

Resenha: O teorema Katherine - John Green @intrinseca

Informações do livro:
Título: O teorema Katherine
Título original: An Abundance of Katherines
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304




Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.




Resenha:O teorema Katherine” é mais um livro divertido de John Green, cheio de episódios significativos e expressões carismáticas. É uma história inovadora e bem sutil, por trás de tantos cálculos matemáticos e desilusões amorosas. Claro que há alguns momentos bem previsíveis, mas a leitura é interessante justamente por ser tão descontraída.

Colin Singleton é muito esperto, mas tem um histórico longo e carregado de relacionamentos que falharam. Tudo seria bem comum, mas o caso é que suas antigas paixões sempre tem o mesmo nome: Katherine. Ao todo foram dezenove romances com uma Katherine diferente. Parece algo bem improvável e desconexo, mas é isso mesmo que acontece em sua vida excêntrica.

Ele é personagem cheio de peculiaridades e se concentra em cada atitude para provar suas responsabilidades e consequências. É um tanto instável, mas o que mais chama a atenção é a sua determinação em provar as teorias que formula. O garoto expõe todas suas hipóteses de modo simples, porém com grandes referencias importantes e com o objetivo intenso de um dia ser reconhecido por seu trabalho.

Os personagens secundários também acrescentam bastante envolvimento nas aventuras do enredo. O melhor amigo de Colin, Hassan, é um dos personagens que mais protagonizam episódios irreverentes, divertidos e ainda mais revigorantes. Ele é o responsável por uma viagem que vai mudar alguns conceitos e propor mudanças expressivas. Lindsey Lee Wells também aparece para mostrar que nem tudo é o que parece e que sempre podem ocorrer reviravoltas perspicazes.

Os destaques variam entre os encontros e desencontros, além das próprias questões um pouco surpreendentes envolvendo os teoremas (claro que as vezes os próprios teoremas se mostram bem confusos) e sentimentos conturbados e meio inexpressivos. As descobertas ao longo do caminho são como incentivo para cada um fazer suas próprias interpretações e decidir quais os melhores caminhos para seguir.

É um livro que questiona as diversas dúvidas em um ambiente cercado por adolescentes e conflitos. É através das novas percepções, detalhes e conhecimentos que muitas reflexões começam a surgir com mais clareza na mente do personagem prodígio. Apesar de a história ser criativa, não é nem de longe a melhor obra do autor. Mas pelo menos consegue ser bem dinâmica e espirituosa.




"É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela." Pg 141



Classificação SEL: 3/5 


Um comentário:

  1. Olá!

    Pra mim, Teorema Katherine é o livro mais "fraquinho" do John Green, mas só por que comparado aos outros a história é mais simples, sem muita profundida. Porém, isso não quer dizer que não seja bom. Eu gostei muito da leveza dele e dei muitas risadas com o Hassan, que é o melhor personagem do livro!

    Beijos
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo