7 de dezembro de 2014

Resenha: A maravilhosa terra de Oz - Lyman Frank Baum @VermelhoMarinho

Informações do livro:
Título: A maravilhosa terra de Oz
Série Mundo de Oz - Volume 2
Título original:The Marvelous Land of Oz (Oz #2)
Autor: Lyman Frank Baum
Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 236




Sinopse: Tip é um órfão que vive no norte de Oz com Mombi, uma bruxa rabugenta. O garoto é muito travesso e um dia resolve assustar a bruxa com Jack, um boneco cuja cabeça é uma abóbora. Percebendo a armadilha, Mombi enfeitiça o boneco, dando-lhe vida, e promete se vingar do menino. Juntos, Tip e Jack fogem e chegam à Cidade das Esmeraldas, onde reina o Espantalho. Encontrando mais problemas, são obrigados a fugir de novo, pois o país está em guerra. Com a ajuda de seus velhos amigos, Homem de Lata e Glinda, e de seus novos companheiros, Zógol Besouro, Cavalete e Gumpo, buscam reestabelecer a paz na Terra de Oz e acabar com os planos da malvada Mombi. Posfácio de Ana Lúcia Merege. Ilustrações de Dandi.



Leia também:
O maravilhoso mágico de Oz - Lyman Frank Baum (Editora Vermelho marinho)



Resenha:A maravilhosa terra de Oz” é o segundo volume da série Mundo de Oz, e continua narrando as aventuras de Dorothy e seus companheiros sonhadores. Assim, é muito interessante ler a continuação de O maravilhoso mágico de Oz, e saber que ainda existem outros títulos que compõem a série.

Tip é apresentado logo no início e de fato já da para perceber que é alguém enigmático. Não se lembra dos pais e ainda vive com uma senhora que não tem uma boa representação entre as populações. Monbi é o nome dela e dizem que pratica magia, podendo ser considerada uma bruxa. O fato é que o garoto era forçado a fazer várias tarefas e mesmo assim conseguia se divertir em algumas ocasiões, sempre tendo o cuidado necessário para não ser visto.

É muito empolgante conhecer o que se passa na rotina de Tip e da estranha Monbi. Isso porque a narrativa é sutil ao explorar as emoções em cada cena, fazendo com que haja mais interação e perspectivas. Acredito que essa é mesmo a intenção do autor: fazer com que o leitor se envolva com as sensações das figuras representadas.

Nesta nova trama, novos personagens também entram em cena, como o Zógol Besouro, o boneco Jack Cabeça de Abóbora, o Cavalete Animado e o Grumpo. A propósito um dos meus personagens favoritos é o Jack Cabeça de Abóbora, e o responsável por sua criação foi justamente o Tip. Adorei a parte em que os dois conversam e Tip tenta lhe explicar sobre a história de Dorothy e os outros.

Depois disso, os dois decidiram que iriam atrás do rei, que agora era nada mais nada menos que o Espantalho. Depois surge o Cavalete por meio do pó da vida, cheio de intenções e questionamentos. E claro que ele também é uma figura adorável. Assim a viagem até a cidade das Esmeraldas inicia repleta de desejos e coragem.

A gente fica ansioso para conferir os próximos passos dessa jornada, assim como para rever os antigos personagens, como o Espantalho e o Homem de Lata. Pelo menos foi assim que me senti durante toda a leitura. Achei que esta historia expõe mais dilemas envolvendo escolhas decisivas e buscas constantes. E continuo afirmando que, assim como o primeiro livro, este também tem fundamentações maravilhosas para as crianças.



“Na província dos Gillikins, que fica ao norte da Terra de Oz, vivia um jovem chamado Tip. Seu nome não era apenas isso, pois a velha Mombi frequentemente declarava que seu nome inteiro era Tippetarius, mas não se esperava que ninguém dissesse uma palavra tão grande quanto. ‘Tip’ já era o suficiente.”Pg.15


Classificação SEL: 4/5


Um comentário:

  1. eu li pela primeira vez a história da Dorothy no ano passado, e amei me aventurar com ela pelo mundo mágico, com todos esses personagens cativantes *-*
    não sabia deste outro livro. não conhecia, mas acho que vou ler.
    adoraria embarcar novamente em outra aventura com esses personagens :P

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo