26 de fevereiro de 2015

Resenha: Por lugares incríveis - Jennifer Niven @editoraseguinte

Informações do livro:
Título: Por lugares incríveis
Título original: All the Bright Places
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336




Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Resenha: Por lugares incríveis” é um livro muito emocionante e profundo, que se torna marcante justamente por expor tanta sensibilidade nos personagens e em suas experiências. O leitor pode até se identificar com alguns pensamentos e atitudes, e cada passo de ajuda se torna importante por causa das mensagens deixadas nas entrelinhas do texto.



A foto acima é para representar um lugar incrível e assim poder relacionar com este livro. Meu 'love' serviu como modelo e foi muito divertido registrar esse momento. A propósito, a ambientação lá trás é em Laguna - Santa Catarina. O dia estava bem nublado, mas é claro que o que vale é a intenção!

A relação entre um garoto que quer se suicidar e uma garota que recentemente perdeu a irmã em um acidente, se torna bem inusitada e ao mesmo tempo extremamente honesta. Theodore Finch e Violet Markey se encontram em um momento difícil, e entendem que precisam fazer alguma coisa para se salvarem diante da depressão que os cercam.

Diante da narração de Violet e Theodore, é possível perceber o quanto a amizade dos dois se torna forte e fiel ao longo das cenas. Eles se incentivam a vivenciar momentos únicos, sem se preocupar com as consequências ou outros tipos de situações. Consegue se destacar mais, sendo que realmente é, esquecendo um pouco seus receios e tensões. Enquanto ela consegue sentir que pode conciliar suas tristezas no decorrer de sua vida. De fato, dá uma vontade enorme de conhecê-los também, nem que seja para poder ajudar de alguma forma.



Os dois se unem para realizar um projeto da escola, e esse é apenas o passo para que se conscientizem diante da valorização de momentos únicos e especiais. Precisam conhecer lugares que chamem a atenção por suas belezas naturais ou outros tipos de peculiaridades. Tem que ser incrível mesmo e claro que surgem várias caracterizações e significados nessa definição. De qualquer maneira, diante das descrições dá uma vontade enorme de conhecer alguns dos lugares apresentados.



Os problemas expostos são bem sérios e a autora consegue demonstrar que, apesar da pouca idade deles, há sempre várias maneiras para lidar com os problemas e dilemas do dia-a-dia. É preciso confiar nas pessoas ao redor, procurar auxílio diante das dúvidas e sempre estar atento em novas possibilidades.

É um livro envolvente, a respeito de superações de dificuldades, e aprendizados surpreendentes e complexos, onde os dois aprendem bastante sobre cada um e si mesmos. E é fácil perceber o crescimento dos protagonistas, fato que se torna ainda mais impressionante por conta de algumas escolhas e percepções. Mais incrível é perceber como ambos se unem nessa jornada de conexões emocionais.

"A garota está a alguns metros de distância, dou outro lado da torre, também na beirada." Pg. 12

Classificação SEL: 5/5


3 comentários:

  1. Eu realmente quero ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha ótima! :)

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nossa, que demais essa foto do seu namorado eim! um lugar incrível mesmo hehe
    adoro livros que trazem personagens com este tipo de problema. a trama deste parece ser ótima, mas confesso que o que mais tinha me deixado curiosa, a principio, é essa capa lindíssima ai! *-*
    a trama parece incrível, com certeza vou querer ler ele logo! ;~~

    ResponderExcluir
  3. Fê, não vejo a hora de comprar esse livro *-* Os comentários são tão maravilhosos!

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/
    @psicoseliteraria

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo