29 de junho de 2015

Resenha: O planeta dos macacos - Pierre Boulle, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: O planeta dos macacos
Título original: Planet of the Apes
Autor: Pierre Boulle
Editora: Aleph
Páginas: 216




Sinopse: Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie? Publicado pela primeira vez em 1963, O planeta dos macacos, de Pierre Boulle, inspirou uma das mais bem-sucedidas franquias da história do cinema, tendo início no clássico de 1968, estrelado por Charlton Heston, passando por diversas sequências e chegando às adaptações cinematográficas mais recentes. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, O planeta dos macacos é um dos maiores clássicos da ficção científica, imprescindível aos fãs de cultura pop.





Resenha: O clássico O planeta dos macacos”, de Pierre Boulle, revela cenas impressionantes diante de uma ambientação dominante, dramática e extremamente surreal. Claro que há muitas diferenças visíveis entre os filmes produzidos e o livro em si, mas ainda é possível conferir certas semelhanças que garantem um envolvimento e muitas expectativas sobre todos os acontecimentos.

Num futuro distante, um casal de namorados, Jinn e Phyllis, estavam de férias e passeando pelo espaço quando se deparam com uma garrafa contendo um manuscrito dentro dela. Assim, após esta cena, há a narração de Ulysse Mérou, este que mostra suas experiências no planeta Betelgeuse. Local onde os macacos são extremamente diferentes do que conhecemos. Suas habilidades são surpreendentes e qualquer ato é questionável e de risco.


Ulysse e seus companheiros da aventura demonstram muitas surpresas e receios ao perceber todas as estranhezas e complicações do planeta. Ficam ainda mais confusos ao descobrir que há muitas afinidades com a Terra, apesar dos contratempos expostos. Nesse cenário, humanos vivem diante da selvageria e os macacos controlam tudo ao redor.

Sendo um jornalista, é fato que o protagonista estaria ainda mais atento as particularidades, e é bem interessante expor o profissional diante de seu emocional, e analisar suas desenvolturas e consequentes evoluções durante o enredo. É inteligente e planeja qualquer ato para se sobressair, já que o que importa mesmo é demonstrar que pode intervir nessa nova realidade.



As ameaças sobre a raça humana são expostas com certa ironia e muitos julgamentos, e é por isso mesmo que todas as descrições se tornam tão marcantes e também são consideradas decisivas. O protagonista consegue explicar com clareza todas as decorrências sobre incidentes, sobrevivência, distrações, possibilidades, divisão de poderes, além dos ocasionais percursos e viagens.

A ficção cientifica é um gênero fantástico, principalmente para quem consegue compreender todos os aspectos de maior relevância. E nessa obra, em especial, o autor cria laços sensacionais entre os seus personagens. Garante pontos de vista diversificados sobre nossa própria realidade, além de demonstrar que existe muito conhecimento a ser explorado, mesmo que haja tantos obstáculos pelo caminho.

Classificação SEL: 4/5




2 comentários:

  1. Eu amei esse livro. Foi uma leitura ágil e surpreendente. Fiquei apaixonada pelas críticas sociais que foram colocadas ao longo da história.

    Adorei a resenha e concordo com você: a ficção científica é um gênero fantástico!

    Bjs, Isa :)

    ResponderExcluir
  2. A edição está linda e fico feliz que tenha gostado, mas não faz meu tipo de leitura.
    =)
    Valeu a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo