31 de agosto de 2015

Resenha: O ipê a sonhar - Madza Ednir, Editora Gaivota

Informações do livro:
Título: O ipê a sonhar
Autor: Madza Ednir
Ilustrador: Marina Smit
Editora: Gaivota
Páginas: 32





Sinopse: Enquanto o ipê Pepê dorminhoco fica a sonhar, uma confusão começa a se formar. Foi só a bemtevi Vivi fazer um ninho em um dos galhos do Pepê, que a pipa Assanhada resolveu aparecer. Depois da Assanhada, veio vento, veio Lua, veio tudo o que se pode imaginar! E, enquanto isso, o ipê a sonhar... Será que ele não vai acordar?


Resenha: A Editora Gaivota (assim como a Editora Biruta) faz um excelente trabalho editorial e não seria diferente com esta obra. “O ipê a sonhar”, escrito pela pedagoga Madza Ednir e ilustrado por Marina Smit, é um livro voltado ao público infantil e possui uma história bem dinâmica, colorida, fantasiosa e ainda mais carismática.


A história começa apresentando o ipê Pepê, este que estava sonhando, bem aconchegado em seu ambiente. Até que chega sua amiga Vivi, um bem-te-vi, que estava louca para lhe mostrar o ninho que fizera. O ipê continua em seu sonho profundo, mas enquanto isso muitas coisas começam a ocorrer ao seu redor.


É tanta confusão acontecendo enquanto o Pepê dorme, que não dá nem para imaginar sua reação ao acordar. E é justamente essa a grande empolgação da trama. Vivi começa a pensar no ovo que iria botar, mas é logo na sequência que surge uma pipa. A linha da pipa acabou enroscando no ninho e nesse susto Vivi acaba botando um ovo.


Imagine a confusão! E mesmo assim, o Pepê não acorda. Por mais que Vivi tenha ficado tão assustada ou a Pipa Assanhada desorientada. O vento começa a ficar mais forte e lá se vai o ninho de Vivi. Nesse percurso, surge uma nuvem rosa e depois uma lua com os raios de seu luar. Claro que não vou contar o resto, mas apesar de todo o tumulto, depois surge muita felicidade.


A ambientação é fantástica e adorei fazer essa leitura junto aos meus sobrinhos, um de três e outro de oito anos de idade. Na verdade, tinha solicitado esse livro justamente para eles, mas acabei me divertindo tanto quanto. 



Confesso que demos boas risadas com o ipê, a Vivi, a pipa, a nuvem, o vento, a Lua, entre outros personagens inusitados. É um universo mágico e é claro que se torna impossível não se deliciar com todos os detalhes minimalistas.


Preciso elogiar, as ilustrações estão maravilhosas, e isso é um detalhe importantíssimo, já que valoriza ainda mais a trama e seus acontecimentos. É um ótimo título para as crianças que estão desenvolvendo o hábito pela leitura. Fiquei encantada mesmo e até gostaria que a obra tivesse mais páginas com as aventuras do ipê e seus companheiros.


Classificação SEL: 5/5


Um comentário:

  1. Nada mais prazeroso para quem escreve do que receber um retorno dos leitores. Adorei a sua resenha. Obrigada , e continue a semear boas ideias de leituras por aí . Grande abraço da Madza

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo