3 de fevereiro de 2016

Resenha: Como Star Wars conquistou o universo - Chris Taylor, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: Como Star Wars conquistou o universo
O passado, o presente e o futuro da franquia multibilionária
Título original: How Star Wars Conquered the Universe
Autor: Chris Taylor
Editora: Aleph
Páginas: 600






Sinopse: Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias — praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivelmente o maior fenômeno da cultura pop, tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas. Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal.



Resenha: Estou me sentindo cada vez mais apegada ao universo de Star Wars e devo todos os agradecimentos para a Editora Aleph, já que foi ela que abriu caminhos para que eu possa me aventurar em tantas histórias fantásticas, repletas de detalhes instigantes e personagens ainda mais marcantes. Confesso que antes disso, não ficava tão empolgada com os enredos, mas agora consigo captar novas essências e compreender significados muito diferentes.

Como Star Wars conquistou o universo”, de Chris Taylor”, é o livro que estava faltando na minha estante. Claro que ainda quero muitos outros títulos a respeito de Star Wars, mas esse consegue explicar muitas teorias, representações, culturas e outras informações maravilhosas e envolventes sobre os enredos já publicados, seja através dos livros ou de filmografias.

É quase uma biografia, mas também há elementos históricos, e acredito que a pesquisa desenvolvida garante momentos valiosos para qualquer fã, assim como quem está começando a conhecer a coleção. E é claro que o autor está de parabéns pelo trabalho realizado nessas páginas, principalmente por toda a atenção e cuidado desenvolvidos com as descrições.

O leitor consegue decifrar episódios ousados e que antes poderiam até não ter muita importância. E é por isso mesmo que afirmo quão importante é esse trabalho. É possível decifrar novos caminhos e é isso que faz toda a diferença. Pode ser para conhecer mais sobre um jedi, uma guerra, um lançamento, uma expansão, um despertar ou um sentimento, entre outros elementos.

Há muito o que descobrir nessa franquia intrigante. E a introdução deste livro já apresenta pontos fortes sobre a representatividade deste enredo. É algo mais forte do que se pode prever, e a gente acaba conferindo movimentos que não tem fim, cheia de transformações, versões, atualizações e impressões vividas demais.

Nas últimas páginas também é possível conferir todas as notas feitas durante as páginas. É, de fato, uma pesquisa muito bem realizada, principalmente por conseguir apresentar o esperado para os leitores. As influencias são enormes, e é algo explorado com muita sutileza, seja pelo lado de George Lucas ou por parte de quem acompanha a saga desde muito tempo atrás.

Sabemos que Star Wars faz parte de várias gerações e esse aspecto, por si só, se torna muito importante. Meus pais eram e continuam fãs, assim como amigos deles e meus amigos. Sei também que muitas outras pessoas ainda irão se interessar pelas histórias. Me sinto alguém essencial nesse processo de encontros de personalidades e entretenimentos, só de pensar no caminho que ainda há para trilhar.


Classificação SEL: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo