21 de março de 2016

Resenha: Torta de climão - Kris Barz, Hoo Editora

Informações do livro:
Título: Torta de climão
Autor: Kris Barz
Editora: Hoo
Páginas: 80





Sinopse: “Torta de climão” traz onze personagens em histórias que contam, de maneira bem desencanada, o dia a dia, as gírias e principalmente aquele climão que acontece com LGBTs e agatês. Muito do que esses personagens falam, pensam e fazem é baseado em situações que o autor viu e viveu. As tirinhas retratam situações comuns a todas as pessoas, como relacionamento, amizades, trabalho etc. Kris Barz sempre gostou muito de quadrinhos e percebeu que no Brasil não havia personagens de HQ gays. Surgiu então a ideia do “Torta de climão”, em 2012. O autor sentia falta de quadrinhos que abordassem a realidade LGBT do ponto de vista de alguém que pertencesse a esse grupo. Com esta obra, Kris mostra que há uma gama de tipos de pessoas no mundo e que pode rolar uma identificação com traços diferentes de personagens variados. Nenhum deles será uma representação fiel de uma só pessoa. Cada um dos personagens tem um pouquinho do autor, mas nenhum deles é baseado nele.


http://tortadeclimao.com.br/


Resenha: Torta de climão”, de Kris Barz, é um livro que foi lançado recentemente pela Hoo Editora e se destaca bastante por sua temática centrada em tirinhas. A edição está maravilhosa e as coletâneas não poderiam ser contadas de melhor forma, já que conseguem apresentar episódios irreverentes e com algumas mensagens importantes em suas entrelinhas.


Em um cenário descontraído, é possível conhecer vários personagens que tem muito em comum um com o outro e com nossa própria realidade, entre eles: Joana, Mari, Aline, Bruno, Gabe, Juca, Ana, Pedro, Tom e Lino. E os quadrinhos são muito bem desenvolvidos, seja pelo conteúdo, pelas ilustrações ou pelos assuntos retratados.


O leitor se surpreende em cada página virada, mesmo porque as cenas seguem episódios diferenciados e que destacam diálogos importantes para cada um dos envolvidos. O fato de apresentar personagens LGBT em suas próprias visualizações é um dos principais destaques desta obra. E é claro que, como esperado, o humor também garante situações bem carismáticas.


O leitor se depara com situações banais e descontraídas, enquanto algumas não são tão comuns , mas isso pode variar com as percepções de quem está lendo. E é por isso mesmo que acredito que as pessoas podem se identificar bastante com algumas situações retratadas. E de qualquer maneira, o que precisa ser levando em consideração são as representações diante de nossa própria realidade.


Gostei bastante de “Só tem bicha nessa cidade”, “Cobranças bestas de família”, “Senso de comunidade”, “Me apresenta”, “O casamento de Mari & Joana”, “Aproveitando o FDS”, “Minha cara quando...” entre tantos outros. Gostaria de falar de todos, pelo menos um pouco de cada, mas creio que estragaria toda a surpresa de quem está conhecendo esse trabalho.



Classificação SEL: 4/5


30 comentários:

  1. Oi Fê, tudo bem?
    Adoro fazer leituras mais descontraídas como essa e principalmente em tirinhas!
    Não conhecia ainda o livro o autor, mas achei legal o fato de ter vários personagens e cada um ter uma característica bem diferenciada dos outros.
    O fato de abordar questões do dia a dia também me agradou!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola Fe lindona ainda não li HQ que tem como base esse tema, gostei muito das ilustrações, e acredito que quanto mais informações e uma dose de realidade pode diminuir esse sentimento mesquinho como o preconceito. Parabéns ao autor. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Vou ser sincera, não é um livro que compraria, mas achei lindo as tirinhas! Gostei de saber que tem personagens LGBT com humor, sem contar que pela foto, me lembra muito os memes que vemos no facebook, haha. Gosto de livros assim, que apresentam nossa realidade com humor. Parabéns ao autor!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Adorei Fê!
    Só o título me atraiu. Quando vi a temática e as ilustrações fiquei morrendo de vontade de ler.
    Deve ser muito engraçado mesmo e envolvendo coisas cotidianas, chamam mais minha atenção. Sem contar que alerta algumas atitudes que possamos vir a ter.
    Fiquei com vontade sim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro mas gente! Que demais esse título <3
    Adorei a tematica e espero que muitas pessoas possam ler esse livro e se conscientizar para tratar todos bem sem distinção.
    O traço do autor é ótimo! Achei lindinho!!
    Dica anotada! Espero ler em breve! <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fê.
    Não conhecia esse livro, mas curtir bastante a premissa do livro, visto que esse seria o ideal para ler depois daquela leitura pesada. Esse livro parece ter uma leitura fluida e já adicionei a minha lista de leitura. Eu nunca li um livro com personagem LGBT, mas pelo que eu lida sua resenha, tenho certeza que vou me divertir com a história.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que livro maravilhoso! Que projeto gráfico lindo e super atual, amei! Já quero!
    Eu não tinha conhecimento desse livro, vou pedir pras livrarias de cá trazerem pra nós! beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê.

    Ainda não tive oportunidade de ler este HQ, pois não conhecia. Te momentos que quero ler HQ e deixarei sua dica anotada para tentar ter uma chance para ler. Gostei da sua resenha.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, já faz tanto tempo que nao leio uma HQ que ja estou quase me esquecendo como é...
    Gostei bastante da premissa desse trabalho, e adoraria dar uma oportunidade, se algum dia encontrar por aqui, prometo que farei uma chance. Achei os títulos de cada historinha atraentes e irreverentes, ponto para a criatividade do autor que soube aproveitar as situações que viveu no dia a dia.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Esse livro me parece ser uma hq bem interessante. Gostei dos traços das ilustrações a premissa é bem bacana mesmo. Gosto quando inserem personagens homossexuais e deixam a causa LGBT mais visivel. As pessoas aprendem mais também. Bem bacana a hq.:)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olha eu nunca vi esse livro e nenhuma resenha sobre ele.
    Eu sinceramente não leio muitos HQs desde que era criança, mas agora quero ver se começo a conhecer mangás por conta da minha colaboradora Agatha que adora. Mas eu ainda não sei, estou iniciando algumas leituras para sair da minha zona sabe? Mas mesmo assim achei linda as illustrações.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-aoharaido-12-e-3.html

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Não conhecia o livro e sinceramente não chamou minha atenção.
    Não curto o gênero, até tenho curiosidade de ler HQs ou Mangás ou algo do tipo, mas realmente não consigo me interessar sabe?
    Mas esse ano decidi mudar um pouco, dar uma variadas nos livros que leio.
    Sua resenha ficou ótima, bem escrita e a diagramação está bem feita.
    ótimas ilustrações.

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê,tudo bem?
    Não conhecia o livro,mas já me apaixonei de cara por esse título haha. Amo HQs e quadrinhos,ainda mais quando são irreverentes e esse parece ser incrível,daqueles que quando vemos já acabou.Sem falar que as ilustrações são demais! Adorei a sua escolha de leitura.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oioi.
    Nossa adoro quadrinhos, e confesso que faz é tempo que não me dedico a eles. Mas esse traz ilustrações bacanas, traços bem marcantes que já despertam o interesse.
    Ainda não conhecia torta de climão, mas depois de ler essas tirinhas que você colocou na postagem já preciso conhecer o hq por completo.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  15. Olá Fê,
    Pelo visto esse livro é bastante surpreendente e possui uma temática bem interessante. É engraçado como costumamos ser preconceituosos (digo costumamos, pois me refiro ao homem em geral). Essa sua foto de Minha cara quando... me conquistou completamente e me deixou bastante curiosa para ler.
    Adorei o seu post e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse tipo d eleitura é sempre bem vinda na minha vida. Seja pra me tirar de uma ressaca, seja pra conhecer um novo autor ou seja simplesmente para ler e me descontrair. Adorei a arte gráfica do livro e me deu uma vontade enorme de ter um pra mim!!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Estou mesmo precisando de uma leitura mais descontraída. Não leio muitos HQs, sempre quis ler alguns, mas nunca teve nenhum que me atraísse tanto a ponto de ler. Tem sim, alguns que quero ler, mas sempre deixo de lado e vou ler os livros mesmo. rs... Preciso mudar um pouco isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem?

    Adorei a premissa desse livro, fora que parece ser uma HQ bem legal de ser lida. As ilustrações foram bem feitas e os personagens bem representados. Não costume ler esse tipo de livro mas com ctz já adicionei a lista. Também adorei a capa ela é bem divertida.

    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie! Faz muito tempo que não leio histórias em quadrinhos e estou com saudade dos traços desenhados. Não conhecia o livro nem o autor e estou começando a ler resenhas de obras dessa editora nos últimos dias. Não leio obras do gênero, mas para quem gosta e tem interesse de conhecer mais, parece ser uma maneira ótima de abordar o assunto. A diagramação ficou linda e eu adorei a sua resenha e como apresentou cada um dos comentários *-*

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê,
    Adorei o título, a premissa, as ilustrações, enfim tudo que vi sobre essa publicação.
    Adoro histórias LGBT e acredito que essa seja super bem humorada. Pelo que eu estou vendo das suas fotos a diagramação está excepcional e como eu adoro ler tudo que saia com essa temática LGBT eu quero o livro pra ontem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá! Não conhecia a HQ, mas já amo <3 Achei as tirinhas das fotos bem divertidas e o fato dela abordar personagens LGBTs me deixou maravilhado. Acho que a comunidade LGBT deve ter seu espeço em todas as mídias, principalmente nos livros, e fico feliz em ver vários trabalhos que abordam esses temas serem mais comuns à cada dia. Adorei a HQ e amei o site Torta de Climão, o autor já ganhou mais um fã!
    Obrigado por me apresentar à essas tirinhas incríveis!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  22. OI!!!


    Eu não curto HQ e não leria por isso, entretanto cabe ressaltar e parabenizar a editora pelo compromisso em assumir um assunto tão polêmico e o autor por ter a genialidade de trabalhar com uma temática não muito divulgada e o melhor retratando esse universo que parece tão longe, mas na verdade é a realidade de muitos brasileiros. Caso fosse um livro eu colocaria na minha estante sem problema algum, adoro temas polêmicos que realmente acrescentam alguma coisa em nossas vidas, esse no caso além de quebrar tabus e intolerância de gênero amplia o conhecimento sem dá margens a erros ou interpretações equivocadas do mundo LGBT. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Que graça esse livro! Nada melhor do que tratar com leveza e bom humor temas pesados como o preconceito de orientação sexual. E as tirinhas só ajudam a melhorar o que já parece ser bom. Amei a proposta do livro, e esse já vai direto para a minha lista de livros que serão lidos muito em breve. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  24. Oi Fê, eu não conhecia esse livro ainda e confesso que fiquei super curiosa. Eu adoro tirinhas e pelas suas fotos me parecem ter um traço muito bonito e ser bem descontraído, já entrou para a minha lista e com certeza pretendo ler em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Adorei a proposta da HQ, não leio muitas, porém nunca vi gays/lésbicas em uma, portanto é novidade para mim. Pelo tanto de páginas e o de contos, imagino que alguns devem se resumir quase a tirinhas certo? Mas o traço do desenho é de uma lindeza que daria um desenho animado lindão!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. adoro e muito as tirinhas virtuais, se algum dia sair a edição em gibis ,quero todos amo estou sempre antenada nas novidades do torta de climão parabéns kris barz...

    ResponderExcluir
  27. Oi!!
    Gostei da capa. Legal um livro com tirinhas, deve ser uma história bem descontraída.
    O mais interessante é que aborda o tema LGBT e de uma forma bem humorada que deixa um tema um tanto pesado um pouco mais leve.
    Adoraria ler todas as tirinhas, adorei conhecer o livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  28. Oiie Fê, tudo bem?

    Achei a capa bem legal, e confesso que quando vi pensei que seria livro infantil, para crianças. Sabe, essa obra contêm duas coisas que eu não gosto de ler, o gênero de HQ, porque eu não consigo me concentrar, eu acabo me perdendo no meio da história, e também por ser basicamente do tema LGBT, respeito a todos, mas por motivo de crença, religião, eu não leio.

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi *---*

    Assim que bati meu olho na capa já me apaixonei, adoro HQs e esse me pareceu bem legal, pensei ser um assunto direcionado ao publico infantil mas vendo sua resenha percebi que fala de um assunto serio e achei incrível terem retratado assim.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    O livro é bem diferente do que costumo ler, mas amei as tirinhas. A ilustração parece ser bem feita e a história deve ser bem animada. A capa logo me chamou a atenção.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo