30 de abril de 2016

Resenha: Uma vida interrompida - Alice Sebold @ednovafronteira

Informações do livro:
Título: Uma vida interrompida
Título original: The Lovely Bones
Autor: Alice Sebold
Editora: Nova Fonteira
Páginas: 308





Sinopse: Quando conhecemos Susie Salmon, ela já está no céu. Enquanto observa a Terra desse novo lugar, elas nos conta, com a voz jovial e animada de uma menina de 14 anos, uma história ao mesmo tempo comovente e cheia de esperança. Nas semanas após sua morte, Susie vê a vida continuar sem ela – os amigos da escola trocam boatos sobre seu desaparecimento, a família nutre esperanças de encontrá-la, seu assassino tenta não deixar rastros. À medida que os meses passam sem trazer pistas, Susie vê o casamento de seus pais ser arruinado pela perda, a irmã se recolher em um esforço para ser forte e o irmão caçula tentar entender o significado da palavra morte. Ao mesmo tempo, ela explora aquele lugar estranho chamado céu. Ele parece um pouco o pátio do seu colégio, com o tipo certo de balanços. Há orientadores para ajudar os recém-chegados a se adaptar e amigas com quem dividir o quarto. Tudo o que ela deseja se materializa no instante em que pensa – exceto o que Susie mais quer: estar novamente com as pessoas que amou na Terra. Uma vida interrompida é um livro luminoso e surpreendente. A partir da trágica morte de uma adolescente, este romance constrói a mais esperançosa das histórias. Pelas mãos de uma brilhante escritora, esta história sobre o pior que uma família pode enfrentar é cheia de suspense e humor sobre amor, memória, alegria, e o que nos espera após a morte e a vida.





Resenha: Uma vida interrompida”, de Alice Sebold, é aquele livro que o leitor começa a ler e logo nas primeiras páginas já se surpreende pela sutileza e demonstração de sentimentos no texto. Não estava esperando ler a obra, mesmo porque nem o conhecia. Porém, recebi através de cortesia do Skoob e comecei a ler aos poucos. O que mais me chamou a atenção foi a forma como a autora interligou todos os elementos, fazendo com que tudo se tornasse mais promissor.

Susie Salmon parecia ter tudo sob controle em sua vida e planejava bem cada passo que dava. Porém tudo muda quando seu vizinho, Sr.Harvey, entra no seu caminho e muda toda a trajetória. Estas passagens são realmente muito fortes e não tem como não se indignar com as atitudes terríveis desse homem. A menina era tão nova e tinha tantas coisas para aprender ainda, que a gente fica até com um nó no coração com tal crueldade.

Claro que no começo tudo é muito confuso, mas após a morte de Susie, qualquer perspectiva se torna sem sentido mesmo. Ela está em um local indecifrável e ainda assim consegue observar as pessoas que conheceu enquanto esteve viva. Assim, há uma luta constante em absorver todos os passos dos familiares e demais conhecidos.

É uma história extremamente emocionante, já que explora as tentativas de superação e as dificuldades vivenciadas pelos personagens por causa de uma perda tão brusca. O envolvimento se torna mais profundo por causa dessa tristeza, já que é fácil entender o que eles estão passando. Tudo se torna mais complicado quando sabemos o que é necessário. Mas ai é que surgem tantos questionamentos e cada um deles vem sobrecarregado de muitas outras mensagens intensas.


Como deixar o passado para trás sem querer fazer justiça? Pior é deixar transparecer todas as negações, já que isso pode influenciar bastante na vida das pessoas e suas consequentes escolhas. O desespero é palpável demais e nos faz perceber que existem assuntos mais extensos do que imaginamos.

O filme “Um olhar do paraíso” foi baseado nesta obra e explora a temática de um jeito alternativo, mas ainda assim não perde a essência inicial do enredo. Vale a pena conferir também. Também pesquisei um pouco sobre a autora e fiquei surpresa com sua caminhada. Ela tem muito a ensinar e para os leitores que curtiram tanto a leitura, a dica é procurar mais sobre. Merece ainda mais atenção por compartilhar uma trama tão especial!

Classificação SEL: 4/5


9 comentários:

  1. Olá,
    Parece ser um livro bem leve e sútil ao mesmo tempo que aborda um tema tão complexo o pós-morte. Parece ser uma leitura que vale a pena ser feita. Gostei bastante da sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê,
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa muito interessante.
    Gosto bastante de livros pós-morte e esse parece ser muito emocionante. Eu não sei como seguiria em frente e não iria em busca de 'vingança', sabe?
    Enfim, amei sua resenha e já anotei a dica, tenho certeza que vou gostar.
    Anotei a dica do filme também, mas quero ler antes.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê,
    assisti esse filme mês passado na Netflix, e pesquisando a respeito descobri que era baseado em um livro, fiquei super feliz em vê-lo por aqui. Ainda não consegui encontra-lo, mas assim que conseguir o lerei com certeza. O filme já me emocionou grandemente, imagino o quanto mais intenso seja o livro.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  4. Só de saber que o filme Um Olhar do Paraíso foi baseado nesse livro, minha vontade de ler cresceu em 100%! E também sua resenha, que me mostrou do que se trata a obra, sobre a qual eu nada sabia. Adorei saber tua opinião!! Já vou colocar nos desejados!
    Beijoos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro e só pelo título e pela capa eu já me interessei nele, quando li a sua resenha achei o enredo muito interessante e fiquei curiosa para ler. Parece ser uma história que nos prende e que é emoção pura

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem com você?
    Eu ainda anão tinha visto falar nesse livor, esse foi meu primeiro contato com a obra e sem dúvidas já quero muito pra mim rsrs. Gostei da temática que o livro vai abordar e acho que vou amar de mais. Você falou que já de inicio o livro te surpreende por de mais, então só faz minha curiosidade e alentejano muito. Espero que não demore para ler a obra, Gostei muito de suas considerações. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi Fe, não conhecia o livro e meu coração ficou apertado só imaginando como teria sido esta perda. Pela capa d livro dá pra se ter uma ideia e fiquei curiosa.
    Não conhecia o filme também, mas vou procurar pra assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    não conhecia o livro e a história parece ser muito boa e triste, fico imaginando perder alguém e não querer fazer justiça... gostei da resenha e espero ter oportunidade de ler!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas não me chamou muita atenção. Fujo dos dramas, apesar de achar uma história tocante. Meu coração ficou apertado pensando nessa perda. Adorei a sua resenha, mas não fiquei com vontade de ler. Quem sabe não assista ao filme primeiro né?
    Beijocas, Rob

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo