12 de maio de 2016

Resenha: Coração? - Gail Carriger @EdValentina

Informações do livro:
Título: Coração?
Um romance sobre vampiros, lobisomens e bules de chá
O Protetorado da Sombrinha # 4
Título original: Heartless 
(Parasol Protectorate #4)
Autor: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 320





Sinopse: Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação. Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?


Leia também:
O Protetorado da Sombrinha #01 Alma? - Gail Carriger (Editora Valentina)
O Protetorado da Sombrinha #02 Metamorfose? - Gail Carriger (Editora Valentina)
O Protetorado da Sombrinha #03 Inocência? - Gail Carriger (Editora Valentina)


Sem spoilers


Resenha: Coração?” é o quarto volume da série mais irreverente que eu conheço: O protetorado da sombria. Escrito por Gail Carriger e publicado pela Editora Valentina, o que mais se destaca nessa história é a própria protagonista, a preternatural Lady Maccon, que surpreende a cada aventura, diante de suas atitudes ousada e cheias de expectativas.


Eu sou suspeita para falar sobre esse enredo e os demais personagens que são apresentados aos leitores. A fantasia se une a diversão, o que torna tudo ainda mais empolgante. E, sério, há cenas que são tão hilárias e um tanto quanto sem noção, que o leitor precisa parar para processar tudo e rir bastante das situações. O fato é que por mais que seja engraçado, a autora sabe dosar muito bem com a sutileza nos capítulos, deixando as passagens ainda mais intrigantes e persuasivas.


Mas olha só: nossa protagonista está grávida, mas não parece se esquivar dos perigos, pelo contrário, ela se mostra ainda mais determinada em obter resultados positivos em seus casos investigativos, é bem metida por sinal. Mas é maravilhoso poder notar o quanto seu estado muda devido sua condição física, mesmo porque ela se sente mais cansada, com mais fome e coisas relacionadas a gravidez. Isso é muito legal mesmo, e eu fiquei mais animada por isso, confesso. O final também deixa uma sensação bem feliz sobre isso.


Lorde Maccon e Lorde Akeldama se destacam bastante, mas é claro que isso é mais que esperado, afinal de contas, possuem papéis essenciais nessa trajetória, entre outros personagens igualmente admiráveis – ou não. E é preciso dizer que, nessa série, todas as figuras merecem um lugar marcantes, especialmente por cada atitude revelada.


Eu me divirto muito até com os títulos de cada capítulo, este que são divididos na medida certa. Posso citar alguns exemplos desses títulos: “Em que Lady Maccon na como uma pata-choca”, ou “Assassinato por bule de chá”, ou “Onde até dirigíveis receiam se aventurar”, e por ai vai. O ponto onde quero chegar é que a gente já sabe que tem muitas aventuras e confusões nesse meio, o que torna tudo mais empolgante.


Acho muito interessante o modo como foi realizado o desenvolvimento dos personagens e todas as suas características mais inesperadas. Vale ressaltar que esse é o livro ao qual os relacionamentos começam a se aprofundar mais. E, para mim, é simplesmente sensacional, já que estava esperando muito por isso.


Classificação SEL: 4/5


15 comentários:

  1. Oi Fê,
    Tenho muita curiosidade em ler essa série e quero fazer isso ainda esse ano. Acho que as obras desse gênero ainda são pouco exploradas. Pela sua resenha da para perceber que apesar do clima sobrenatural o livro traz um resquício chick-lit) a gravidez da protagonista traz esse clima, dando aquela continuidade na vida pessoal da protagonista indo além do seu "trabalho".
    Como gosto de chick-lit e quero me aprofunda no steampunk, acho que essa série é um ótimo começo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai meu deuus, eu comecei Alma? há pouco tempo, então não posso ler toda a resenha ainda! Amei a personagem principal e todo o desenvolvimento do início da trama. Ela matar um vampiro sem querer e tal! Não vejo a hora de conhecer tudo, ler todos os livros. Fiquei aliviada em saber que você curtiu Coração?, me deixa mais animada para continuar.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  3. Olá , tudo bom ?
    Olha eu não conhecia a autora nem suas obras, porém a premissa desse livro é incrível e lendo sua resenha você falou que o livro tem cenas engraçadas eu amo livro assim que me faz para para dar umas boas gargalhas só por ai o livro já me ganhou , uma coisa assim que não me agradou muito foi a capa , não sei por que mas minha afinidade não bateu com a dela , vou pesquisar um pouco mais sobe os outros livros, obrigada por essa dica hilaria de livro um grande beijo Bia ♥

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi muitas coisas boas com relação a essa série e lendo a sua resenha percebo que a autora ainda conseguiu manter o tom divertido, alegre e aventureiro da trama. Os nomes dos capítulos que você citou são bem engraçados. kkk Fico aqui imaginando também, que situações são essas que você apontou, aquelas em que temos que parar para processar tudo e depois rir e rir. kkkk Enfim, amei a dica.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas sempre que vou comprar o primeiro, acabo comprando outro e nunca que compro:(
    Eu acho as capas bonitas e a cada novo volume, uma história mais interessante. Eu ainda não conhecia esse livro, pensei que fossem só três e foi uma boa surpresa saber da existência dele. Olhha, já ri com os títulos dos capítulos que você citou, faço uma ideia do que tenha no livor kkkk

    ResponderExcluir
  6. Olá Fê, amei a resenha e sou louco para fazer a leitura dessa série. Tenho certeza que vou curtir, ainda mais que ela traz um caráter cômico em sua trama. Quem leu me recomenda, Alexia e Lord Maccon conquistam diversos leitores. Tenho curiosidade de ler algo do gênero, Beijos.

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas tá ai uma série que tenho vontade de ler!
    Acho a premissa dos livros bem interessante e já li várias resenhas positivas sobre os 3 primeiros livros.
    Que bom que esse 4° livro também te agradou bastante e que tenha sido uma leitura uma leitura divertida.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê!!!
    Não conhecia nem a autora nem a série e para saber mais um pouco da história fui na sua resenha de Alma (que amei!) e me apaixonei pela ideia da autora de juntar a era vitoriana com seres sobrenaturais, romance, aventura e narrados de uma forma leve e cômica! Dito isto, gostei muito de você ter colocado imagens pra ilustrar suas opiniões e de ter feito isso sem entregar todo o enredo, você conseguiu com sua resenha instigara minha curiosidade a ponto d'eu incluir a série na minha listinha de "livros a serem lidos"!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee Fê ^^
    Eu sempre tive muita curiosidade de ler essa série (que eu sempre achei que era uma duologia *-*), mas ainda não tenho os livros aqui, e, tendo em vista a pilha de não-lidos, sei que vai demorar muito ainda até eu conhecer essas cenas hilárias :/ Os títulos me lembraram um pouco os dos livros do Rick Riordan...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, gostei desse livro e fiquei intrigada, a protagonista é vampira? me sinto meio perdida porque não conheço os livros anteriores da série, ee. Se for isso me anima ainda mais o fato de ela estar grávida. Nossa, os relacionamentos só são aprofundados no quarto livro? fiquei intrigada com o que o enredo dos anteriores nos traz. Acho que eu daria uma chance, vou pesquisar mais sobre os outros.

    ResponderExcluir
  11. Oi, flor.
    Ainda não li a série, mas pretendo. Eu adoro o gênero steampunk e o fato de esse envolver seres sobrenaturais me encanta muito! Adorei saber que esse é o quarto volume e que, mesmo indo tão longe, você o curtiu tanto quanto os demais. É ótimo saber que uma série continua mantendo a sua qualidade. Fiquei curiosa por saber que a personagem está grávida. Acho que isso é bastante diferente hoje em dia nos romances que lemos com essa pegada de aventura/investigação.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Sou louca por essa série desde seu lançamentos, apenas pelas capas rs. Nunca tinha sequer ouvido falar do que se tratava e agora, após ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler os livros. Nunca passaria na minha cabeça que os livros são tão divertidos e cativantes. Adorei o toque de misturar a era vitoriana com sobrenatural. No mínimo inusitado! rs
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê

    Tenho o primeiro livro dessa série e comecei a ler a achei bem chatinho. Acho que estava numa fase ruim pois a leitura não flui de jeito nenhum. Quero dar mais uma chance ao livro pois tenho visto muitos elogios assim como os seus. Creio que agora irei curtir.

    Bjos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-trama.html

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Já li o primeiro livro da série e gostei, mas não me animei muito para dar continuidade, eu tive dificuldade com a narrativa, mas sempre que leio resenhas dos livros eu me arrependo de não ter insistido e lido o segundo. Que bom que o humor é um ponto forte na história, eu gostei muito dos personagens, são ótimos e hilários. Quem sabe eu não volte a ler?

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Fê sua linda, blogueira Master ♥ mulher, pera, como assim tá grávida? Quantos anos essa menina tem? Na bienal do ano passado namorei Alma no stand da Valentina, mas,tava carinho, daí deixei pra lá e acabei desistindo. Mas, sempre achei que fosse uma fantasia adolescente e tal... Mas, a mulher tá grávida... Provavelmente eu gostaria dessa história pq mostra um desenvolvimento dos personagens e pessoas grávidas no Reino da fantasia, o que é bem raro. Aliás.
    Bjs
    Tayletitshine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo