22 de junho de 2016

Resenha: Além-mundos - Scott Westerfeld @galerarecord

Informações do livro:
Título: Além-mundos
Darcy escreve sobre o outro lado. Lizzie vive nele.
Título original: Afterworlds
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 546





Sinopse: Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego. Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.
 


Resenha: Além-mundos”, de Scott Westerfeld, é um título perfeito para quem curte uma boa história de fantasia e ficção científica. Como já conhecia o estilo de escrita do autor (porque li a série Feios), pensei que não fosse me surpreender tanto com esse enredo, mas há muito mais a ser explorado do que a própria sinopse sugere, e é claro que a ambientação e os personagens não poderiam ser mais convincentes.

Darcy Patel escreveu sua obra, Além-mundos, em apenas trinta dias, o que pode ser considerado uma loucura, já que o mesmo conta com cerca de sessenta mil palavras. Depois de algumas decisões, surge a parte da mudança: ir para Nova York e escrever uma sequência, afinal de contas, Além-mundos já fora comprado por uma editora. Agora, ela precisa continuar seus planejamentos como escritora, porém nem tudo acontece como o previsto.

É impossível não gostar de Darcy, porque ela é muito carismática e especialmente corajosa, mas isso não quer dizer que ela não é insegura, porque é sim, ainda mais em um cenário de tantos julgamentos. Não é qualquer um que larga sua rotina acomodada para seguir seus sonhos. Mas é exatamente isso que ela faz, apesar de todos os medos e obstáculos que surgem.

Além disso, ela começa a ter oportunidades incríveis, como conhecer escritores renovados, estudar os trabalhos desses profissionais, desde sucessos até desmotivações, entre outros. E o melhor, aprende a ser mais responsável, já que ela é apenas uma adolescente sem muitas experiências. O leitor também consegue desfrutar bastante de algumas referências e tantas outras passagens marcantes, principalmente para quem já conhece a profissão de escritor ou pretende seguir.


Esse livro é complexo, mas nem tanto assim, tendo em vista que tudo vai se entrelaçando aos poucos. Em seu livro, Darcy conta a história de Lizzie, uma garota que também se vê perdida no além-mundo. E é nesse percurso que ela acaba conhecendo um Deus e tendo sentimentos por ele. São fatos estranhos de contar (é mesmo um tanto surreal), mas quando o leitor começa a compreender, as cenas se tornam bem mais empolgantes e ao mesmo tempo irreverentes.

Fiquei intrigada ao conhecer a história de Lizzie, – lembrando que ela é a personagem criada por Darcy em seu livro – ainda mais por conta de suas problemáticas diferenciadas. Ela conseguiu escapar de um ataque terrorista e aos poucos percebe que consegue fazer coisas únicas, como falar com pessoas que já estão mortas e ir para o local onde os mortos se encontram.

Lizzie e Darcy se parecem em vários quesitos, mas o principal gira em torno de adaptações e de como as coisas, desde as mais pequenas, podem influenciar em suas vidas. São tantos questionamentos nos respectivos capítulos de cada uma dessas personagens, que se torna impossível não elaborar hipóteses para esse desfecho.

Enfim, a história das duas é muito mágica e repleta de detalhes divertidos. É uma leitura rápida também, mesmo porque surge aquela necessidade de saber o que vai acontecer com eles, e é por isso que os capítulos se tornam tão viciantes. Acredito que não haverá continuação, pelo menos não encontrei nada. Se souberem de algo, não deixem de me avisar.

Classificação SEL:4/5


25 comentários:

  1. Oi, Fê!
    Posso dizer que, desde que li essa sinopse, eu estou bastante curiosa para saber como essas duas personagens interagem. A história parece ser daquelas de dar nó na cabeça, mas não dá pra parar de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê,
    Esse livro despertou muito minha curiosidade depois que li uma resenha.
    Achei muito legal o autor ter escrito duas histórias, uma dentro da outra. No começo, acho que acreditaria que a história confusa e demoraria para pegar o ritmo, mas não deixaria de ficar extremamente curiosa.
    Adorei sua resenha *-*
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Pela sinopse parece ser uma história bastante interessante, sempre tive muita curiosidade em ler a série FEIOS.

    Beijos.
    Larissa | Feminices da Lari

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Achei bem diferente a proposta desse livro. Ainda não mas fiquei intrigada para saber como isso vai se desenrolar. E como a Luiza disse no comentário acima, realmente parece ser uma daquelas histórias de dar nó na cabeça.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu ainda não consegui comprar meu exemplar desse livro. Sou o fã mais poser de toda a vida kkk, amo de mais a escrita desse homem e quando fiquei sabendo desse livro queria muito poder ler, mas a pobreza não permitiu. Adorei a sua resenha, foi bem crítica e sincera, espero amar (assim como amei os outros dele) tanto quanto você! Até mais
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste da leitura! :) E sempre bom encontrarmos um livro assim ditvertido na minha opiniao! :)

    Nao sei se leria, mas a tua resenha deixou-me interessado! :) Bem, e se os capitulos sao viciantes e equeremos sempre saber o que vai acontecer a seguir... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, fê, que bacana que você foi cativada pela história. Tenho ouvido falar bastante dela e estou ficando bem interessada, ainda mais com essas tais referências sobre o mercado editorial e esse encontro com os mortos. Espero poder ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou muito curiosa com essa trama. Parece mesmo ser bem complexa e ler a tua resenha me deixou um pouco por dentro desse universo. Nunca li nada do autor e mesmo assim eu pretendo realizar essa leitura. Acho que vai ser uma trama que vai me deixar ansiosa para chegar logo no final.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fê

    Eu estou muito curiosa para ler esse livro. Acho a proposta bem diferente e até ousada. Realmente parece ser uma trama complexa, afinal, são duas histórias em uma, quero muito saber como isso funciona.
    Excelente resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Fe, só li o primeiro livro da serie Feios e adorei. Nem sei explicar porque não terminei a série. Fiquei curiosa com vários elementos da trama, pra começar, este universo de escritores e claro, com o nome dos personagens... Lizzie e Darcy, sério???
    Quero conferir o mais rápido possível!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe!!
    Li a série "Feios" do autor e simplesmente achei genial (apesar de eu achar as sequências bem inferiores ao primeiro livro, que pra mim foi uma obra-prima). Sempre quis ler mais coisas do autor, e esse livro me chamou muito a atenção. E Lizzy e Darcy?? Isso soa muito familiar! hahahaha
    Parabéns pela resenha! Beijo.
    Depois do Epílogo

    ResponderExcluir
  12. Oie! Hum, resenha intrigante! Fiquei interessada na história. Ainda não li nada do Scott, já me falaram sobre "Feios", mas não tive tempo de ler a série ainda.
    Boa resenha.
    Beijos,

    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li nada do autor, e fiquei bastante intrigada com a premissa desse livro. Achei interessante a proposta de abordar duas histórias ao mesmo tempo, além disso, sua opinião sobre a obra deixou-me curiosa para conhecer trama. Saber que o enredo é viciante, torna o livro ainda mais interessante. Dica anotada!

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e achei o enredo super original!
    Ainda não conheço a escrita do autor, nunca li nada dele, mas sempre vejo ótimos comentários sobre.
    Eu gostei bastante da premissa desse livro, achei bem diferente e acredito que eu vá gostar dos personagens, Darcy parece ser uma garota bem decidida e corajosa. Fiquei curiosa sobre as referências e as passagens contidas nesse livro. Tenho vontade de escrever meu próprio livro, então a temática dessa obra me deixou interessada xD
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não conhecia essa obra sabia??
    Já vi alguns comentários sobre essa obra mas não consegui ler ainda.
    Achei o enredo muito bom e mágico! Pela resenha, pude perceber que foi bem escrito e amarradinho.
    Dica anotada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Fê
    Quero muito ler esse livro. A premissa é incrível e encontrei vários elementos em sua resenha que me agradaram. Quero conferir de perto Lizzy e Darcy e tenho impressão de que tudo se mistura de alguma forma. Não li Feios, mas só vejo elogios à escrita da autora.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - http://www.livroterapias.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li a série Feios mas só leio comentários bons sobre o autor, gostei muito da premissa do livro, bem interessante mostrar a vida que um escritor leva, mostrar o seu livro e ainda colocar o próprio escritor no universo que ele mesmo criou, pensando assim parece até um livro confuso, mas é nítido que o autor conseguiu deixar tudo bem explicito, fiquei muito ansiosa para ler, o livro mesmo sendo grosso parece ser rápido de ler

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu não sou muito fã do gênero, e como me decepcionei muito com o autor enquanto lia a série "Feios", uma das mais cansativas que já conheci, acho que não lerei este livro, por mais que tenha percebido que você gostou e que encontrou vários pontos positivos na história. Acho que, para mim, já deu de Scott Westerfeld :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Achei a trama do livro bem diferente fiquei curiosa em como o autor a desenvolveu! Com certeza bem diferente de tudo o que já vi ♥ Nunca li nada do autor e tenho bastante curiosidade! Ótima resenha!

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oláá!!

    Eu já ouvi inúmeros comentários positivos sobre a outra série que o autor escreveu, mas ainda não tive a oportunidade de ter um contato mais próximo com a escrita dele.
    Apesar dos diversos elogios sobre "feios" eu não me sentia muito próxima da história, logo não surgiu aquela curiosidade pela leitura, mas foi diferente com esta nova história.

    Gostei da proposta desta história e estou realmente ansiosa para conhecer melhor esta personagem,estou carente de personagens carismáticos hehehe

    ResponderExcluir
  21. Oii! :)
    Eu nunca li nada do autor, mas sabia que ele tinha escrito Feios e que muita gente era fã da série, então resolvi investir em Além-Mundos. Ainda não comecei a ler, mas está ali na estante pra começar logo logo haha
    Mesmo que eu tenha comprado, ainda não tinha lido muito sobre esse livro, só me interessei pela premissa e é muito bom saber que você gostou dele, me anima um pouco mais pra começar a leitura logo. Eu também tinha um pouco de medo da história ficar um pouco confusa caso não fosse bem escrita, mas, como você disse, aos poucos o autor situa bem o leitor.
    Vou ver se deixo o livro pra ler já no comecinho de julho <3
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, na verdade confesso que não costumo ler esse gênero literário, mas fiquei curiosa com a premissa. Interessante isso de ter uma historia dentro de outra e os personagens parecem ser ótimos, logo acredito que seria conquistada embora não leia muito esse tipo de jsitoria. Enfim, gostei muito da sua dica de leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oi Fê, essa é a segunda resenha que vejo desse livro e fiquei bem curiosa com a obra, gostei muito da trama e da conexão das personagens, é bem interessante mesmo. E eu nunca li nada do autor, acho que seria bacana dar uma chance para esse livro e ver o que vou achar. Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Fê

    Já tinha visto algumas resenhas desse livro e acho a premissa muito boa mesmo, é algo que pode realmente acontecer e deixa tudo ainda mais assustador. Fico feliz que tenha gostado e achado ele complexo mas de uma forma que dê pra entender. Mesmo com sua resenha fantástica ainda não me decidir se quero ler, achoq ue não estou num momento muito bom.

    Bjosss
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Parece que nós duas lemos dois livros diferentes.... Sua resenha está tão mais legal que a minha e se eu tivesse lido ela antes de ler o livro acho que teria ficado ainda mais decepcionada do que eu fiquei com essa leitura.
    Não sei se fui com muita sede ao pote, mas eu não consegui gostar da Darcy e fiquei achando que a história da Lizzie era muito mais interessante. Quer dizer, para mim foi mais fácil acreditar que existe um além-mundo do que uma jovem escritora receber tanto por seu primeiro livro assim, de cara sem nenhuma negativa sendo que a gente saber que o mundo editorial até tem suas partes de sorte mas nem tanto assim ne?
    Mas, mesmo assim, os capitulos são mesmo viciantes, alguma coisa na narrativa me fez ficar irritada e ao mesmo tempo querer saber mais e mais. Não gostei tanto quanto você, mas tenho a sensação de que foi culpa das grandes expectativas e os milhares de comentários positivos que me atrapalharam um pouco. E mais, fiquei morrendo de vontade de conhecer as outras obras do autor :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo