24 de junho de 2016

Resenha: À margem do lago - Sara Gruen @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: À margem do lago
Título original: At the Water's Edge
Autor: Sara Gruen
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392




Sinopse: O novo romance da autora best-seller de Água Para Elefantes. Após uma festa de ano-novo da alta sociedade na Filadélfia em 1944, Madeline Hyde e seu marido Ellis são expulsos de casa pelo pai dele, um rico ex-Coronel das forças armadas, já bastante envergonhado pela incapacidade do filho em ir para a guerra. Com a ajuda do melhor amigo, Hank, Ellis chega à conclusão que a única maneira de reconquistar os favores do pai é ser bem-sucedido em algo que o Coronel falhou no passado: caçar o famoso monstro do Lago Ness. Maddie, relutantemente, cruza o oceano Atlântico com eles, deixando para trás seu aconchegante e protegido mundo. O trio chega a um vilarejo distante nas Terras Altas da Escócia, onde são desprezados pelos moradores locais. Maddie fica sozinha numa isolada hospedaria, onde a comida é racionada, o combustível é escasso e o carteiro bater à porta pode significar notícias trágicas. Apesar disso, ela começa a se apaixonar pela beleza deslumbrante e a magia sutil do interior escocês, e a amizade com duas jovens mulheres abre seus olhos para um mundo maior do que ela imaginava existir. Maddie começa a perceber que nada é o que parece: os valores que ela mais prezava se mostram insustentáveis, e monstros surgem onde menos se espera.



Resenha: “À margem do lago”, de Sara Gruen, surpreende de uma maneira única e maravilhosa, seja pelo cenário muito bem desenvolvido ou pelos personagens tão marcantes e sinceros. A autora sabe mesmo como envolver o leitor diante de características inusitadas e com muitos sentimentos envolvidos nessas páginas.

Madeline e o marido Elis são expulsos da casa do pai depois de um ocorrido repleto de interpretações erradas. Elis tem um melhor amigo, Hank, e os dois são muito companheiros, inclusive nenhum deles chegou a ir para a guerra, porém por problemas diferentes. Madeline não consegue entender algumas coisas, pelo menos não no começo, o que a torna uma pessoa um tanto ingênua.

A autora consegue fazer distinções claras sobre as personalidades de cada personagem, e acredito que a intenção é mesmo revelar o melhor e o pior sobre cada um dos envolvidos. As vezes, a narração é um pouco lenta, mas nada que possa atrapalhar na leitura, e sim para traçar os melhores caminhos dessa jornada considerada tão arriscada.


Esses personagens não sabem nada sobre consequências, especialmente porque não pensam em suas atitudes precipitadas. Os amigos, Elis e Hank, estão dispostos a fazer qualquer coisa e infelizmente Madeline precisa se juntar a eles em uma aventura extremamente arriscada: cruzar o oceano Atlântico para caçar o monstro do Lago Ness.

Eles passam por várias complicações, o que é mais que esperado, afinal de contas, nada é favorável para eles, - ainda mais por causa da guerra nessa época – e até que são bem corajosos para continuar o planejamento inicial. Ai depois de alguns episódios, o foco fica mais em Madeline, e em como ela se sente perdida, especialmente porque o marido e Hank só pensam em suas coisas e a deixam de lado, a menosprezando cada vez mais.

Tudo começa a ficar ainda mais complicado e repleto de temor, porque ela não consegue fazer nada para mudar sua situação, enquanto que os dois se distanciam a cada dia que passa. E na verdade, isso é ótimo, ela que ainda não havia percebido isso. Ainda bem que surgem novos personagens, estes que se tornam responsáveis por várias mudanças na vida da protagonista.

O enredo não poderia ser mais intrigante, e mais uma vez Sara Gruen demonstra que possui uma habilidade maravilhosa ao escrever as principais definições sobre o que realmente importa nessa trama. Os elementos se complementam nesse cenário, garantindo momentos diferenciados durante os acontecimentos. E claro que é possível refletir bastante sobre valores, sagacidades e transformações de vida.

Classificação SEL:4/5


26 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    O único livro que li da autora foi Águas Para Elefantes e ao contrário de muita gente que adorou o livro, eu confesso que não gostei tanto dele, acredito que eu tenha criado muitas expectativas com a história.
    Não conhecia ainda esse novo livro dela, mas achei a premissa da história bem interessante e ele tem vários elementos que gosto em livros.
    Pretendo dar uma chance a Margem do Lago e ver se mudo minha opinião sobre os livros da autora, já que esse parece ser um bom livro e você recomenda.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie Fê!!!
    Você não vai acreditar, mas ainda não li e nem assisti ao filme "Água para elefantes"! Fui deixando pra depois e foi ficando...rsrsrs.Por isso não conheço a maneira de escrever da autora, mas a julgar pela sinopse e por sua resenha deve ser muito boa!
    Achei mega louco que do nada os "amigos" tenham decidido caçar o monstro do Lago Ness e que tenham levado a mulher a tiracolo! Tem coisa aí, né? Você mencionou que ela é ingênua demais e que vão aparecer mais personagens, aí eu já fiz milhares de confabulações e pra matar minha curiosidade vou ter que ler!
    Agradeço a indicação!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :9

    Eu acho que ja vi esse livro em alguma divulgacao ha pouco tempo... :) E nao me pareceu la boa leitura...

    Mas a tua resenha deixou-me interessado.. Mas nao muito, porque nao faz o meu genero literario... :) ahah Mas vamos ver.. Achei interessante o facto de o livro fazer refletir sobre tudo isso e por a autora conseguir usar essa maestria na obra! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Vendo a capa eu não imaginaria uma trama como essa. A sua resenha me ganhou completamente e fiquei interessada e muito intrigada com o livro. Achei o enredo muito convidativo e espero que se eu ler, possa gostar também.

    ResponderExcluir
  5. Li apenas um livro da sara e adorei apaixonadamente. Nunca mais tive oportunidade de ler outro livro dela e lendo a sua resenha, fiquei mega interessada por esse. Estou imaginando estes detalhes que complementam a trama e já anotei a dica aqui para ler o mais rápido possível!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fer,
    Eu nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas achei a sinopse muito intrigante e inovadora. É ótimo quando os personagens se diferenciam na personalidade, alguns autores deixam todos iguais e isso fica muito maçante. Gostei muito de você ter deixado esse fator claro na resenha.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, eu gostei muito da premissa do livro. Já tinha ouvido falar, mas somente a sinopse e a capa não me chamaram muita atenção. Depois que li sua resenha vi que estava completamente errado e percebi que a obra é bem interessante. Gosto de enredos intrigantes e aventuras que agrandem temas mitológicos.
    Parabéns pela organização da resenha.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Me pareceu uma trama super bem desenvolvida, e confesso que fiquei curiosa sobre alguns fatores, incluindo o motivo da expulsão! Espero um dia ter oportunidade de lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Fê,
    Que livro mais eletrizante, meu Deus. A única coisa que achei ruim foi os protagonistas não pensarem em suas atitudes e, por consequência, passarem por várias complicações.
    Mas um ponto que me atraiu muito foi o fato de surgirem novos personagens.
    Claro que anotei a dica e espero ler muito em breve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fê. Eu não li Água Para Elefantes, assisti apenas a adaptação e até gostei. Que bom que À Margem do Lago te surpreendeu, mas a proposta não chamou muito minha atenção. Já vi um enredo parecido em um filme estrelado pela Naomi Watts que agora não lembro o nome.
    Lembro que ela era casada com um médico e eles viajavam para um vilarejo em algum país oriental.
    Apesar da boa resenha, esse eu deixo passar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Ola!
    Eu ainda não conhecia esse livro! Não li "Água para elefantes", mas queria muito ler. Eu somente assisti o filme, então eu tenho certa curiosidade em relação a escrita dessa autora.
    Gostei da premissa da obra, já tô irritada com o marido e triste por Madeline ser deixada de lado. Parece mesmo ser um livro bastante reflexivo sobre o que realmente importa e as transformações da vida.
    Já anotei a dica e espero ter uma boa experiência com essa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. O único livro que li da autora foi Água para Elefantes, o qual gostei muito. Realmente a autora constrói muito bem seus personagens, como visto no livro anteriormente aqui citado.
    Não conhecia esse, mas parece ser bom. Acho que darei uma chance para ele.
    E a capa também é linda!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Conheço o outro livro da autora e até mesmo tentei ler uma vez, contudo é algo que não fluiu completamente e assim esse livro não me chama tanta atenção, até mesmo sua capa me deixa um pouco desanimada - cores tão frias assim... -, contudo parabéns pela resenha, ela foi bem feita e deixa o leitor ter uma boa ideia do que vai encontrar ao longo das páginas.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oie.
    Como vai? Tenho uma coisa com essa série que quero muito comprar, mas nunca consigo de fato, espero fazer isso até o fim do ano, pois só fico mais e mais curiosa...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. Oie.
    Não curto muito essa autora, sendo bem honesta, até vi o filme Água para Elefantes, mas nop, não vai e esse não me anima também, mas sua resenha está maravilhosa, parabéns pelo trabalho.
    Bjokas Fê

    ResponderExcluir
  16. Desde que eu vi a sinopse eu queria muito ler este livro, apesar da questão sobre o monstro do lago. Mas é muito bom saber que o livro foi uma surpresa porque eu tinha minhas dúvidas e estava esperando resenhas para saber o que realmente esperar!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  17. Eu não leria esse livro não sei o porque exatamente, não sei se foi só o enredo que não me agradou, ou essa capa que não consegui conectar a história. Mas, não leria. Você foi ótima resenhas tá, afinal, um livro 4 estrelas não é qualquer coisa, mas, não foi dessa vez que a história me pegou. Beeeeijos

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Eu fiquei bem interessada nesse livro, desde que vi ele nos lançamentos da editora. Acho a capa bem massa e como você mesma citou, é intrigante, misterioso, não sei bem classificar o que essa premissa/capa me passa. Fico feliz que tenha gostado, já que é uma leitura que farei nos próximos meses, então é bom ler coisas positivas. :)


    beijo!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Fê!

    Até hoje só li um livro da autora, e confesso que – na época que li – gostei bastante. Não conhecia esse livro e acredito que irei gostar de ler outra coisa da Sara. Achei essa coisa do monstro do lago Ness meio fantasiosa, mas no geral esse livro chamou a minha atenção. Espero ler em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê!
    Estou louca por esse livro. Me apaixonei pela escrita de Gruen em Água para Elefantes e quando vi esse quis na hora.
    Gostei das suas impressões e fiquei com mais vontade ainda de ler. Adoro personagens como estes quer você descreveu.
    Espero ler em breve.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Tudo bem?
    Ainda não tinha lido nada da autora. Eu conheci o "Água para Elefantes" por meio do filme (que nunca tive vontade de assistir).
    Gostei muito da premissa do livro.
    E se esse monstro do Lago Ness existir e engolir eles? Eles são um trio de malucos, isso sim.
    Eu viraria pra esse velho gagá e falaria:
    Sinto muito pai, mas minha vida eu não vou arriscar e meu tempo eu não vou desperdiçar.
    Kkkkkkkk
    Sqn
    Acho que vou dar uma chance pro livro, essa história me pareceu um tanto divertida.

    Beijinhos da Mady.
    Blog O Mago dos Livros

    ResponderExcluir
  22. Adorei a premissa do livro. Amo obras instigantes que distinguem seus personagens são desenvolvidos com maestria. Amei sua resenha e me motivou bastante para fazer a leitura do livro!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não é o tipo de historia que chama muito a minha atenção, mas fiquei curiosa com vários pontos! É interessante essa coisa deles irem caçar o monstro e todo o clima de guerra, e fiquei curiosa com a situação de Madeline. Enfim, parece ser uma boa história com ótimos personagens, e embora não tenha ficado realmente animada com a leitura, eu vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oi Fê, tudo bem?
    eu não conhecia esse livro ainda e confesso que achei a trama bem instigante e curiosa, com certeza eu daria uma chance ao livro para ver o que acharia, até porque nunca li nada da autora e adoraria conhecer a obra. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Não conhecia o livro e disso bastante curiosa com relação a ele. Imaginei que disse um livro muito bom pelo fato dos personagens mostrarem suas características e por eles irem atrás do monstro do lado Ness. Gostei da sua resenha.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu não li nada dessa autora.Águas para Elefante eu vi o filme e gostei da história, não é o meu favorito, mas a história é legalzinha. Fiquei curiosa com o livro e principalmente com a Madeline, o que ela vai fazer da vida depois de ter sido expulsa de casa. E esse negócio de caçar monstros é bem bizarro.
    Adorei a sua resenha e se tiver oportunidade quero ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo