19 de junho de 2016

Resenha: Ouro - Chris Cleave @intrinseca

Informações do livro:
Título: Ouro
Título original: Gold
Autor: Chris Cleave
Editora: Intrínseca
Páginas: 336






Sinopse: O que você sacrificaria por aqueles que ama? Kate e Zoe se conheceram aos 19 anos, nas eliminatórias de um programa para jovens talentos do ciclismo de elite — um esporte que exige foco e comprometimento. Após mais de uma década, aos 32 anos, elas se preparam para enfrentar a última e mais grandiosa prova de suas vidas: os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Amigas e também grandes rivais, Kate e Zoe são atletas no topo do ranking, lutando para vencer a competição mais importante do mundo. Com vidas marcadas pela tragédia, cada uma delas tem muito a perder, e as duas se veem diante do desafio de optar entre a família e a glória no esporte. Contada como somente Chris Cleave é capaz, Ouro é uma história sobre os limites da resistência humana, tanto física quanto emocional, sobre maternidade e amor, e sobre o que nos permite, em nossas diferentes maneiras de agir, alcançar feitos memoráveis. Com grande humanidade, o autor de Pequena Abelha analisa as escolhas que são feitas quando a vida está em risco e tudo o que se ama está em jogo.


Resenha:Ouro”, de Chris Cleave, é um livro complexo, e que impressiona por apresentar uma trama ainda mais intensa e tocante, especialmente por fazer com que o leitor consiga refletir bastante sobre os sentimentos vivenciados pelos personagens, desde questões de amor, escolhas difíceis ou mudanças inesperadas pelo caminho.

Aos poucos conhecemos mais sobre Kate e Zoe, e o quanto as duas profissionais se empenharam para seguir seus planejamentos e, enfim, conquistar o tão sonhado ouro. Nessa ambientação do esporte, há muito a se compreender e o autor soube muito bem como desenvolver todos os significados, emoções e consequências.

Essas personagens não poderiam ter sido apresentadas de forma mais complexa, afinal de contas, elas sabem o que podem e o que não podem escolher para suas vidas, seja no meio familiar ou no profissional. E é ai que entra o principal conflito: uma escolhe o esporte, enquanto a outra se vê firme perante sua família.


Estamos cercados de mensagens simples, mas extremamente valiosas, como compreender o significado real de conquistar algo e de finalmente atingir seus objetivos, sabendo lidar com todos os obstáculos e dramas pelo caminho. É impossível não se envolver, além de crescer a curiosidade a respeito do desfecho.

Esse é o meu primeiro contato com o autor e afirmo que já quero conhecer mais sobre suas obras publicadas. Fiquei ainda mais fascinada com a narrativa porque Chris Cleave desenvolve posturas sutis em uma ambientação determinante demais, causando assim inúmeras sensações, tanto para personagens quanto para leitores.

Eu já tinha ouvido muito a respeito dessa obra, e me surpreendi, positivamente, com o enredo, que se mostrou bem dinâmico e ainda mais crível. É mais fantástico ainda porque é possível identificar traços de nosso próprio dia-a-dia. E como citei acima, o que não falta mesmo são reflexões nessas páginas, mesmo porque não é nem um pouco difícil compreender as situações e suas demais implicâncias.


Classificação SEL: 4/5


9 comentários:

  1. Olá...
    Parece ser um livro com lições de vida, emocionante e com muitos altos e baixos, gostei da proposta do livro ja que é um pouco incomum na minha grade de leitura, nunca li nenhuma obra desse autor então vou colocar esse livro na minha lista para tirar minhas próprias conclusões... gostei muito da sua resenha, mostra o quanto você gostou do livro...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê,
    Achei muito legal a premissa do livro e, principalmente, a história ser crível.
    Me encantei com o fato de as protagonistas saberem onde podem chegar e existir essa vontade diferente faz a história parecer muito interessante.
    Anotei essa dica, pois acho que vou curtir, além de tirar uns ensinamentos.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu acho essa capa bem bonita e sempre tive vontade de saber do que se tratava o livro. Lendo sua resenha, fiquei bem curiosa para ler a obra. Gosto muito de livros que falam de dramas reais, que fazem com que o leitor se identifique com os traços apresentados nas histórias. Obrigada pela dica! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fê!
    Enquanto lia sua resenha, fui lembrando muito o filme Rush, que conta da rivalidade/amizade entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt. Eu gostei muito do filme, então creio que irei gostar desse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Que capa linda kkk Sempre achei, mas essa é a primeira vez que vejo do que o livro trata! Achei bem legal o livro trazer lições de vida e ter uma história que beira o real. Mas não sei se leria porque a história em si não me cativou </3

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros que nós faz refletir, que o foco seja algo diferente do que estou acostumada a ler, mas que me fascina mesmo assim, e esse livro tem tudo a ver com minha perspectiva.

    ResponderExcluir
  7. Oi, ainda não tinha visto esse livro. Gosto de livros que nos façam pensar e tenham lições, mas que não tenham por base isso, ou fica cansativo. O que mais me atraiu é o fato dele retratar a vida de atletas, principalmente em ano de olimpíadas, acho ainda mais interessante. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fer♥
    Não conhecia a obra , mas se fosse pela capa não compraria. Uma história que parece ser tão envolvente que te faz pensar, pelo menos lendo sua resenha foi o que pude perceber, deve ser uma lição para cada uma das personagens,ótima resenha parabéns vou anotar a dica aqui ♥

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu já tinha visto esse livro, mas nunca me senti curiosa em relação a ele, e ainda não estou muito, não, mesmo tendo em vista que você gostou da história e da escrita do autor... Não sei, acho que a premissa dele não me chamou a atenção :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo