25 de julho de 2016

Resenha: Duff - Kody Keplinger @GloboLivros

Informações do livro:
Título: Duff
A Maioria Das Pessoas Faria De Tudo Para Evitar
Título original: The Duff
Autor: Kody Keplinger
Editora: Globo Alt
Páginas: 328




Sinopse: Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush - o cara bonito, rico e popular da escola - que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais do que tudo.



Resenha: "Duff", de Kody Keplinger, foi uma leitura muito bem proveitosa, e se eu estava com expectativas, todas foram superadas desde as primeiras páginas. Fiquei encantada por todos os detalhes, além dos sentimentos, das interações, das mudanças, dos comportamentos e o modo como o cenário é desenvolvido: sutil, porém extremamente profundo.

Uma garota que é DUFF (Designated Ugly Fat Friend) simplesmente não se enquadra perante as outras. Ou seja, não tem o estereótipo desejado pelas pessoas que convivem por perto. E é claro que nossa realidade está cheia disso, como se apenas a beleza exterior tivesse importância. Os verdadeiros valores acabam sendo deixados de lado..

Bianca Piper poderia até ser uma duff, mas ela não se importava com o que os outros falavam a seu respeito, pelo menos não até que Wesley Rush entra em seu caminho. Ela é uma ótima personagem, na verdade, e é impossível não se identificar com ela, pelo menos em alguns momentos. Ela é muito perspectiva, engraçada e esperta, por isso gostei tanto de sua personalidade.

Wesley comenta que Bianca é uma duff, e é a partir disso que as complicações se desenrolam, e como se nada mais fizesse sentido. O fato é que há alguns dilemas em paralelo, auxiliando nesse processo de descobertas e emoções. Por isso, pode-se afirmar que é uma leitura mais do que recomendada para quem pode vivenciar algo semelhante, por ser jovem, diferente, ou tantas outras situações que, certamente, ocorrem por aí.


As mensagens são, no meu ponto de vista, as questões mais importantes, afinal de contas é possível refletir muito com cada uma delas. E todos os personagens ganham papeis fundamentais nas cenas. Dá aquela vontade de conhecer cada um deles: conversar, analisar os problemas, manter uma amizade...

É um livro bem leve, que pode ser lido em até um dia ou no máximo dois, como foi o meu caso. Todos os elementos se misturam de uma forma única, fazendo com que o leitor só descanse até que chegue ao desfecho. Eu não sabia que também tinha um filme, mas é claro que irei assistir o mais rápido possível.

Classificação SEL: 4/5


20 comentários:

  1. Olá,
    Tenho interesse em ler esse livro e após sua resenha fiquei com mais vontade ainda haha. Achei legal o tema abordado e é bem realista, realmente o que só parece importar é a beleza exterior. Gostei de saber um pouco da personalidade da Bianca ela deve mesmo conquistar o leitor facilmente. A resenha ficou ótima e espero poder ler em breve.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê!
    Recentemente li uma resenha desse livro e adicionei ele na minha lista na mesma hora. Então, curiosa do jeito que sou, não aguentei a oportunidade de ter o livro em mãos e fui logo assistindo ao filme (recomendo muito, hahah) E pelo filme, eu adorei a personalidade da Bi. Imagina no livro! Fiquei animada por saber que você gostou do jeitinho dela.
    As mensagens são muito importantes mesmo. Acho que pode fazer com que as pessoas abram seus olhos diante das pessoas que estão ao seu redor. E o mais importante é se aceitar, amar quem você é, do jeito que você é.
    Um beijo! Historiar


    ResponderExcluir
  3. Olá Fê,
    Acho a premissa desse livro bem interessante. Já vi o filme e curti demais a personalidade da Bianca, apesar de saber que no livro é diferente.
    Achei muito legal todos os personagens ganharem um papel importante e a leitura ser leve e fluída.
    Preciso ler logo esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!!

    Eu não li a obra mas vi o filme que é bem divertido por sinal. Por isso, deixei o livro para depois Não é uma prioridade sabe?
    Gostei de saber que é uma leitura leve e divertida!
    A capa é linda e a editora fez uma divulgação bem bacana <3
    Vou dar uma esperada para comprar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê!
    Essa já é a segunda resenha que vejo a respeito desse livro e apesar de não ter me interessado muito pela obra, uma coisa eu percebi nas duas: que eu me identificaria super com a protagonista - pois quantos de nós não somos iguais ou parecidos com ela?
    Acho bem bacana quando temos personagens que não são os esteriótipos e não se preocupam com isso.
    Não sabia também que tinha um filme. Talvez assista só a ele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que curti todas as considerações positivas que você fez na resenha: primeiro porque é uma leitura que ode ser feita em um único dia e eu curto esse tipo de livro, que te ganha e você não para de ler até concluir a leitura. E outra coisa é essa parte reflexiva que você citou.
    Quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quando eu li uma resenha bem negativa sobre o filme, acabei estendendo a falta de interesse para o livro. Mas depois do encontro com a editora, percebi que o livro é bem diferente do livro, o que me deixou interessada em uma possível leitura.
    Acho bom falarmos como damos uma valor exagerado a embalagem e desprezamos o conteúdo, que é o que realmente importa. Não li ainda, mas não descarto a leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ameeei o enredo desse livro, é o tipo de história que eu gosto bastante de ler!
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, já virei fã do seu blog rsrs
    Bom, esse livro me encantou pelo nome, acredita? É diferente, gosto disso. Mais também essa história parece muito com a realidade, não foge tanto e dessa forma nos faz pensar sobre vários assuntos que são estereótipos e uma ditadura de beleza que a sociedade impõe as pessoas. Amei o livro, anotei ele porque achei muito legal sua premissa. Ótima resenha! Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Acho que este livro está me perseguindo...haha' Eu não conhecia a expressão "Duff" até ler a sinopse e resenhas de "Duff", mas lembro de ter visto essa coisa de "meninas bonitas com uma mais "feia" para parecerem mais bonitas" em algumas séries. Gosto bastante de livros que abordam o bullying e que trazem mensagens importantes para quem lê.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não é a primeira vez que vejo uma resenha desse livro e achei muito interessante a abordagem que você tomou, levando em consideração todas as lições que o livro tem para oferecer. Acho que Wesley deve ser horrível de começo, mas parece ser aqueles personagens que mudam com o tempo, não é? Vou adicionar na minha lista de leituras.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê
    Comecei a ler Duff, mas tive que parar devido a outras leituras de parcerias e tal, mas quero muito retomar e conhecer de pertinho essa história tão legal. Gostei de saber que o livro transmite muitas mensagens e provoca reflexões. Isso é muito legal.
    Espero ler em breve!
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu vejo várias resenhas desse livro, e pra ser sincera não conhecia o filme mesmo antes da editora publicar o livro.
    Acho bastante interessante a história deste, e de como se consegue trabalhar bem encima dele, de modo que o leitor possa ter uma leitura rápida e ao mesmo tempo profunda.
    Enfim, é uma das minhas metas desse ano, espero conseguir

    ResponderExcluir
  14. Oi Fe, apesar da sua resenha suoer positiva sobre o livro o enredo dele não me atraiu... Mas acho bacana surgir livros com o tema do bullyng e creio que ele ajuda para conscientizar um pouco sovre o assunto.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Li este livro recentemente e gostei muito da premissa. Se antes eu já imaginava uma história muito clichê, me diverti muito com todas as reviravoltas e acontecimentos. Como você também achei a leitura incrivelmente leve e cheia de reflexões. Quanto ao filme, recomendo que você assista. É bem divertido também, embora o livro ainda seja melhor.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  16. Olá fe.
    Li esse livro esse ano e também gostei muito, algumas horas me identifiquei demais com Bianca e em outras nem tanto kkk
    Adorei também as mensagens que o livro passa sobre assuntos que são tabu, e não comentados mas de um jeito leve que não tirou o lado divertido do livro.

    ResponderExcluir
  17. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e que é bem positiva. Lendo sua resenha, tive a certeza que o livro é uma história leve, divertida e super rápida de ler, não é verdade. Confesso que o que mais gostei de saber foi que todos os elementos se misturam, permitindo ao leitor conhecer cada vez mais os personagens do livro. Por isso, dica mais que anotada.
    Ahhh, confesso que o único que não gostei muito foi dessa capa. Infelizmente.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu assisti o filme sem pretensão nenhuma e adorei! É super leve e engraçado, desde então tô louca pelo livro!
    A personagem parece ser ótima e o desenrolar da trama dela e de Wesley também.
    Concordo que o mais bacana do livro são as mensagens passadas, tudo feito de forma leve e divertida, tira aquele peso da temática e torna a leitura especial.
    Ótima resenha, espero ler a obra em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto esse livro, mas de cara fiquei animada porque achei a capa muito atrativa, então lendo sua resenha percebi que se trata de um tipo de história que eu gosto muito. A protagonista parece ser muito cativante, eu adoro garotas engraçadas e acompanhar a história dela deve ser bem bacana. Alem disso, o livro traz boas mensagens para se pensar, né? E isso é a coisa mais importante em uma leitura. Enfim, gostei muito da sua dica de leitura, vou marcar aqui.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê, tudo bem?
    Sabe que eu morro de vontade de ler esse livro, acho a proposta dele muito bacana e estou curiosa para conhecer a personagem. Fiquei feliz em saber que tem um filme e com certeza irei assistir logo após ler o livro. Adorei sua resenha e sua opinião, muito bom saber que ele é um livro leve e rápido.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo