8 de julho de 2016

Resenha: E se for você? - Rebecca Donovan @GloboLivros

Informações do livro:
Título: E se for você?
Título original: What If
Autor: Rebecca Donovan
Editora: Globo                          
Selo: Globo Alt
Páginas: 415




Sinopse: Da autora best-seller Rebecca Donovan, uma história que prova que existe uma segunda chance para o amor. Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano. Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida. Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa. Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?



Resenha: E se for você?”, de Rebecca Donovan, apresenta uma leitura muito intrigante, especialmente porque desde o começo o leitor não consegue compreender muito bem o que está acontecendo. Surgem muitos questionamentos pelo caminho, mas é ótimo poder acompanhar o desenrolar dos dramas, além de torcer para que tudo seja resolvido no desfecho.

A obra tem um estilo único de narrativa e é muito surpreendente, de modo a demonstrar desconfiança em qualquer tipo de encontro, diálogo ou pensamento. O enredo gira em torno de Cal Logan, este que se vê perdido diante de alguns acontecimentos em sua vida. A própria sinopse já informa que ele era amigo de Nicole Bentley, porém muitas coisas fizeram com que seus caminhos se separassem. Tempos depois, ele se depara com Nyelle Preston, e percebe que é completamente igual a Nicole, pelo menos na aparência, já que a personalidade não tem nada a ver.

Então, é claro que o primeiro pensamento que surge é sobre Nicole ser, ou não, Nyelle. Tudo poderia ser simples, mas é claro que há muito a ser revelado nesse trajeto. Mas há mais do que essas questões de semelhanças. Mas é ótimo acompanhar o ponto de vista de Cal, assim como é possível ler um pouco pelo olhar de Richelle e Nicole.



É possível desvendar um pouco a amizade de Cal, Nicole, Richelle e Rae, e de como as mudanças afetaram esse grupo. Confesso que fiquei bem intrigada com Nicole, por isso afirmo que ela é a personagem que se mostra mais misteriosa. Em paralelo, é ótimo conhecer o lado imprudente de Nyelle e de como mexe profundamente com Cal.

Não é uma leitura tão leve, ainda mais por expor dramas um tanto diferenciados, mas também não é nem um pouco difícil compreender as cenas. E com certeza, é possível tirar boas reflexões nessas páginas, o que torna tudo ainda mais emocionante e sincero. O jeito como a autora descreve os sentimentos e consegue repassar todas as sensações é que faz a diferença e que nos deixa envolvidos até o final.

Enfim, a mensagem mais marcante, pelo menos na minha opinião, é sobre a importância de cada experiência em nossas vidas. Por mais que sejam pequenas, cada ato possui seu lado importante e especial e merece ser levado em consideração. Sempre é possível aprender e o melhor, ter mais momentos para se sentir bem. O tempo é curto demais e não podemos nos prender aos problemas assuntos desnecessários.

Classificação SEL: 5/5


21 comentários:

  1. Olá Fê!
    Adorei saber mais sobre esse livro, já quase comprei ele duas vezes mas fiquei na dúvida quanto a história. Me interessei bastante pelo enredo.
    Parabéns pela resenha 😍

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião o livro é muito ruim, a personagem principal é surtada, a amizade entre Cal e Rae é fraca, eles só não entram em conflito, querem retratar a mãe do Cal como uma super mãe, mas ela é completamente insossa, eu esperei muito dele, mas com certeza não foi a expectativa que gerou essa insatisfação, é porque o livro é ruim mesmo. Ludimila

      Excluir
  2. Oi, título interessante esse hem. Só por ele e já leria o livro. Achei meio confuso a história, mas posso ter entendido errado. Independente disso darei uma chance a ele.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oie feh, adorei a mensagem que o livro passa sobre as experiências que temos e o que podemos tirar delas, e adorei saber que o livro tem drama, me parecia ser algo mais adolescente por isso eu não tinha tanta vontade de ler. vou querer dar uma chance

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não conhecia o livro e fiquei bastante interessada. Acredito que a Nicole possa sim ser Nyelle tentando mudar de vida, assumindo nova identidade e fugindo de algo. Afinal, é bem difícil encontrarmos pessoas idênticas por aí, a não ser que sejam gêmeas ...
    A mensagem do livro é muito bonita e concordo que o mais importante é aproveitarmos os momentos bons da vida sem tantos questionamentos.

    Abraços, Lara.
    Império Imaginário

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, tudo bem?
    Desde que esse livro foi lançado estou bem curiosa para ler, pois a sua premissa me chamou muito a atenção. Esse parece ser um livro muito fofo, eu com certeza iria me envolver bastante com ele para descobrir se a garota de fato é a amiga do protagonista ou não. Gostei de saber que ele passa essa mensagem de que devemos valorizar muito os momentos que temos nas nossas vidas, ainda que sejam simples. Espero ler o livro em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Confesso que o que mais me interessou a principio foi a capa ♥ Lindinha! Adoro livros que trazem essa mensagem de aproveitar a vida porque é curta e tals rs Gostei bastante da premissa! Quero ♥

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fê

    Nunca tive tanta vontade assim de ler esse livro, apesar dessa coisa do "ser ou não ser, eis a questão" da Nicole e da Nyelle ser bem interessante.
    Fico curiosa para saber se era ou não a mesma pessoa, mas ao mesmo tempo sinto preguiça de ler o livro e eu nem sei o motivo! hahahah
    Enfim, a resenha ficou ótima e que bom que você gostou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu ultimamente e tenho visto resenhas bem consideráveis sobre esse livro em? Não acho que a história seja ruim, e tem elementos que na leitura para mim são fundamentais rsrs, entoa acho que eu iria amar esse livro, que parece ser tão fofo cuti cuti. Espero amar tanto quanto vc amou! Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Fiquei apaixonada pelo livro logo pela sinopse, uma pena que já o vi nas livrarias mas a capa nunca me chamou a atenção. Enfim, fiquei muito curiosa com o enredo e como Cal vai lidar com toda esta situação, quais são as experiências que eles passaram juntos e como vão construir essa amizade. E é claro, fiquei na dúvida de saber, ela é ou não é NIcole? hahaha
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros dramáticos que nos fazem refletir, e pelo jeito esse livro tem isso. Gostei! Já tinha visto sobre a obra, mas é a primeira resenha que eu leio. Gostei muito da capa, dá um ar de mistério esses olhos azuis, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. OI Fe, a capa deste livro me dá a ideia de fofura e romancinho leve e gostei de saber que ele dá aquela estimulada em valorizar os bons momentos da vida. Amei saber a sua opinião sobre a obra e espero ler o mais breve possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê!
    A história desse livro me pareceu bem diferente dos demais livros do gênero e só por isso já fiquei com vontade de ler, sem falar que fui atraída de cara por essa capa. Gostei de saber que a trama é mais dramática e tensa do aparenta e que traz bons ensinamentos sobre valorizar a vida é as experiências.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. De início eu pensei que fosse um livro um pouco mais de romance ou comédia, até porque li algumas resenhas mas agora não consigo me lembrar, mas você diz que tem uma parte de drama então já gosto mais, porque curto estas questões diárias das experiências. Eu acho que é sim a mesma pessoa, mas aí seria um clichê, né? Fiquei curiosa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bom?
    Tinha uma visão totalmente diferente desse livro! Juro que pensava que se tratava de uma comédia romântica bem leve, onde mocinho e mocinha se reencontram anos depois na cidade natal e se apaixonam rs Adorei essa premissa do "mistério" de ser ou não a garota e da temática da importância de cada experiência. Fiquei bem curiosa rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. Oi Fê

    Amo a escrita da Rebecca e ela esse é um dos motivos que quero muito ler o livro. Pensei que ele fosse um livro mais levinho mas lendo sua resenha percebi que ele trás alguns dramas mais profundos. Estou bem curiosa pra ver se ela é realmente a moça. Espero ler em breve.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Fê!
    Julgando pela capa, eu achava que essa seria uma leitura bem mais romântica e leve!
    Eu adorei a premissa, essa coisa do mistério envolvendo ser ou não a Nicole me deixou bem curiosa. Também fiquei empolgada com essa narrativa única da qual você falou.
    Acredito que essa seja uma leitura com dramas, reflexões e uma boa dose de sensibilidade que vou amar.
    Adorei a resenha e pretendo ler a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Confesso que fiquei confusa, mas acho que lendo o livro conseguirei entender melhorar isso dela ser ou não a Nicole. Amo dramas, espero encontrar uma boa dose nesse livro, a autora parece conseguir deixar tudo bem claro para o leitor mesmo com partes confusas, espero ler o livro e aprender com a reflexão contida nele

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Nossa a capa me enganou direitinho, antes de ler sua resenha eu não imaginava nada do que é esse livro, pra mim era uma coisa mais YA e simples, e pela sua resenha deu pra eprceber que é muito mais profundo.
    Fiquei muito curiosa com esse mistério das meninas, e já leria só pra saber se são a mesma pessoa ou não :P

    ResponderExcluir
  19. Oiii
    Owwwwwnt que resenha fofa do livro,já deu para imaginar um filme na minha mente de como sempre podemos amar inúmeras vezes sim,e este livro esta mostrando o quanto isso pode acontecer ele me parece ser uma leitura muito convidativa,adorei espero ler em breve.

    bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  20. Olá!! :)

    Nao conheica este livro, mas a tua resenha deixou-me com muita vontade de ler mesmo!!! :) ahah

    Bem, eu fico contente que tenhas gostado assim tanto! :) E que tenhas gostado da forma como a autora envolve, como descreve e repassa as emoçoes...! :) E que aprofunde temas assim tao diferenciados! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo