24 de julho de 2016

Resenha: O mundo de Quatuorian - Cristina Pezel, Independente

Informações do livro:
Título: O mundo de Quatuorian
Autor: Cristina Pezel
Editora: Independente
Páginas: 452



Sinopse: Quatuorian é um mundo formado por quatro Terras: Probatus, Crystallos, Jucundus e Caldária. Sob o céu, luas e sóis definem seu destino. Pessoas com poderes especiais, animais e seres gigantes povoam este universo permeado de profecias e poderes vulcânicos. Três jovens e os Mestres do Parteon constatam que uma profecia milenar está se realizando e que o retorno de um lendário Imperador está próximo. Teriva, Julenis e Vinich percebem-se parte da profecia maior que os unirá para enfrentar o mal que se instalou em seu mundo.  O original de FANTASIA ÉPICA YA/NA “ O MUNDO DE QUATUORIAN” foi submetido à leitura crítica pela agência “O Agente Literário”. Veja algumas menções importantes do relatório de análise (veja mais destaques em http://www.cristinapezel.com.br/fantasia epica-nacional/): “(...)chegamos ao final da obra querendo a continuação do livro. Além disso, durante toda a leitura, fiquei com vontade de ver a história se transformando em filme ou série televisiva.”  “(...)Ela consegue manter o vigor das histórias e terminar o livro de forma surpreendente e satisfatória – inclusive, como já citei, ao final ficamos com o “gostinho de quero mais”, que somente os bons livros conseguem suscitar em nós.” “Outro ponto bastante positivo da obra é o fato de a autora trazer/agrupar para a sua escrita elementos e referências de grandes narrativas fantásticas (...) " Site da autora: http://www.cristinapezel.com.br


Resenha: "O mundo de Quatuorian", de Cristina Pezel, se tornou uma enorme surpresa para mim. Claro que eu gosto do gênero fantasia, entretanto não sou muito acostumada ao épico. Portanto, como essa história possui esse estilo, comecei a ler com certo receio, mas não demorou praticamente nada para que já estivesse envolvida no enredo e especialmente diante da ambientação, muito bem construída.

Assim, conhecemos três jovens, muito especiais - Teriva, Julenis e Vinich - e uma profecia envolta pelo mal. O leitor consegue compreender muito bem as implicações de todos os atos e acredito que seria um ótimo enredo para ser adaptado para os cinemas, ainda mais por conta de todos os elementos instigantes.

A sinopse já revela algo sobre Quatuorian ser um mundo formado por quatro terras: Probatus, Crystallos, Jucundus e Caldária.E é muito interessante poder perceber uma cultura nova, desde o modo como acontece a estrutura até as pessoas que possuem poderes. A narrativa é ótima mesmo, porque não deixa pontas soltas sobre isso, mas dá uma certa curiosidade para saber mais a fundo sobre as demais características.

Teriva é um dos personagens mais importantes, onde há a exploração de sua infância, rituais, a aproximação com o amigo Vinich, e posteriormente com  Julenis, esta jovem que também revela ter um grande destaque ao longo dos episódios. Os três se tornam muito amigos quando estão na estação Gnária, um local utilizado para que os poderes sejam estudados e aperfeiçoados com o tempo.


Há romance também, mas de forma bem sutil, então não é nada que possa ir contra a missão deles. Só esperava mais de algumas cenas e queria que Julenis fosse mais explorada do que já é, por que impossível não gostar de sua personalidade. E sobre a diagramação, também sou só elogios, o que auxilia na facilidade da leitura.

Não contei praticamente nada sobre a história, porque acredito que esse livro merece ser saboreado por conta própria. E porque cada detalhe é muito importante e reflete demais nos acontecimentos sobre os personagens, sensações, inimigos, cenários e afins. A autora está de parabéns pela escrita intrigante e ao mesmo tempo simples. 

Por mais que possua mais de 400 páginas, é uma leitura que funciona muito bem e rápido, por sinal. O leitor sente a necessidade de saber qual será o desfecho e como todos os questionamentos serão revelados ou situados para uma próxima continuação. E claro, é mais do que recomendado para quem curte o gênero ou para quem está a procura de algo inovador também.

Classificação SEL: 4/5


14 comentários:

  1. Oi, me parece que esse livro promete. Sei bem como é quando temos que contar um pouco sobre a história e acaba que de tão legal, cada partezinha para gente deve ser vista pela primeira vez por meio da leitura. Gostei da resenha e com certeza lerei esse livro.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê,
    Gosto muito do gênero fantasia e gostei muito de sua resenha de O Mundo de Quatuorian. Confesso que fiquei bem animada com a história e curiosa para fazer a leitura. Acredito que, quando lemos um livro de fantasia, não devemos saber muito e tudo deve ser uma surpresa.
    Dica mais do que anotada, o livro parece ser extremamente completo e sua resenha está incrível.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não gosto de livros fantásticos em que os nomes dos personagens e dos lugares parecem ser estranhos de propósito, sem uma conexão aprofundada com todo ambiente criado e infelizmente me pareceu o caso deste livro. No entanto, sua nota me surpreendeu bastante. Muito objetiva sua resenha, o que é ótimo, mas senti uma pitadinha da sua opinião. De qualquer forma um abraço e até a próxima.

    www.lendocomchuva.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amo também gênero de fantasia, mas fico naquele receio de ler algo épico, acabo me desanimando e não consigo quase nunca finalizar a leitura. Mas gostei bastante do enredo da história, e amo livros com história bem detalhada, aproxima mais o leitor com os personagens. E amo esse tipo de livro, que eu sempre fico querendo saber qual vai ser o desfecho, o que me espera no final. Parece ser uma ótima leitura, futuramente eu vou dar a oportunidade para o livro.
    Leitor Irônico

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê.
    Eu não conhecia o livro e através da sua resenha pude perceber que o enredo é muito interessante e o fato de você ter se surpreendido com ele só me deixou mais curiosa. Acho que quando uma obra consegue nos proporcionar isso a leitura fica ainda melhor. Gostei muito de sua dica.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro mas fiquei algo curioso depois da tua resenha...! :) ahah A verdade e que nao me parece fazer muito o meu genero! :)

    Que bom que gostaste! :) Compreendo que as vezes e mesmo dificil contar factos de um livro assim, quando cada detalhe esta relacionado com toda a historia!! :) ahah QUero mesmo saber ja que te prendeu assim tanto! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei de você não contar muito sobre a história na sua resenha porque assim o elemento surpresa, que parece ser bem importante nesse livro, permanece e assim se mantém uma leitura bem fluída. Eu, como amante de uma boa fantasia, com certeza vou querer ler essa obra.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro fantasia e adoro épicos, então o livro já leva alguns pontinhos comigo. Gostei bastante da premissa, parece ser uma obra bastante rica do ponto de vista narrativo. Achei bom que o romance que há na obra seja sutil, pois romance exagerado não cairia bem em uma obra épica. Gostei do cuidado que você teve de não revelar muita coisa para que a leitura seja saboreada pelo leitor.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  9. Amo fantasia, principalmente épica! Que bom que mesmo não estando acostumada ao épico você se envolveu rapidinho, quando a ambientação é boa facilita bastante as coisas. Tem livros em que a gente não pode dizer praticamente nada sobre a história mesmo, ou corre o perigo de estragar a leitura de alguém. Só sei que fiquei com vontade de ler... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom? Eu gosto do gênero, apesar de não estar muito presente entre minhas leituras ultimamente. O Mundo de Quatuorian me pareceu muito interessante pela sua resenha, e original também, e por isso acho que daria uma chance sim. Já anotei a dica ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Fê, se eu não tivesse lido sua resenha confesso que nem me interessaria em conhecer a obra, pois achei a capa muito sem gracinha. :( Mas que bom que sua resenha mudou minha visão da obra. Eu adoro fantasia, ainda mais épica, então claro que já amei a história. E que bom saber que é uma leitura rápida.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas sua resenha só me instigou, principalmente por não ter spoilers!
    Gosto de romances nos livros, mas fantasia sempre tem que ser na medida certa, e pelo visto neste a autora acertou, já que não atrapalha a missão! Já quero ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nunca tinha visto o livro nem a Cristina, mas a obra me interessou bastante, fiquei um pouco desanimada por ter 400 páginas e pleo gênero não ser um dos que mais me agrada, porém, quero dar uma chance! Poderia virar um filme mesmo, ia adorar hahaha

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Fê!
    Não conhecia o livro, mas só de ler a sua resenha, fiquei bem curiosa a respeito do livro. Mesmo não fazendo muitas leituras do gênero fantasia ultimamente, fiquei bem intrigada com a premissa só de saber que tem o épico também. Fico feliz em saber que o livro é de rápida leitura, mesmo tendo mais de 400 páginas. Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo