22 de agosto de 2016

Resenha: Amazônia - Amor & Crime - Floriano Almeida @autografiaed

Informações do livro:
Título: Amazônia
Amor & Crime
Autor: Floriano Almeida
Editora: Autografia
Páginas: 207



Sinopse: Amor e Crime, conta uma história de ficção, mas baseada na realidade do tráfico da Amazônia. O autor nos mostra os mistérios da mata - para além de suas lendas, culturas e ricos recursos naturais - e o crime organizado, com narrativa repleta de ação, suspense e mistério. Fazendo o leitor viajar para o norte do Brasil, Floriano aborda o comércio ilegal de entorpecentes na região e a biodiversidade explorada clandestinamente. Mesmo sendo uma obra de ficção e entretenimento, o livro é uma denúncia sobre as ilegalidades na região Amazônica, que acontecem cada vez mais. Com uma narrativa envolvente, Amazônia – Amor e Crime é uma trama excitante, de leitura fácil, porém, profunda. Levando o leitor para a atmosfera sombria do livro, o autor consegue denunciar os maus tratos causados pelo homem à mata e, ao mesmo tempo, entreter com uma história de tirar o fôlego.



Resenha: "Amazônia - Amor & Crime", de Floriano Almeida, é um livro de ficção interessante, especialmente por poder explorar uma ambientação tão marcante, assim como pela questão que o livro se baseia: pelo tráfico da Amazônia. É uma narrativa rica em detalhes, e é excelente recomendação para quem curte explorar ambientações e seus mistérios, detalhes surpreendentes, entre outros elementos complexos.

É realmente muito complicado descrever as sensações diante das implicações sobre as ações humanas. Na verdade, é muito triste, entre outras emoções perturbadoras, e que se fortalecem a cada página lida. É como se o leitor fizesse parte do cenário, o que se formos pensarmos a fundo, é um envolvimento que lida com a população de um modo geral.

Os personagens conseguem chamar a atenção para diversos tópicos, além do tráfico e bem mais do que podemos imaginar. As agressões mexem com qualquer pessoa que sinta a preocupação sobre o meio ambiente. As referências são fortes e não há como negar de que é um livro que merece ser estudado também em várias instituições, desde escolas e afins.



Apesar disso e de toda a importância, e por mais que tenha concluído a leitura, afirmo que a obra me pareceu um pouco objetiva demais. Claro que os sentimentos estão nas entrelinhas, em forma de mensagens, mas no meu ponto de vista, faltou mais aprofundamento sobre esses sentimentos. E é por isso que não consegui me envolver muito, pelo menos não como esperava.

A diagramação está impecável (apenas pelo fato de as folhas serem brancas, o que eu não gosto), mas é claro que a Editora Autografia merece destaque por isso. A capa também está totalmente de acordo com a história, e nos faz refletir bastante sobre os acontecimentos, não somente nessa obra, mas em nossa própria realidade, diante de todas as críticas exploradas no contexto.

Eu não sabia muito o que esperar quando comecei essa leitura, mesmo porque nem tinha lido nada a respeito. Para mim, não foi uma leitura tão rápida, mas por motivos pessoais mesmo e não por achar o texto forçado ou algo parecido. Pelo contrário, vale muito a pena conhecer o trabalho do autor diante desse desenvolvimento tão profundo.

Classificação SEL: 3/5


23 comentários:

  1. Achei super esse livro, gostei mesmo.
    Eu iria adorar ler um livro ambientado na Amazônia...

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe, o livro parece cabeça rs Infelizmente não é meu estilo de leitura, quem sabe não vire uma adaptação ou documentário
    A Amazônia é nossa e temos que cuidar, é sempre bom termos acesso a informações sobre o que acontece la, pois pela mídia é muito pouco. Parabéns a editora por dar a vez a um livro com esse tema.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Apesar de esse tema de tráfico na Amazônia ser muito interessante, o livro em si não me chamou muito atenção por achar que seja mais um documentário, e não uma história. Acho que não seria uma leitura rápida para mim também.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê,
    Não conhecia esse livro e, apesar de ter achado o tema interessante, não fiquei curiosa em relação a leitura. Acho que a falta de aprofundamento foi um dos pontos que me fizeram seguir esse rumo, sabe? Apesar disso, acho que a história é interessante de sua maneira.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Aqui FLORIANO Almeida. Confira. Comentário de Carolina Ramires, não se trata de documentário. E um romance com bastante verossímilidade com a realidade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe, acho que sentiria falta também, de se falar mais subjetivamente sobre as sensações que permeiam a história. Achei a capa bem "amazônica" e me interessei pela premissa. Se tiver a oportunidade de ler, lerei com certeza.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola amore...
    Parabéns pelo blog e pelo post... uma graça!
    Não curti muito o livro não, pra ser sincera...
    Adorei as fotos s2
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hey!
    Eu não conhecia esse livro, nem o autor, mas achei a ideia dele super original. Nunca tinha ouvido falar de nenhuma história que se passasse na amazônia e imagino que deva ser uma experiência e tanto ler esse livro. Fiquei bastante curiosa pra conhecer, mesmo você achando que merecia mais aprofundamento. Adorei a sua resenha.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro, aliás não o conhecia até ler a sua resenha, mas pelo que você me mostrou acho que concordo com seu argumento da questão objetiva do livro. Entendi que é um tema denso e por isso o autor tenha optado por uma escrita mais séria, mas por outro lado, talvez a mensagem que ele queria passar ficasse muito mais acessível se ele tivesse romantizado mais e objetificado menos. Enfim, essa é a impressão que tive através da resenha, para falar mais só lendo e vendo com meus próprios olhos. O tema é sim muito interessante e importantíssimo, adorei saber sobre o livro e quam sabe não me aprofundo mais nessa questão?!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Fê,

    Achei interessante o enredo desse livro. Acho que nunca li nenhum livro que explora os crimes da Amazônia. Mas, ao ler sua resenha, ele chamou minha atenção. Valeu pela dica!

    Helô

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Sem dúvidas esse deve ser um livro super válido de ler por falar de um assunto tão importante. O tráfico na Amazônia é mesmo algo grandioso, uma pena o autor não ter se aprofundado tanto. Se der vou conferir a obra!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Gosto muito de livros que tratam da Amazônia, explorando também os acontecimentos reais que vem ocorrendo nos últimos tempos. Sem dúvidas a premissa do livro parece ser boa e prometer um grande impacto em nossas vidas, mas por ser uma leitura objetiva demais como você mencionou, fico com um pé atrás, pois acredito que eu demoraria concluir essa obra. Ainda assim é uma dica a se anotar e gostei muito da premissa explorada pelo autor.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa sim para fazer a leitura ainda que com a objetividade eu achei uma tacada de mestre do autor tocar nesses assuntos a questão da Amazônia esta ai para qualquer um ver e não é de hoje há anos atrás eu fiz um trabalho no ensino médio onde esse tema já era abordado ilegalidades da floresta principalmente extração ilegal adoro quando autores escrevem esses tipos de livros que mesmo usando a "ficção" alfinetam e abrem o olho de muita gente.
    Bju
    Mary reis.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fê. gostei da premissa da história achei super valido falar de uma coisa que muita gente sabe, mas não sabe a fundo, a obra me chamou muito atenção, mas confesso que não é algo no qual eu leria no momento, fico triste que em alguns pontos o livro não tenha te agradado.Fiquei receosa com a leitura devido a folha ser branca. A capa do livro está realmente muito linda e parece que faz jus a história. Parabéns pela resenha Fê beijos ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Eu conhecia já a editora,mas desconhecia esse lançamento! Mas já achei super válido o fato do livro ser ambientado onde ele é rsrs. Gostei do título e a sinopse conseguiu me prender! Quanto a capa eu não achei muito bonita! Mas ela é bela na sua simplicidade! Espero poder ler a obra e tirar minjabspropias conclusões sobre amesma! Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Fe, adorei a proposta desse livro que apesar de ficcional traz temas.bem atuais do.que está acontecendo na floresta amazônica e com certeza ele nos leva a reflexões de até onde o Homem é capaz de chegar pela ganância. Preciso ler esse livro logo.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Parece ser uma abordagem interessante acerca das ações humanas em relação ao meio ambiente. Gostei bastante da premissa do livro, pois estou tentando me tornar vegana e essa vertente preza o bem estar animal como também da flora de modo sustentável.
    É inegável o impacto negativo que tantas ações maléficas ao ambiente em que vivemos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gostei muito da temática do livro, adoro quando os autores se preucupam em lançar histórias que sejam de fato importantes pro nosso mundo, como a preservação da amazônia e todas as bárbaries que ocorrem por lá e ficam escondidas por baixo de panos e subornos.
    Ainda que mais objetivo, tenho certeza que é um ótimo livro

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu com certeza teria problemas para me envolver com esse livro objetivo demais, preciso sentir muita emoção enquanto leio para gostar de verdade de uma leitura, então não me interessei. Além disso, os enredo não me atraiu muito, com certeza fala de coisas importantes, mas não do tipo de tema que procuro em um livro de ficção.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e de cara ja fiquei curiosa, porque é uma história bem diferente do que costumo ler e que aborda um tema bem interessante e importante. Bom, o único problema é essa questão de ser muito objetivo, acredito que também teria problemas para me envolver.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá...
    Confesso que se encontrasse esse livro numa livraria passaria direto e não compraria, porém, ao ler sua resenha fiquei mega entusiasmada, pois, a temática me agradou muito e deve ser uma ótima leitura.
    Acho que nunca li nada sobre o tráfico da Amazonia, então, acho que é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  22. Folhas brancas atrapalham bem minha leitura, mas faz parte. Não conhecia o livro, e achei uma pena você não ter sentindo um aprofundamento como esperava. Gostei desta capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Não sei se esse é o meu tipo de livro. Pela sua resenha me pareceu que o livro é bem objetivo e talvez, por não ser muito a minha área talvez não me prendesse e isso, de certo modo acaba dificultado o ritmo da leitura.
    Acho que não seria o livro certo para mim, mesmo parecendo uma história muito interessante e importante de ser lida e discutida.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo