3 de agosto de 2016

Resenha: O braço da espada - Zeca Lima @autografiaed

Informações do livro:
Título: O braço da espada
Aquele que galgou ao norte – livro #3
Autor: Zeca Lima
Editora: Autografia
Páginas: 411




Sinopse: Em um mundo onde as Leis favorecem somente aos grandes Senhores, onde a Religião é imposta a todos como a única, onde Cavaleiros são os mais nobres guerreiros e onde os plebeus trabalham e sofrem com os mais altos impostos, uma antiga lição é deixada para trás. Uma lenda é selada e jamais recontada... É então que ressurgem os predadores naturais dos humanos. Criaturas que não são subornadas, facilmente exiladas ou executadas. Criaturas dos olhos escuros que não veem nada além dos frágeis humanos. Esses são chamados de Forasteiros da Noite. Diante dessa carnificina, tocam os tambores... E o poema ressurge...  Nesse livro você conhecerá os gêmeos Raven e Vidana que tem suas vidas mudadas para sempre. Ele vai para o norte e ela vai para o sul sob a promessa de que um dia hão de se reencontrar. Sete anos se passam e a terra de Calimbra é tomada pelas criaturas da noite. Ele volta como caçador e Ela como a caça.


Resenha: O braço da espada – aquele que galgou ao norte”, de Zeca Lima, apresenta uma trama extremamente irreverente e fantástica. Confesso até que fiquei com receios de fazer a leitura de um livro que já se inicia pelo volume III. Entenda: Faz parte de uma trilogia, e como tal esse deveria ser o último, entretanto, deve ser lido primeiro.

Uma coisa é certa: envolvimento não faltam nessas páginas, assim como surpresas em um cenário tão peculiar. E claro que por ser fantasioso, o enredo consegue distinguir bem as sensações, origens, percepções e toda a aventura narrada ao longo desse percurso, que pode ser bem intrigante em algumas cenas.

Raven e Vidana são irmãos gêmeos e demonstram uma fé inabalável quanto o assunto gira em torno do reencontro. Infelizmente, passam por vários obstáculos, ao mesmo tempo que conseguem demonstram o quão fortes podem ser. E é impossível não sentir emoção diante de suas angústias e imperfeições.


A sinopse é bem reveladora, mas há muito mais a ser descoberto nesse cenário. Vale destacar que é ótimo ler a apêndice lá nas últimas páginas referente personagens, assim como também  há um poema e descrições sobre os mais distintos clãs. É algo muito importante, seja para tirar dúvidas ou apenas para conhecimento mesmo.

A capa, inicialmente, não dá detalhes sobre o que se passa nessas páginas – eu mesmo nem tinha me agradado muito dela –, mas ao longo dos acontecimentos, o leitor já consegue notar o que realmente importa e as devidas implicações. Sem contar que é possível encontrar algumas conexões e referências, basta estar atento a todos os detalhes repassados.

A Editora Autografia, assim como todos os envolvidos, especialmente o autor, ousaram ao fazer um estilo tão diferenciado. E está errado quem pensa que o texto pode ser confuso. Isso porque todas as cenas são bem compreensíveis, de modo a estudar a ambientação, personagens e outros detalhes igualmente marcantes nesse contexto.

Classificação SEL: 4/5


26 comentários:

  1. Eita, é o terceiro mas deve ser lido primeiro? Uau, bem diferente.
    Eu amo livros assim de fantasia e já fiquei curiosa pra ler esse.
    Adorei saber que o livro envolve o leitor e traz surpresas intrigantes.
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Que curioso o fato da trilogia começar logo pelo livro três. Eu tenho um tipo de mania que nunca começo nada pelo último. Não consigo assistir o filme dois para voltar para o um, eu simplesmente tenho que começar pelo começo. Enfim, por isso, não sei se encararia esse livro, embora a história dos gêmeos mostra-se ser bem interessante e emocionante, além do enredo parecer ter um pouco de suspense e ação.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, o livro parece ser ótimo <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe... tua classificação foi bem boa, e isso é ótimo quando o texto é ousado, mas mesmo assim, por se tratarem de mais livros, eu não sou muito fã não... eu não conhecia o autor e muito menos a editora.... a capa é bem sombria, o que me parece ser bem propositoal. Voce avaliou muito bem, logo, creio ter gostado e realmente se envolvido como disse no começo de sua postagem. beijos

    ResponderExcluir
  5. Fato curioso esse do livro começar pelo final. bem audacioso, como mesmo disse.
    Achei legal o fato da história girar em torno do amor fraternal entre irmãos e sair um pouco dessa dinâmica mais vendável do amor carnal.
    Agora é só torcer para que mesmo um sendo a caça e o outro, o caçador, o amor e sangue vençam essa batalha.

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Achei diferente o fato de ser o terceiro livro, mas ter que ser lido primeiro, fiquei curiosa quanto ao porquê disso.Bom, já ouvi falar do autor, mas não conhecia essa obra dele. Sentir falta de algo na resenha, podia ter falado um pouco mais sobre o enredo. Ainda assim, pelo o que li, a obra parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu não conhecia o livro (nem a trilogia) mas pelos seus comentários sobre o desenvolvimento e sobre o enredo eu fiquei muito curiosa. A capa é bem diferente e está bonita também. Achei que pudesse ser um pouco confuso pelo fato de estar lendo o terceiro volume mas como você diz que não tem problema e até aconselha a se começar a ler por esse, deve ser uma leitura fluída então.

    ResponderExcluir
  8. Tenho reparado no seu blog que você e bem eclética nas leituras, lendo um pouco de tudo e isso é admirável!!!
    Ainda não conhecia o livro, mas não sou muito de ler o gênero. Achei interessante o apêndice e acho que eu leria para conhecimento mesmo, como você indicou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Fê,
    Gosto muito de leituras fantásticas, mas fiquei bem confusa quando li que devemos começar pelo terceiro volume, sei lá, isso não entrou na cabeça ainda hahah
    Gostei da sinopse - e como você disse que ela é reveladora - e acho que vou gostar da história como um todo, pois parece ter sido bem construída.
    Anotei a dica. Agora, me tira uma dúvida: Devemos ler o segundo volume e, por fim, o primeiro?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gostei bastante da sinopse e da resenha. Mas confesso que também fiquei confusa quanto a começar pelo terceiro volume. Achei meio estranho.
    Desconhecia a trilogia e fiquei feliz em conhecer um pouco mais sobre.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe, fiquei bem intrigada com o livro que nos arremete um pouco ao cenário da idade media. Adoro fantasia e o enredo desse me pareceu nem promissor. A única coisa que não entendi muibem foi esse ser o último livro da série e ter que ser lido primeiro... Rsrs. Acho que só lendo Para saber neh?
    BJ

    ResponderExcluir
  12. Fer boa noite amoreca!!!
    Adorei a resenha... embora não tenha curtido muito a história pra ser sincera... nem a capa do livro rs!
    Beijokas!!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Se eu entrasse em uma livraria e visse esse livro, o compraria só pela capa e pelo título. Depois de ler sua resenha, então... Certeza! Amo histórias com estilos medievais fantasiosos, sei que podemos aprender muito com elas. Fiquei extremamente curioso pelos Forasteiros da noite e gostei do que você disse sobre a leitura ser bem compreensível.
    Parabéns pela organização da resenha!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas gostei da capa embora não seja muito reveladora da historia como disseste! :)

    Mas gostei de saber que era envolvente que tinhas bastantes surpresas, o que eu adoro, num cenário tao peculiar assim! :) QUe bom que não e nada confuso e que tudo se entende bem no texto! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, e achei a premissa bem interessante. mas confesso que não gostei tanto da capa do livro, por isso que ele não me chamou tanto a atenção. Quem iniciando a leitura, acabe deixando essa ideia de lado.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Realmente não entendi porque o livro começa do terceiro, eu já sou confusa, esse livro iria me deixar mais ainda.
    Comecei esse semestre a estudar literatura medieval,não faz muito o meu tipo, mas a gente não lê só o gosta né kkkk, talvez leia esse livro para entrar um pouco nesse clima épico, bjs

    ResponderExcluir
  17. Fiquei meio confusa com o enredo em si, porém se for o que entendi me parece uma boa leitura ate mesmo pelo que disse da forma como é escrito o livro e por vc ter começado pelo terceiro volume.

    ResponderExcluir
  18. Achei confusa isso do terceiro livro dever ser lido primeiro, mas pelo que percebo o leitor logo se envolve com a história e conhece os cenários da trama, que aparentemente é bem construída. Não conhecia o livro mas me interessei, mesmo que a capa não chame minha atenção

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Nossa, eu não conseguiria viver numa sociedade assim, sinceramente. Mas gostei da temática e fiquei curiosa em fazer a leitura.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Fiquei muito intrigada com isso de ter que começar a ler pelo terceiro livro, isso é algo bem diferente, nunca tinha visto. Gostei bastante da premissa da obra, e posso dizer que o livro me interessou bastante. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, mas gostei bastante da premissa dele, apesar de achar estranho o terceiro livro ter que ser lido por primeiro *-* Gostei da edição, a capa ficou linda. Não é bem o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, mas gostei da premissa, me chamou a atenção, apesar de ser uma história fantástica, e eu estar querendo livros mais reais no momento.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Que legal o livro 3 ser o primeiro kkkkkk Nunca vi isso na vida kkkkkkk
    Mas enfim, achei a trama do livro muito interessante, pela sua resenha deu pra perceber que a história fantástica é muito bem escrita e desenvolvida, adoro quando os livros nos pegam pelos mistérios.

    ResponderExcluir
  23. Oi Fê, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, e para ser sincera eu não me agradei muito com ele, então acredito que eu não leria no momento. Talvez pelo gênero que não estou muito acostumada, mas gostei muito da sua resenha e de ver a sua opinião. Talvez um dia dou uma chance a ele e quem sabe mudo de ideia né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Oii Fê
    Como uma escritora de literatura fantástica eu amo livros assim, não conhecia a história e muito menos o autor, é bem gratificante encontrar histórias assim brasileiras por que eu quase nunca encontro. Isso do livro 3 ser o primeiro, já fiz isso acredita? Em uma história que eu postava online, deu um bug no pessoal. Eu amei a sua resenha e o modo como você colocou tudo em ordem. Quero muito saber mais sobre esses dois.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oiiie Fê, tudo bom???
    Amei essa capa, apesar de não ter conhecimento sobre o livro e nem o escritor anteriormente, essa ligação que gêmeos tem deve realmente ser maravilhoso né?? Fiquei bem curiosa para saber como é a relação e o que eles fazem para conseguir passar por cima desse obstáculos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Hey Fê,
    Esse livro parece sem bem interessante, a principio achei a capa um pouco confusa, mas depois olhando direito eu entendi um pouco ela. Amo literatura fantástica e isso de irmãos gêmeos parece ser bem interessante. Quem sabe quando eu tiver tempo eu leia ele. Amei sua resenha
    Abraços

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo