16 de setembro de 2016

Resenha: Alguém para amar - Alice McDermott @GloboLivros

Informações do livro:
Título: Alguém para amar
Título original: Someone
Autor: Alice McDermott
Editora: Globo Livros
Páginas: 256



Sinopse: Uma vida: suas dores devastadoras e suas alegrias inesperadas; suas rajadas de brilhante clareza e seus momentos de profunda confusão. Esse é o tema de “Alguém Para Amar”, extraordinário novo romance de Alice McDermott, após um hiato de sete anos. Lembranças dispersas — de uma infância curiosa, das descobertas sexuais na adolescência, da maternidade, e, finalmente, da velhice — se reúnem nesta história inesquecível que retrata uma mulher admirável, mas que, ao mesmo tempo, poderia ser nossa mãe, nossa amiga, nossa vizinha ou até nós mesmos. Logo nas primeiras páginas somos apresentados à Marie Commeford ainda criança: uma menina com óculos de lentes grossas, que observa uma Nova York pré-Depressão da varanda de sua casa no Brooklyn. A partir daí, Marie conta sua própria história e relembra momentos marcantes, como sua primeira desilusão amorosa e o trabalho como “anjo consolador” de uma funerária; o breve e delicado período em que seu irmão se dedicou ao sacerdócio; seu casamento feliz e o nascimento dos filhos. A deterioração urbana que destrói o bairro de imigrantes irlandeses de sua infância é paralela à deterioração da saúde de sua mãe e da sanidade de seu irmão. Os gestos de sua jovem vida reverberam nas tristezas e nos triunfos da velhice. “Alguém Para Amar” é um romance totalmente original que fala sobre as grandes verdades da vida à medida que os dias passam, tão únicos quanto inexoráveis. A magia da história composta por Alice McDermott reside na forma como os eventos narrados com destreza, emoção e um humor refinado refletem nossas próprias lembranças e experiências, compondo um retrato universal de diferentes mulheres, em diferentes épocas e lugares que espelham as emoções, os percalços, as perdas e as alegrias vividas por Marie ao longo do século XX. “Alguém Para Amar” marca a consagração definitiva de uma das maiores escritoras americanas da atualidade.


Resenha: "Alguém para amar", de Alice McDermott, apresenta um romance intenso e que consegue desenvolver bem as emoções marcadas ao longo do texto. É um livro para refletir também, especialmente porque, como a própria sinopse já sugere, são questões retratadas que poderiam ocorrer com qualquer mulher, o que torna as cenas ainda mais críveis diante de nossas percepções.

Não há nada surpreendente no contexto, e por isso pode ser que alguns venham a se decepcionar. Mas ainda citando a sinopse, ela consegue explicar um pouco sobre as intenções da autora. Sua escrita é sutil, e ao meu ver, por trabalhar em cima de eventos casuais, não perde o encanto em nenhum momento.

Sobre a gif abaixo, só posso dizer que me fez pensar nesse livro e por isso coloquei aqui. A vida passa rápido e as lembranças sempre são muito importantes em nossa caminhada. E é por isso que devemos saber aproveitar o melhor de tudo, assim como dar valor para as pessoas que nos rodeiam. Reflexões do tipo...

retirado da internet
As expressões chamam muito a atenção e isso é um elemento fantástico, especialmente por conhecermos a protagonista na infância e terminarmos até a velhice. Então, é claro que as descrições sobre sua vida seriam importantes de alguma maneira. Assim, as recordações demonstram fraquezas, sentimentos, dúvidas, impactos no caminho, entre outras referencias. 

Tudo se torna extremamente compreensível, mesmo porque a narrativa é objetiva, além de toda a simplicidade imposta desde o princípio, então a vida explorada  de Marie Commeford garante comoção, seja pelos relacionamentos ou por outros fatores que ganham destaque ao longo dessas páginas. 


As mudanças refletem muito em Marie, mesmo porque mudar faz parte da sociedade, e é realmente interessante e igualmente curioso acompanhar as adaptações nas mais diversas experiências. É ainda melhor porque ela consegue visualizar bem as consequências de seus atos e de quem está ao seu redor. Na verdade, nem precisou pensar muito e sim sentir sobre as reais importâncias em sua trajetória.

Enfim, é uma obra mais do que recomendada para leitores que gostam de desfrutar de um enredo mais crítico e delicado, ainda mais por direcionar tantas passagens e experiências duvidosas, as vezes divertidas, outras tristes demais ou que levam a implicações intrigantes, sérias, perspectivas e afins. E é claro que é tudo questão de ponto de vista, mesmo porque esse livro pode ser interpretado de várias maneiras. A graça na leitura dele está justamente nesse aspecto.

Classificação SEL: 4/5


23 comentários:

  1. Olá Fê, tudo bem?
    Acho que esse seria um livro que iria gostar de ler :)
    Apesar de não conhecer a autora gosto muito de romances.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fiquei super animada com a história, por ter todo esse lado reflexivo, amei!
    Não conhecia o título e adorei a dica!
    Beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Fê ♥
    Não conhecia a autora, mas fiquei muito curiosa ao ler sua resenha pude sentir um mix de sentimentos. A premissa da história já te deixa louca querendo saber mais . A capa está linda, já anotei a dica . Parabéns pela resenha♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, nunca tinha visto nada sobre esse livro mas parece ter uma carga emocional bem forte. Acompanhar a vida toda de uma mulher não é um romance para qualquer um. Acredito que este seja um livro para se ler aos poucos e com um olhar mais crítico e reflexivo, além do mais, os acontecimentos mais cotidianos aproximam a narrativa da nossa realidade e nos dão certa empatia com os personagens. Afinal, não é só de histórias mirabolantes que se faz a vida né? Rs
    Fiquei curiosa sobre a leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que apreciaste assim a a leitura! :) Deixaste-me curioso...

    Não sou muito desse tipo de romances... Mas gosto sempre de um enredo critico assim! :) Acho que da sempre outro toque.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fer,
    Gostei. Eu prefiro mesmo esses enredos mais críticos, mais intensos e fiquei bem curiosa a respeito do livro. Tudo bem que o contexto não é tão diferente assim, mas com certeza fiquei curiosa por causa da sinopse. Adorei sua resenha, vou anotar a dica por aqui.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  7. Uma capa que não me chamaria atenção.
    Uma sinopse que me deixou curiosa e a junção de uma resenha linda o que fazer? Correr para ler pena que não o tenho kkkkkkk.
    Situações que poderiam acontecer a qualquer pessoa: isso define adoro esses livros com uma pegada mais seria se é que posso chamar assim.
    Ficou muito bacana sua resenha vou anotar a sua dica.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  8. Olá Fê,
    O livro me pareceu ser bem delicado e envolvente e gostei muito disso.
    Adorei ler sua resenha e fiquei pensando nesse gif e a colocação dele perto da história. A vida passa, mesmo, muito rápido e tudo o que fica são as memórias.
    Mesmo não sendo um livro inovador, fiquei curiosa com a leitura e acho que vou curtir muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê!

    Realmente a vida passa muito rápido! Gostei de saber que o enredo é crítico e delicado, fiquei interessada e adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, essa é a primeira vez que vejo sobre ele em algum blog e fico feliz que tenha conhecido ele aqui haha enfim,me parece ser um livro que levanta várias criticas, ao mesmo tempo que nos leva a refletir sobre vários aspectos, como o passar do tempo, e isso me deixou intrigada em como a autora desenvolveu a obra, pois me parece que ele não tem um tema especifico e falar tanto da infancia da protagonista como da velhice. Dica anotada

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe, ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa com a narrativa simples mas cativante que você diz que o livro tem. Esses momentos delicados que a narrativa tem, também me deixaram interessada em conferir a história.
    Valeu pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Desconhecia a obra, mas gostei bastante da premissa principalmente pelo fato de acompanhar a personagem através dos relatos desde criança até a idade mais avançada podendo acompanhar o amadurecimentos e o reflexo dos acontecimentos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nossa, não conhecia a obra e nem a autora (ela é brasileira?) simplesmente amei a história, você soube se posicionar diante do acontecido no livro, me deixou com vontade de apreciar e acompanhar a vida de Marie, com certeza lerei, gosto de livros que nos mostram o desenrolar da vida. Amei. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  14. A capa me chamou atenção, achei bonita. Eu não conhecia o livro mas através de sua resenha pude perceber o quanto a leitura deve ser proveitosa. Acho que é um livro onde nos envolvemos com a história e acompanhar a personagem desde a infância até a velhice deve ser muito intenso.

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei a capa primeiramente, me lembra muito o outono.
    adoro livros que se passam vidas reais, dia-a-dia, não sei porque mas as vezes acho a monotonia bastante interessante

    ResponderExcluir
  16. Olá Fê,eu gosot muito de livro que trazem um contexto que vai me deixar pensando na vida. Após ler sua resenha, mesmo sabendo que ele possui conteúdo que possa ser considerado banal, acredito que seria um livro que eu gostaria de ler. Principalmente para ser lembrada de que a vida passa, de fato, muito rápido. Gostei da resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  17. Quando observamos toda a vida de um personagem, desde criança até a idade mais avançada, fica difícil não ser tocado pelas experiências de vida que podemos tirar da história deste. Parece ser um livro bem delicado, fiquei interessada pelo fato de nos fazer pensar um pouco mais sobre a vida, sobre como ela passa rápido, isso faz com que lembremos de aproveitar nossa trajetória da melhor forma. Beijos Fer!

    ResponderExcluir
  18. Oieee, tudo bem? Acho que sou meio masoquista porque adoro livros em que eu "sofro" com os personagens. Romance nem é meu gênero preferido mas se épra ler tenho que me envolver até a raiz do cabelo e parece que esse livro conseguiu esse efeito em você né? Com certeza uma dica mais que anotada! Bjão

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei animada de cara por conta do título que me passou a ideia de uma bela história. Algo bacana é ser algo que pode ocorrer com qualquer mulher, porque ultimamente leio cada história meio "irreal", sabe? kkkkk Parece ser uma leitura que vai me emocionar e fazer refletir, com algumas mensagens que irão me ensinar algo, e apesar de não ter nada extraordinário, eu vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Olá! Acho que li pouquíssimos livros que contam a vida inteira do personagem, é uma abordagem bem diferente. Adorei a capa, ela passa um pouco da sutileza que você mencionou da história, vou colocar na lista, pode ser uma experiência interessante :) Beijos

    Luana do lovereadmybooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. <3 Livros que tratam dos dia a dia são maravilhosos por mostrar que as coisas mais importantes da vida estão sempre próxima de nós, além de nos fazer refletir e abrir os olhos para o mundo onde vivemos. Simplicidade é tudo e essa capa super combinou com o enredo!

    Beijinhos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  22. Oi Fê
    Adoro livros que nos levam a refletir sobre o quão curta a vida é. Esse gif é realmente bastante reflexivo e amei ver que o livro é sobre a vida da personagem. Primeira resenha que vejo e fiquei super na vontade de ler.
    Amei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. O enredo do livro já me interessa, amo romances e principalmente os que trazem ensinamentos e que conseguem tratar de temas que podem acontecer na vida de muitas pessoas. Espero que ele consiga desperta em mim as mesmas emoções que lhe despertou, não conhecia o livro mas já estou desejando.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo