23 de setembro de 2016

Resenha: Nerve - Jeanne Ryan @PlanetaLivrosBR

Informações do livro:
Título: Nerve
Título original: Nerve
Autor: Jeanne Ryan
Editora: Planeta
Selo: Outro Planeta
Páginas: 304



Sinopse: Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também. Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo. A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.


Resenha: "Nerve", de Jeanne Ryan,é um livro que estava na minha lista de desejados há muito tempo e fiquei muito feliz quando soube de seu lançamento pelo selo Outro Planeta. Estava repleta de expectativas e fiquei feliz ao compreender um enredo tão bem desenvolvido, repleto de complexidades, desafios, suspense e muitas cenas inesperadas.



A protagonista, Vee,  é aquela garota que sempre está por trás das cortinas, e ela até pode não fazer muitas coisas para mudar a sua situação, mas é fato que haveria um momento em que ela se rebelaria e seguiria rumos diferentes. Aos poucos, Vee consegue surpreender bastante diante de suas atitudes ousadas, e por vezes desesperadas. E é inevitável que comece a chamar uma atenção bem maior do que estava desejando.


Nerve é um jogo online, ao estilo de verdade e desafio, mas nesse caso os participantes só tem a opção do desafio, e é assim que é necessário cumprir tudo o que é proposto para ganhar. Há a separação quando se é jogador ou um observador, então as regras são bem claras e devem ser respeitadas. Apesar de tudo, há muito mistério envolvido, já que não se sabe nada sobre o desenvolvimento e sobre quem está por trás de Nerve.



As críticas são fortes nesse contexto, porém de um modo mais sutil. Nos faz pensar como a tecnologia pode ser extremamente possessiva, dentre outros aspectos que pressionam, e muito, a sociedade atual. Somos dominados e dependentes pela era tecnológica e acabamos deixando nossa privacidade muito exposta, o que pode se tornar perigoso também. 

Questionamentos é o que não faltam nessa trama mais jovial... E as reviravoltas diante dessa estrutura são esperadas e mesmo assim o leitor ainda consegue se surpreender com muitos eventos em uma ambientação contemporânea, sombria, mas que também consegue ser divertida por conta da competição ser tão frenética.


Agora, espero poder conferir a adaptação cinematográfica, especialmente porque adoro os atores Emma Roberts e Dave Franco, que interpretam, respectivamente, Vee e Ian. Particularmente, acredito que eles foram ótimas escolhas para os personagens, e confesso já ter assistido o trailer inúmeras vezes, rs.

Classificação SEL: 4/5

Não deixe de conferir também:





12 comentários:

  1. Oi Fê, tudo bem?
    Não sabia que existia um livro, conhecia somente a adaptação que por si só já me cativou demais e me deixou com muita vontade de assisti-la, e agora fiquei empolgada com o livro também. Adorei o enredo; me parece uma ideia que possibilita uma história cheia de inovações e reviravoltas, o que você disse haver. Tentarei o ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, tudo bem?
    Uma das colaboradoras do blog leu este livro e como você gostou muito e ficou bem entusiasmada. A resenha dela e a sua só me fizeram ficar com muita vontade de assistir ao filme e ver todo este drama e ação na telona. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê!

    Uma amiga me disse que o filme é bem diferente do livro, mas não consegui ainda conferir nenhum dos dois, embora esteja com muita curiosidade. Que bom a narrativa é boa!

    Bjs, MI
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tudo bem?
    A princípio, o livro na me chamou muito a atenção. A capa não agradou muito, o enredo também não. Entretanto, quando cheguei na parte da resenha que dizia que o livro faz crítica negativas sobre a tecnologia, um sensor de curiosidade se ativou dentro de mim. Se entrar para conhecer o meu blog, vai ver que tenho muitas vezes refletido sobre a tecnologia e a influência dela no nosso comportamento. Ainda não tenho um posição consolidada, por isso gosto sempre de ler mais sobre o assunto e acho que a ficção contribui bastante com essa questão também. Não tenho certeza se lerei o livro, mas pelo menos vou assistir ao filme. Gostei da dica.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê,
    Desde que soube sobre essa obra eu tinha a ideia de que o livro era extremamente crítico e fiquei feliz por saber que é mesmo. Acho que Pokémon nos trouxe essa questão de realidade virtual e que isso tem acontecido com mais frequência. Não acho nada difícil termos um jogo como Nerve e pessoas que joguem.
    Vou anotar a dica e espero curtir a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu ainda não li o livro, assim como não consegui assistir o filme. Estou aguardando receber o exemplar da editora, e acredito que vou gostar dessa história. Espero também gostar da adaptação no cinema kkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu amo livros com esse estilo e gostaria muito de ler, e depois ver o filme. Fiquei apaixonada pela capa. Adorei poder conferir suas impressões a respeito. Gosto muito desse tipo de história cheia de questionamentos e reviravoltas.

    ResponderExcluir
  8. Oie, não tenho bem certeza se esse livro me interessa, mas gostei de saber que você gostou. Quando fala de jogos online eu fico imaginando algo meio ao estilo rpg e isso me deixa temerosa, mas ao mesmo tempo quando você fala ser parecido com verdade ou desafio e que nos leva a reflexão sobre a teconologia eu fico com uma pontinha de curiosidade. De qualquer forma valeu a dica, ainda vou dar mais uma pensada se o leio.

    ResponderExcluir
  9. Hello Dear.

    Adorei a resenha do livro. Quando vi o trailer do filme eu o achei interessante e como o ator disse "Não foge tanto assim da realidade" pois isso tudo pode acontecer até amanhã.

    Com a sua opinião sobre o livro vi que não é tão diferente assim filme. Claro que tem alguns fatos que eles não falam no filme, mas nada que atrapalhe.

    P.S aproposito, adorei a foto ❤

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ainda não li a obra, mas fiquei bastante curiosa para conferir como esse jogo se dá a ponto de a todos os momentos a obra conseguir surpreender o leitor.
    Sem contar que traz a tona alguns temas bem interessantes para discussão e reflexão como, por exemplo, a possessão em relação a tecnologia e essa dependência que ela causa nos jovens.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii Fer, tudo bem? Gostei muito de saber tua opinião sobre esse livro. O filme vem sendo bastante divulgado e isso me deixa mais curiosa com a obra. As reviravoltas me agradam bastante, por mais esperadas que sejam. Acho a premissa super original. Espero ter a oportunidade de conferir também e gostar da leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro livros que envolvem algum jogo nesse estilo desafio, mesmo não sendo de terror (que são os meus favoritinhos). O fato da obra possuir reviravoltas também me chama bastante a atenção, mas acho que antes de procurar pra ler, vou conferir a obra cinematográfica antes. Gostei da dica!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo