19 de setembro de 2016

Resenha: O mundo perdido - Michael Crichton @editoraaleph

Informações do livro:
Título: O mundo perdido
Título original: The Lost World (Jurassic Park #2)
Autor: Michael Crichton
Editora: Aleph
Páginas: 488



Sinopse: Seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no Jurassic Park. Seis anos, desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo. A Isla Nublar não era o único lugar usado por John Hammond em suas pesquisas genéticas de ponta. Agora, o matemático Ian Malcolm e uma equipe de cientistas – além de certos “pequenos clandestinos” – devem explorar outra ilha na Costa Rica, repleta dos mais perigosos dinossauros que já caminharam pela Terra.



Leia também:
Jurassic Park #1 Jurassic Park - Michael Crichton (Editora Aleph)

Ah, vai ter gifs e fotos sim

Resenha: "O mundo perdido" é a a sequência de Jurassic Park, e não poderia ser mais empolgante e bem desenvolvido. Mais uma vez, me vi completamente envolvida no universo explorado por Michael Crichton, e por mais que estivesse cheia de expectativa, consegui me surpreender bem mais do que poderia imaginar.


link
Eu sou admiradora do gênero ficção científica e gosto da maneira como as problemáticas se situam, de modo a fazer com que o leitor consiga compreender bem as implicações de todos os atos, seja para a ciência ou para a humanidade. E é por isso que todas as decisões e planejamentos são muito importantes. Digo isso justamente por conta da trajetória exposta nesse enredo.




Dinossauros, ou a sua extinção, sempre garantem momentos de tensão e dúvidas, e não seria diferente nesses episódios. Se já curti a leitura de Jurassic Park, esse também se tornou uma surpresa bem especial e com elementos misteriosos e igualmente ousados. É ousado, entre outros aspectos que poderiam ser citados, porque não é qualquer um que se aventura em algo tão perigoso.




Então, como o próprio título da obra sugere, será mesmo que existe um mundo perdido? De fato, há outra ilha, e apesar dos rumores, nada era considerado certo nessa nova ambientação. Como já era esperado, muitas coisas, ou praticamente tudo, saem do controle, e é ai que começam as complicações.



Antes mesmo de ler, já imaginamos situações complexas e muita aventura, por isso ao perceber que é bem assim mesmo que funciona, a leitura flui de modo bem ágil e ainda mais interessante (e eu já disse empolgante? Siim!). Só não classifiquei com cinco estrelas porque não concordei com algumas escolhas, mas prefiro não me aprofundar nisso, porque de um modo geral, se tornou uma ótima leitura.




Dr. Levine precisa ter suas próprias conclusões e buscas sobre os dinossauros e se mostra bem obstinado diante de seus objetivos. Fica claro o quanto esse jovem não vai desistir. O matemático, Ian Malcom, também está envolvido e se junta a equipe. Segredos são rodeados desde o começo, além das tantas suposições feitas, causando ainda mais receios e ao mesmo tempo muito interesse e atenção. Diante de todo o conhecimento que fora pesquisado, é curioso acompanhar algumas teorias, além de todo o processo de exploração. Algumas explicações são bem fundamentadas e é incrível poder acompanhar os diálogos. Essas informações são fundamentais para os personagens, e cada um possui um papel essencial.



Particularmente, fico fascinada com os questionamentos, e olha que não são poucos. Acredito que o grande diferencial está em como as temáticas garantem uma reflexão maior, de modo a facilitar ou confundir a captação das cenas, mas é claro que depende muito do ponto de vista analisado. Mas, novamente, afirmo, tudo é empolgante demais!


link

Classificação SEL: 5/5


21 comentários:

  1. Que legal a versão do livro, deve ser bem envolvente a leitura, como vc citou :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser um livro incrível... Não li o primeiro ainda, mas depois da sua resenha fiquei doida para ler os dois, haha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá Fê
    Bom não sou muito ligada em nada do Jurassic Park, assisti um dos filmes, mas não me agradou e fiquei meio que com repulsa de tantas vezes que a globo já passou os filmes. Creio que esse livro é para realmente quem curte. Tenho que confessar que a diagramação parece está impecável. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, os gifs deu um up na resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei me perguntando todo o tempo se foram esses livros que inspiraram os filmes ou se os filmes seguem a mesma linha. Fiquei curiosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê,
    Não sabia que havia continuação de Jurassic Park, fiquei bem animada por isso. Não tenho dúvidas que o livro conta com muitos questionamentos e acredito que a obra me agradará bastante.
    Estou me perguntando quais são as teorias apresentadas na obra e como lidarei ao acompanhá-las.
    Sua resenha e as fotos estão incríveis. Quero muuuito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das suas considerações sobre por que essa narrativa eletrizante rende uma experiência tão bacana ao leitor. Acho que você está certa em dizer que os questionamentos abordados sobre a extinção e vida dos dinossauros são importantes para dar à obra uma qualidade mais reflexiva, mais provocativa. Eu valorizo muito isso, principalmente quando o gênero é ficção científica (e essa série tem essa pegada, claro). Será que teremos mais algum volume?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Sou apaixonada por dinossauros! Se vivesse nessa época com certeza iria querer um de estimação rsrs
    Acompanhei todos os filmes que foram lançados e desconhecia que haviam livros sobre a trama.
    Fiquei bastante curiosa para saber como são feitas as descrições de cada um dos seres e como o enredo se desenrola. Amei a capa e com certeza irei procurar para ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fê,

    Não gosto tanto do gênero de ficção cientifica, mas ver você falando da obra me empolga e me faz ter vontade de realizar e leitura. Não sabia também dessa continuação do livro e fiquei bem intrigada. Gostei de saber que há vários questionamentos e que nos fazem refletir. Sem dúvidas parece mesmo fascinante e pretendo ler se tiver oportunidade!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii Fer, tudo bem? Adorei sua resenha, os gifs, tudo! Não sabia que existia essa sequência. Não li o primeiro mas quero muito fazer isso um dia, ainda mais sabendo que gostou tanto assim das leituras. Espero ter a oportunidade logo. Ah, as capas são maravilhosas <3 Amei as fotos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá amore,
    Olha apesar de ter assistido JP na infância, não curti o livro não, não leria nesse momento pra ser sincera!!!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê, tudo bem?

    Que edição linda. Deve ser incrível ler os livros de um filme tão bom. Jurassic Park marcou a infância de muitos aqui!

    Sua resenha ficou muito top e os gifs deram uma emoção a mais para quem leu. Adorei! :)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha. Jurassic Park é muito bom porém acho que na leitura eu não iria curtir tanto.
    Bjinhos!
    Kátia Caruso
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nçao li nenhum dos livros, mas já vi toda a franquia de Jurassic Park, e adoro! A edição deve está muito bonita e seria uma leitura interessante, ainda mais para que eu pudesse comparar com o filme.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Fe, tudo bem? Gente Fiquei babando por esse livro. Eu sou apaixonada por dinossauros desde pequena e jurasse park foi um marco na minha infância e na dos meus primos. Lembro das incontáveis vezes em que assistimos aos filmes. Quero esse livro para ontem.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Eu também sou uma grande apreciadora de ficção científica e eis que esse livro é um prato cheio mesmo, pois adorei Jurassic Park e é impossível não ficar curiosa e tentada a saber mais sobre esse mundo perdido. Fiquei querendo saber mais sobre essas escolhas, que você diz que eles tomam e qual a implicância delas. Adorei a capa também, bem condizente e no padrão da editora.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Confesso que não costumo ler esse gênero literário e que não sou fã de dinossauros, mas eu tenho curiosidade com essa história, porque sempre vejo bons comentários. Ainda não li o primeiro volume, mas fiquei animada com todos os seus comentários empolgados sobre essa leitura, é muito bom quando mesmo cheias de expectativas ainda somos surpreendidas, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Eu devo ser a única pessoa que nunca assistiu nem leu, e nem sabe muito sobre Jurassic Park, mas que tem muitas expectativas e amei quando você destacou que suas expectativas foram superadas. O autor parece narrar com maestria e saber inserir o leitor na trama, e criar vários cenas empolgantes.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu adoro essa série de Jurassic Park também, mas conheço apenas pelos filmes e nunca tive a oportunidade de ler os livros. Também acho que leituras com reflexões são as melhores, com um aprofundamento muito maior.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie!!!
    Eu tenho o livro anterior, mas aonda não tive a oportunidade de ler. Sua resenha me fez querer colocar ele na frente de todos os putros só pra ter aquela sensação gostosa do primeiro filme!
    Foi muito bom encontrar outro fã da série!
    Gostei muito que você colocou gotos e gifs do filme o que enriqueceu bastante a sua resenha! Valeu pela dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não gosto muito de Jurassic Park, tenho que confessa. Os filmes não me agradaram. Não importa quanta vezes meus amigos tenham tentado me fazer mudar de ideia. Por isso, acho que o livro não vá me agradar.
    Mas a diagramação está linda e fico feliz que tenha gostado.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Fiquei encantada com o projeto gráfico das obras. Eu não conhecias essas publicações da editora. Claro que assisti aos filmes, e gostei bastante, mas não li os livros. Pela sua resenha, pareceu-me uma narrativa que passa bem longe do tédio. Fiquei bem quedada a arriscar a leitura, mas como não li o primeiro, precisarei fazer isso antes de chegar em O mundo perdido. Gostei muito das fotos.

    Tatiana

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo