21 de outubro de 2016

Resenha: Acordar outra vez - Joshua Ferris, Globo Livros

Informações do livro:
Título: Acordar outra vez
Título original: To Rise At a Decent Hour
Autor: Joshua Ferris
Editora: Globo Livros
Páginas: 344



Sinopse: “Engraçado, instigante e comovente.” Stephen King. Paul O’ROuRke — dentista extraordinário, nova-iorquino com uma relação de amor e ódio com a cidade, ateu declarado, um descontente torcedor do Red Sox e apreciador de um bom mocaccino — é um jovem sem contato com a vida moderna. O mundo milimetricamente organizado de Paul sai dos eixos quando alguém começa a se passar por ele na internet.  Paul assiste com horror impotente como um site, uma página no Facebook e uma conta no Twitter são criados em seu nome para promover uma religião antiga e pouco conhecida. No entanto, o que começou como uma violação escandalosa de sua privacidade logo se torna algo muito mais profundo e assustador: a possibilidade de que o “Paul virtual” poderia ser uma versão melhor do que o de carne e osso.


Resenha: "Acordar outra vez", de Joshua Ferris, se tornou uma leitura bem proveitosa, especialmente por conta das mensagens nas entrelinhas do texto. A sinopse já tinha me conquistado inicialmente, e logo nas primeiras páginas, a trama já conquista pelos elementos diferenciados e muito bem compreendidos.

As redes sociais possuem grandes proporções na vida da maioria das pessoas, seja por conta de curtidas, seguidores, números de amigos e afins. Infelizmente, é algo que toma muito a atenção e alguns acabam esquecendo das interações na vida real. E claro, há os casos "fakes", onde alguém pode se passar por outro, e os motivos podem ser vários. É o que acontece no cenário desse livro com Paul, o protagonista.

Paul tem algumas características estranhas, mas o que mais pode defini-lo é o modo como vê a vida de um modo geral. Isso porque ele não acredita em nada, tanto que se julga ateu. Seu negativismo surpreende, e realmente dá vontade de conversar com ele, tentar animar, mudar suas concepções, qualquer coisa para motivá-lo em algo. Não cansarei de afirmar o quanto é estranho, mas todas as suas peculiaridades são bem intencionais, e por isso acaba se tornando divertido.



Alguém começa a se passar por ele, e é claro que isso começa a gerar algumas dúvidas e muitos receios. Tem um site, uma conta do facebook e até do twitter em nome de Paul. Como se não bastasse, as temáticas no meio virtual apelam para o lado religioso, e de forma bem contraditória a ele. 

Nessa confusão, ele nem sabe como concertar as coisas, e tudo acaba se tornando mais perspicaz, apesar da ironia presente. A narrativa tem ótimas tiradas,  e no final das contas, confesso que até fiquei surpresa com o rumo dos acontecimentos, especialmente porque há questões sérias que acabam se misturando com a parte que supostamente deveria ser apenas engraçada. 

Classificação SEL: 4/5

17 comentários:

  1. Oie!
    O livro me atrai de certa forma, essa contrariedade entre ele e o seu perfil "fake" parece ser algo intrigante de acompanhar e saber como ele desfaz tais acontecimentos. Vou procurar adquiri-lo, adorei sua opinião sobre a obra.
    Obrigada, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia o livro, fiquei bem curiosa pelo livro. Principalmente pra conhecer todo esse negativismo do protagonista. E pra descobrir quem se passa por ele, que é bem contraditório né? Já que você cita que ele é ateu, e tem um perfil que apelam pro lado religioso. Adorei saber que o livro tem ótimas tiradas e sobre o desfecho da história.
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei a premissa dele. Achei a capa minimalista e bonita, mas o que me chamou mesmo a atenção foi o fato de você dizer que passa uma mensagem nas entrelinhas. Amo livros que tem essa pegada de lição de moral entre outras coisas. Agora só uma curiosidade: o que te fez não dar 5 estrelas?

    ResponderExcluir
  4. Que história mais doida e real! Nunca li nenhum livro que abordasse as redes sociais, e acho que deve ser uma leitura bem curiosa e ao mesmo divertida ao tentar revelar os segredos.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada com a sua resenha. Acho interessante pensar nesse lance da importancia da vida estar tão entrelaçada com o virtual e como isso pode ser importante demais para algumas pessoas. Além disso, achei curioso o fato do autor misturar questionamentos sérios com coisas que deveriam ser apenas engraçadas. Pelo que entendi isso dá um toque a mais ao livro e me fez ficar com ainda mais vontade de conhecer melhor a história :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro e pela capa, nem imaginaria esta abordagem. Achei o tema pertinente e mega atual ew acredito que a leitura agregaria muito. A internet acaba, em alguns casos, afastando os presentes e aproximando os ausentes e é preciso inteligência para administrar isso.
    Amei a indicação
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desconhecia a obra, mas assim como você fiquei bem curiosa já com a sinopse. A resenha só contribuiu para que isso aumentasse.
    A premissa é bem interessante e quero muito descobrir quem está por trás do perfil fake e como tudo se resolveu. Essas mensagens nas entrelinhas me deixaram bem intrigada!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    O livro me atraiu por conta da temática religiosa.
    Não tenho religião, mas acredito em Deus e acredito que a religião só é boa quando te faz ser uma pessoa melhor. E aparentemente esse é o ponto do livro.
    Gostei também por ter uma parte engraçada, deve tornar o livro mais leve.
    Já comecei a teorizar quem seria o perfil fake.
    Fiquei curiosa e com certeza entrou para a minha lista.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? A premissa do livro não me atraiu embora eu tenha ficado curiosa para saber em partes quem seria esse fake é se realmente ele seria uma versão mais melhorada do protagonista. Mas no momento isso não é suficiente para me chamar para a leitura.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    As redes sociais vieram para o bem e para o mau. Só basta saber como podemos aproveitar. Deve ter sido duro o personagem vê outra pessoa se passando por esse. Eu tive um problema a um tempo atrás onde uma pessoa entrou no meu face e saiu xingando as pessoas no inbox. Me senti ofendida e com muita raiva. Adorei o tema abordado pelo autor e vou anotar a sua dia.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Bom, pelo menos devia ser mais fácil pra ele convencer as pessoas que o perfil era fake, já que apelava mais para o lado religioso e ele se dizia ateu... Não ligo pra personagens estranhos, mas os negativistas normalmente me incomodam, então não sei se leria o livro, embora tenha gostado muito da temática.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa logo de cara ao ver que fala sobre redes sociais. Imagino que deve ser interessante acompanhar toda essa situação do protagonista e seu fake. Também gostei de saber que há ótimas tiradas no livro e que ele te surpreendeu em algumas partes. Enfim, gostei da dica de leitura, por isso vou marcar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    As redes sociais tem modificado nossa maneira de viver, e os fakes são um exemplo disso. Gostei de o livro tratar sobre isso de uma maneira bem humorada. O personagem me parece ser bem construído, e já serve como aviso a todos desse mundo digital.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro e confesso que não fiquei muito interessada nele. Não gosto de pessoas/personagens com pensamentos negativos e esse livro parece ter um protagonista exatamente assim.
    Entretanto, acho muito legal a obra ter ótimas tiradas.
    Vou deixar a dica passar, pois acho que não vou curtir nada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Oi Fê, imagina que complicado você ter que lidar com um "fake" que aparentemente é melhor que a versão original? Fiquei aqui imaginando como eu teria reagido no lugar de Paul. Premissa pertinente e atual! Gostei! Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostei da proposta do livro, pois já fui muito ligada ao mundo virtual de rede sociais, era muito focada nisso, esquecia minha vida real e só vivia lá, era muito melhor me esconder lá do que encarar a vida de verdade, já conheci vários fakes também então sse livro me interessaria muito, acho que me identificaria muito com a história nesse aspecto dela

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Então. não conhecia o livro, mas adorei lê a sua resenha. O livro aborda um tema bem interessante que são as redes sociais e algumas consequências que seu uso indevido pode provocar. Vou anotar a dica aqui, e espero poder lê a obra e rir bastante com ela haha

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo