3 de outubro de 2016

Resenha: Boa noite - Pam Gonçalves @galerarecord

Informações do livro:
Título: Boa noite
Autor: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240



Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.


Resenha: "Boa noite", de Pam Gonçalves, apresenta uma leitura leve e bem jovial, e consequentemente também acaba sendo bem envolvente. O desenvolvimento está simples, porém, o destaque está na maneira como as problemáticas são impostas, de um modo mais delicado e por vezes reflexivo também.

Alina é uma ótima protagonista, e não é nem um pouco difícil se identificar com ela, especialmente por todo o seu carisma. Claro que as vezes dá vontade de dar uns puxões de orelha nela, mas no fim o leitor compreende que a garota precisa passar por certas experiências para, enfim, se encontrar para poder tomar as decisões certas.

Ela demonstra estar cansada do jeito como vem seguindo sua vida, e é por isso que planeja algumas inovações, sendo que agora está na faculdade. É por isso também que precisa aprender a ser mais responsável e independente. Alina começa a observar que pode aproveitar seus dias de várias maneiras, e particularmente, achei esse aspecto bem empolgante.



A impressão que temos (que eu pude perceber, pelo menos) é que Alina está um pouco perdida e faz algumas coisas para tentar buscar certas respostas. Independente disso, acredito que a abordagem foi feita de uma maneira delicada e ao mesmo tempo demonstrando o quanto é importante nesse cenário.

Bom, não poderia deixar de destacar que Alina precisou mudar de cidade. Antes morava em Laguna, e a faculdade de Engenharia da Computação é em outra região. Mas porque estou citando isso? Bom, eu moro em Laguna (SC), então fiquei bem feliz de ver essa menção no livro.

Enfim, foi uma ótima leitura, mesmo porque a escrita está de parabéns e bem do jeitoq que estava imaginando. A autora ainda consegue surpreender bastante com alguns diferenciais. E fiquei feliz em poder acompanhar mais uma realização da Pam, e é claro que só desejo muito sucesso em sua trajetória como autora. 

Classificação SEL: 4/5


26 comentários:

  1. Parece uma ótima opção de livro nacional! Eu não conhecia e gostei do enredo.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer,

    Estou para ler esse livro, porque bem, preciso conhecer a escrita da Pam. A proposta é bem diferente e interessante, há problematizações sobre abuso e isso é importante destacar. Adorei as considerações, acho que vou gostar e me identificar com a protagonista.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  3. Olá Fê,
    Achei muito legal a protagonista estar tentando se encontrar, mesmo que, para isso, precise fazer algumas coisas que não aceitamos. Também gostei de saber que ela se muda de cidade. A Alina pareceu ser bem construída e uma protagonista que vai crescendo ao longo da trama, espero não estar errada.
    Gostei muito da sua resenha e vou ler esse livro em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fê

    Eu tenho o primeiro livro no qual a Pam tem um conto, mas não li ainda. Acho a proposta do livro interessante e acredito que a abordagem dos temas mais complicados faz a leitura ter um tom mais profundo. Tenho lido opiniões positivas e negativas, então terei que ler para tirar minhas próprias conclusões.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei a escolha da capa e desde então tenho vontade de ler o livro. Gostei bastante da proposta diferencial que o livro traz e a protagonista também parece ter uma boa personalidade. Realmente nessa fase de faculdade queremos mudar algumas coisinhas e gostei de saber que é fácil se identificar com a Alina. Amei a resenha!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  6. Olha estou muito empolgada pra está leitura, prevejo muitas emoções e por ser da área de informática acho que irei me identificar muito com a personagem! Adorei a resenha e o blog! Já estou seguindo!
    http://simplyradioactive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Terminei de ler essa semana o livro de contos que a Pam participa e lá já deu pra ter um noção da escrita dela. Comprei este livro aqui na Bienal, e está na estante, mas sua resenha me deixou com vontade de ler o livro agora.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá ❤
    Bom estou louca para ler esse livro, por parece ser uma leitura bem fluida ainda não li nada da Pam, mas esse está nos meus desejados.Fiquei feliz por você ter elogiado a escrita da autora, sinal que ela arrasou.A protagonista realmente parece ser fácil de se identificar. Só não gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  9. Ahh, estava louca pra ver uma opinião sobre esse livro! Eu tenho o exemplar e estou super ansiosa pra começar a ler, mas não sabia muito do que esperar. Ainda bem que posso ir com altas expectativas.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já queria muito ler algo sobre esse livro. A Alina parece ser uma personagem muito bem construída, eu amo nos livros NA quando podemos ver o amadurecimento da personagem. Estou muito curiosa para saber mais sobre a história e,claro, conhecer a escrita da Pam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, to querendo muito ler esse, porque adoro a Pam! A historia parece ser muito boa, e já me chamou atenção por se passar na faculdade - porque estou cursando. A Alina, parece ser uma personagem incrível, espero gostar da leitura.

    Abs,

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e fiquei bem curiosa para saber como Alina foi tragada por tantos acontecimentos, fazendo com que ela queira muito voltar para casa.
    Quero saber quais foram as consequências de tentar deixar ser a nerd, para ser embalada em festas e bebidas. Fico feliz que a escrita da autora seja maravilhosa e que nos traga algumas reflexões, tratando de forma leve alguns assuntos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu não fazia ideia da existecia deste livro mas ainda bem que gostaste! :) A primeira visrta, pareceu-me que não leria mas depois de elr a resenha esta certeza dissipou-se :)

    QUe bom que a leitura e fluida e envolvente, com toque jovial e uma escrita ssim tao boa! :) Quero ler! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi menina, tudo bem? Acompanhei o canal da Pam um bom tempo, mas nossos gostos eram muito diferentes, aí parei há um tempinho. Eu sou daquelas que ainda torce o nariz pra livros escritos por booktuber, youtuber e afins. O plot não me atraiu totalmente mas fiquei curiosa pra saber quais são esses dierenciais que você citou.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Oi, como está?
    Pela tua resenha, me parece um bom livro, mas não sei se colocaria na minha lista de leituras futuras apesar da premissa ser um bocado interessante. E meio que concordo com a Nelmaliana embora eu já tenha lido um livro de youtuber, mas esse foi tão especial que mantenho ele com muito amor no meu quarto. Da Mandy Candy.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Curti saber que a Pam desenvolveu temas como se redescobrir, lidar com mudanças, se tornar independente de uma maneira leve e bem escrita. Fiquei curiosa com a premissa e quero muito conhecer de perto a história de Alina. Quero conferir os diferenciais citados.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Oiiii,

    Adorei sua resenha, deu pra ficar bem nítido a maneira como a história te conquistou, mas vou deixar passar a dica, não faz muito meu estilo e não curti muito a premissa.
    Mas parabéns pela resenha, ficou muito boa :D

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu recebi esse livro essa semana, e espero gostar da narrativa. Eu conheci a narrativa da autora através do livro de contos publicados pela Galera, e gostei bastante do que eu encontrei. Estou ansiosa com essa leitura.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu li um conto da autora e achei bacana, por isso fiquei animada quando vi esse livro, mas confesso que apesar de ter ficado um pouco curiosa, acabei deixando de lado. Agora lendo sua resenha fiquei animada novamente, parece ser uma leitura bem agradável mesmo, a premissa é interessante e a protagonista parece ser ótima mesmo. Enfim, espero ter oportunidade de ler esse livro algum dia, talvez eu goste também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Gostei da premissa do livro, e também ficaria contente se citassem minha cidade (que duvido, rs). Bem diferente mostrar uma protagonista mudando sua vida completamente, algo como fosse em busca de um elo perdido dentro de si mesma. Gostei!

    ResponderExcluir
  21. Oi Fê, tudo bem? Eu sempre leio altos elogios sobre a Pam Gonçalves mas confesso que nunca tinha parado para ler resenha de um livro dela até então é pelo menos esse não fez muito meu gênero de leitura. Vou deixar para a próxima dica.
    Bk

    ResponderExcluir
  22. Olá, acompanho a pam a um bom tempo no youtube e quero muito ler os livros dela, pois diferente dos outros youtubers ela não veio com essa ideia de falar sobre si mesma e sim criou uma história, o livro parece ser bem leve e legal e adoro histórias que se passam em republica não sei porque.

    ResponderExcluir
  23. Que capa maravilhosa, gente! Estou encantada!
    Pelo o que pude notar da resenha, que está muito bem escrita por sinal, é que vou me encantar pela história também.
    Quero muito ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Cara eu estou louca para ler esse livro, apesar de ler e ouvir várias criticas do conto dela no outro livro.Estou com as expectativas altas para esse.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Dê!
    Eu fico feliz de saber que a história é boa e que a Pam consegui colocar alguns diferenciais nela. Pela sua resenha não é uma história que vai te tirar o fôlego, mas é ótima para leitura despretensiosa em um fim de semana.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!
    Achei interessante o assunto abordado pelo livro. Em verdade quando somos adolescentes e inclusive jovens estamos moldando quem seremos no futuro. E muitas vezes não gostamos ou entendemos os rótulos que nos são dados.
    Sou de um época em que ser nerd, ou seja, estudioso não era bem visto. Você era deixado de lado e simplesmente excluído de tudo e de todos e realmente entendo que a personagem ao ter que sair da sua cidade e ir para outro local tenha querido se reinventar.
    Acredito que ela vá perceber que certos caminhos não são o que parecem e em meio a isso tudo vai aprender a se enxergar e a se amar de uma maneira tal que os estereótipos da sociedade nao servirão mais para defini-la e que ela é quem ela é e ponto final.
    Ótima dica de leitura!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo