5 de outubro de 2016

Resenha: Diário de uma princesa improvável - Meg Cabot @galerarecord

Informações do livro:
Título: Diário de uma princesa improvável
Título original: From the notebooks of a Middle School Princess #1
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 208
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: A série que encantou milhões de adolescentes ao redor do mundo continua por meio dos diários de Olivia, a irmã da Princesa Mia. Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é completamente normal. A única coisa que não é normal nela é seu nome (muito comprido e meio principesco), sua habilidade para desenhar animais (algo muito útil para sua futura carreira como ilustradora da vida selvagem) e o fato de ser quase órfã, pois não conhece o pai e depois que a mãe faleceu se vê forçada a viver com a tia e o tio (que quase a tratam como se ela fosse da família). Até que num dia que tinha tudo para ser como os outros — totalmente normal — as coisas parecem sair do controle: a menina mais popular da escola ameaça bater em Olivia, o diretor ameaça lhe tirar um ponto e... uma limusine com a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, surge do nada. A menina na verdade é uma princesa, meia-irmã de Mia, e finalmente poderá conhecer o pai, a avó, a Genovia, para então perceber que todos somos mais especiais que pensamos.


Resenha: "Diário de uma princesa improvável", de Meg Cabot, é uma recomendação mais do que especial aos fãs da autora e do gênero também. E eu como sempre admiradora da série O diário da princesa, não poderia deixar de conferir mais essas aventuras. Melhor ainda é poder reencontrar Mia Thermopolis, além de poder se aprofundar na vida de sua meia-irmã, Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison (que nome grande, né?!).



Não é necessário ter lido a série O diário da princesa para fazer a leitura desse, mas é claro que tudo se torna bem mais empolgante nesse cenário. Os fãs da autora e dos personagens dessa série sabem bem do que estou falando. Olivia até aparece em determinada situação, mas não há muito aprofundamento sobre ela ou suas problemáticas.

A protagonista está se descobrindo e apesar de demonstrar estar um pouco perdida, consegue se evidenciar diante de um comportamento bem perspicaz. Pode ser que, se eu fosse mais jovem, poderia aproveitar mais a leitura, por conta de se identificar com questões relacionadas a opiniões alheias e afins. Entretanto, me senti bem ligada ao jeito como consegue fazer interações, descrever experiências, receios, entre outros fatos.


Sempre se achou normal, mas o que seria uma pessoa normal? Bom, qualquer garota pode ser uma princesa, e isso não há dúvida alguma. E é diante desse contexto que Olivia precisa se adaptar com mudanças, além de poder conhecer a família por parte do pai e tudo que o envolve em um cenário incrível.

Há muitos detalhes que poderia citar a respeito dessa obra, mas é claro que não poderia esquecer do trabalho elaborado pela aditora. Isso porque a edição também não poderia estar mais caprichada, seja pelo tamanho da fonte, que é um pouco maior, como pelas ilustrações lindas. Ainda sobre essas ilustrações, vale destacar que foram feitas pela própria autora.


Como esperado, é uma leitura muito rápida, daquelas que o leitor consegue, tranquilamente finalizar em apenas um dia, e no final, dá aquela vontade de poder conferir mais. É uma história muito encantadora e, no meu ponto de vista, acredito que todos poderiam ler, apesar de ser voltado mais para o público infantojuvenil.

Classificação SEL: 4/5


21 comentários:

  1. Olá!
    Eu nunca li O ´Diário da Princesa, acredita? E por mais que você tenha falado que é uma leitura individual, concordo que, sabendo como é o ambiente, a leitura fica muito mais divertida.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esses livros infanto-juvenis que possuem uma história bacana que acrescenta algo a mais daqueles que leem. Essa semana tem especial dia das crianças no meu blog e vou postar um infanto-juvenil lindo, chamado Cuidado: Garoto Apaixonado, que tem uma história linda também!
    Ainda não li a série O Diário da Princesa, mas agora fiquei ainda mais curiosa para ler, apesar da minha idade rs Sei lá, acho que toda leitura é válida. :)

    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Mesmo eu nãos sendo uma grande fã da série do "Diário da princesa", atraiu muito esse livro, porque ele coloca em foco questões muito pertinentes, como por exemplo, a rotina de uma menina mais jovem, o que para o público-alvo deve ser muito bom. Além disso, pela capa dá para ver que a personagem principal é negra e isso me chamou bastante atenção, já que não é muito comum na literatura.
    Abraços.

    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nenhum dos livros da Meg e mesmo não sendo o público alvo dessa série eu tenho vontade de ler. Ainda não sabia sobre essa edição e pelo que vi nas fotos a diagramação está muito bonita e a capa é uma fofura que só. Mesmo não precisando ler os livros da série, eu concordo com você e acho que é melhor ler depois dos outros, para já estar mais familiarizada com tudo e aproveitar muito mais.

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca li nada da Meg Cabot?
    Mas esta realidade irá mudar.
    Gostei da inocência deste enredo e acho que seria uma dica preciosa para presentar meninas desta idade. Já anotei aqui para comprar para minhas sobrinhas e ler também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Fê,
    Já li O Diário da Princesa, quer dizer, apenas os dois primeiros volumes e gostei muito do que encontrei.
    Adorei conhecer a resenha desse livro - que, me desculpe, - mas não conhecia! Achei muito legal a protagonista estar se descobrindo, mesmo quando se mostra um pouco perdida. Achei a ideia bem legal e vou anotar a dica, pois as chances de e eu gostar são altas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá! Meg cabot com sua lista interminável de diários de uma princisa relembra muito minha infancia e adolescencia quando eu lia o gênero e suspirava a espera de um principe para mim. É inegável que no gênero Chick List a Meg é uma diva e quam sabe até o maior nome! Amei relembrar um pouco isso com sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li "O Diário da Princesa", mas tenho muita vontade de todos os livros da série e esse que tu resenhou também.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/10/cinema-outubro-2016.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, tudo bem?
    Não costumo ler muitos livros infantojuvenil, mas uma vez ou outra dou uma chance. Confesso que nunca li nenhum livro da autora, então fiquei um pouco aliviada em saber que a protagonista aparece pouco nos outros livros, assim, acabo não perdendo muita coisa. Espero ler um dia, me parece ser uma leitura bem rápida mesmo. A editora parece ter caprichado muito bem na diagramação!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    EU não conhecia este livro mas tenho ouvido bastantes elogios ao talento d aautora, ultimamente! :)

    Ainda bem que gostaste!! :) Eu adoro essas leituras que se fazem em um dia, calmamente, e que nos fazem querer mais, claro! :)

    A propósito, já viste a minha mensagem de facebook e email, acerca da publicação conjunta? :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee Fê ^^
    Acredita que eu nunca li os livros d'O diário de uma princesa? Pois é, e, acredite ou não, nem mesmo o filme eu vi! Algumas cenas aqui e a li, mas só isso. E eu adoro a escrita e os livros da Meg, então nem eu sei porque ainda não li a série! Fico feliz em saber que você gostou deste livro, é mais um para a minha listinha...hehe' espero conferir logo *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê!
    Eu nunca li nada da Meg Cabot, apesar de conhecer a série dela sobre a princesa Mia - por causa dos filmes, que por sinal eu ADORO!!! Não sei se tenho muita vontade de ler os livros, até porque são bastantes. Se eu fosse mais jovem, talvez ficasse mais animada com ele.
    Em relação a esse, não sabia que a autora estava lançando um novo livro relacionado ao mundo. Para mim, que não li os outros, não me interesso muito. Mas tenho certeza que para os fãs da história, vão amar poder ver de novo os personagens mais conhecidos e conhecer novos. Achei bacana a ideia da Meg Cabot!
    E realmente deve ser uma leitura bem rápida. Mas dessa vez passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/acqua-toffana-e-de-matar.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê, ler sua resenha me deu uma sensação de nostalgia daquelas... Li o Diário da Princesa assim que lançou, antes mesmo de se tornar filme. Na época, eu era adolescente e o livro me cativou muito. Esse novo livro da Meg Cabot parece ser bem legal. Talvez eu leia para saber o que anda acontecendo por lá, e para ter mais sensações de flashback! Gostei da sua resenha, Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora, mas todo mundo fala bem e por isso tenho uma certa curiosidade, sabe? No entanto, apesar de eu gostar desse gênero, não fiquei animada com esse livro, a premissa é interessante, mas não chamou a minha atenção, sabe? Mas vou marcar a dica porque às vezes nada melhor que uma leitura leve, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Não tinha ouvido falar sobre esse livro da Meg, mas sou fã da escrita dela e de outros títulos da saga. A Olivia parece ser uma personagem bem louca, e o fato de vc trazer em sua resenha a pergunta " O que é ser normal?" Me fez refletir e muito sobre a concepção do que é ser normal.
    Deve ter sido uma leitura gostosa e interessante! Obg pela dica.

    ResponderExcluir
  16. Oi oi querida,
    Gostei da resenha. Já ouvi falar nos livros da autora Meg, mas nunca li nenhum. Espero ter a oportunidade de ler um dia.

    A autora fez uma obra fofa e voltada para crianças e adolescentes. O enredo é leve e simples, digna de ser lida em um dia.

    P.S vou anotar o nome do livro, quem sabe não o encontro em uma livraria próxima :)

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Preciso de mais livros assim de leitura rápida, é tão bom quando sabemos logo o desfecho não é. Não li nada da série, mas já que você disse, que não precisar ler a série para entender esse livro, vou lê-lo sim.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? A capa e a diagramação desse livro são uma graça e embora ele não faça muiro meu perfil pois acho que quase com trinta anos já passei um pouco dessa fase se uma garota ser princesa porém conheço alguém que com certeza vai se apaixonar por esse livro é já vou deixar a dica anotada para presente de natal.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra da autora (sou de outro mundo), mas fiquei bem curiosa para conhecer tanto Mia quanto Olivia e achei o nome dela bem grande, porém bonito.
    Fico feliz em saber que é uma leitura rápida e que pode até ser lido em um dia, gosto de livros assim.
    Não costumo ler muitas obras do gênero, mas anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê, tudo bem?
    Estou com esse livro para ler aqui em casa e será uma das próxima leituras, estou bem empolgada porque AMO os livros da Meg, gostei de ver que ele tem uma leitura rápida e gostosa de se fazer. Fiquei bem curiosa. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente ainda não li esse série da Meg e nem assisti o filme, o que pretendo mudar em breve, aliás nunca tive contato com a escrita da autora, o que me chateia por O diario da princesa ter sido tão importante na vida de muitos leitores. Adoro quando os autores publicam histórias para os leitores matarem a saudade de um personagem e até saber mais sobre ele, a edição ficou linda.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo