6 de dezembro de 2016

Resenha: Olhe pra mim - Adriana Chiovatto, Editora Vermelho Marinho

Informações do livro:
Título: Olhe pra mim
Autor: Adriana Chiovatto
Editora: Vermelho Marinho
Páginas: 156



Sinopse: Tati é uma menina linda e inteligente, mas bastante tímida, quando se trata de garotos. Tudo parece perfeito em sua vida: tem pais legais, vai bem na escola e tem as duas melhores amigas do mundo: Mi e Dani, que a apoiam em tudo. Sua vida, porém, vira de cabeça pra baixo quando se apaixona por Rafa, o garoto mais bonito do colégio, pois, apesar de ser legal e gentil com todo mundo, Rafa parece nunca sequer olhar pra ela. As coisas só pioram quando os dois caem no mesmo grupo do trabalho de Artes. Agora, Tati precisa aprender a lidar com seus sentimentos enquanto trabalham juntos, tentando fazer de tudo para que o menino de seus sonhos olhe pra ela.


Resenha: "Olhe pra mim", de Adriana Chiovatto, é uma obra leve, delicada, jovial e muito divertida, enfim, aquela leitura ideal para ser feita e finalizada em apenas um dia. Por ter poucas páginas, não vou comentar muito a respeito da história em si, mas especialmente sobre os destaques e desenvolvimento de um modo geral.

Impossível não se envolver e se deliciar com uma trama tão bem feita, ainda mais porque a própria protagonisa, Tati, tem muito a repassar em suas experiências e sentimentos. Nessa fase (adolescência), tudo pode parecer muito complicado, e as vezes é mesmo, então, a garota precisa lidar com seus dilemas internos, para depois compreender tudo que se passa ao seu redor.

Ela está apaixonada por Rafa, um garoto bem popular, e que não sabe sobre ela. Por isso, precisa fazer alguma coisa para reverter essa situação, poder demonstrar suas emoções e vencer um pouco a timidez. Tem toda essa questão de os dois estarem envolvidos em um mesmo trabalho escolar, então oportunidade é o que não falta para Tati interagir.



É interessante porque, apesar de haver essa abordagem principal sobre o relacionamento amoroso, há também situações que remetem aos valores da amizade, da família, e de desentendimentos, entre outros aspectos igualmente importantes. Surgem questionamentos nesse decorrer, o que implicam outras referências, então é fácil se jogar nessa ambientação e identificar pontos marcantes.

Assim, a construção é muito bem feita e a autora merece um grande destaque por seu trabalho. Claro que não há surpresas, mas o que importa mesmo é o contexto e a forma como é feita toda a estrutura das cenas. Afinal de contas, não importa se a história não tenha proporções enormes, mas sim se consegue marcar o leitor de alguma forma, e "Olhe pra mim" cumpre bem seu papel.

A edição está muito fofa, assim como a capa que condiz muito com o cenário explorado. E é claro que preciso parabenizar a Editora Vermelho Marinho pelo excelente trabalho. Leitura mais do que recomendada para todas as idades, porque nunca é tarde para se deliciar com um enredo sensível, dentre todas as características já citadas acima.

Classificação SEL: 4/5


24 comentários:

  1. Oi Fê,
    Achei essa capa a coisa mais fofa. Amo essas cores!
    Sobre a história parece se desenvolver de maneira leve e me agrada ser uma leitura rápida. Vou procurar saber mais sobre a Tati.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu amo histórias assim! Adoro livros que podemos ler em apenas 1 dia e que retratam tanto um amor assim, quanto mensagem sobre amizade e principalmente sobre ter mais confiança em si mesmo... Amei mesmo e já fiquei curiosa para ler e me apaixonar por ela <3 Não conhecia e agora não vejo a hora de de ter em mãos!
    Um beijo
    wwww.brookebells.com

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não leio uma história leve e jovial assim. A capa é muito fofa que faz a gente até dar aquele sorriso interno. Gosto muito de livros que trazem reflexões sobre a vida como este, de amizade e família. Gostei bastante.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê, tudo bem?

    A capa do livro é muito fofa e gostei da premissa e principalmente do fato abordar não só o romance. Dica anotada!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra, nem a autora, pra ser sincera, acho que nunca nem tinha ouvido falar da editora kkk bom, amei a capa e com toda certeza compraria o livro só por causa dela haha me parece o tipo de livro que eu adoro lê depois que termino algo mais pesado, ou quando quero variar um pouco o gênero, vou anotar a dica aqui e espero poder adquirir a obra em breve haha

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que fofinho, adorei a capa. O enredo tbm parece ser bem leve, coerente com o que a capa transmite. Não é o tipo de livro que eu leria, pois é mais adolescente, mas indicarei para minha sobrinhas com certeza! ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Só a capa já dá a sensação de leveza e e de uma leitura rápida e envolvente e saber que o conteúdo é assim mesmo, me deixa bem animada em ler o livro. Bom saber que além do romance, temos a amizade abordada no enredo também.
    Amei a dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê, esse livro me conquistou apenas de olhar essa capa, acho que foi uma das capas mais fofas que eu já vi nos últimos tempos. Gostei da sinopse, ela condiz bem com a capa e parece ser tudo aquilo que você falou: uma leitura leve, divertida. Me parece ser um daqueles romances adolescentes que nos fazem suspirar, eu estou certa?

    Dica mais que anotada e pretendo ler muito em breve!

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor.

    Esse livro parece ser bom, hein? Ele parece ser bem leve, divertido e envolvente. Gostei de saber que não envolve apenas relacionamentos amorosos, mas sim relações familiares e amizades. Tem poucas páginas, né? Já quero dá uma lida na obra e espero gostar assim como vc gostou.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    A capa, somada com a sinopse, dão uma sensação de leitura leve. E ainda deve ser bem rápida.
    Mas por enquanto não tenho muita vontade de ler. Acho que é um bom livro para se ler depois de uma ressaca daquelas.
    Dessa vez passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  11. Olá Fê,
    Não me lembro de ter ouvido falar desse livro ainda, mas achei muito legal a autora trabalhar não só o relacionamento amoroso, como situações que valorizam a amizade e família. Independente de ser um livro sem muitas surpresas, acho que é uma leitura que vale muito a pena.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fê

    Não costumo ler livros do gênero porque não me identifico mais, mas achei a proposta bem fofa, ainda mais por abordar outros aspectos importantes como família e amizade. Nunca li nada da editora, sabia? Tenho que dar uma olhada no catálogo deles...

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Acho fofo livros assim, por serem coisas que realmente acontecem na nossa vida, não só no lado amoroso, mas também do lado da amizade e outras relações. Nunca li nada da editora mas achei a edição muito linda e delicada. Vou anotar a dica, pois será muito útil numa maratona.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que o livro trás assuntos relevantes para o seu público alvo, e confesso não ter ficado muito interessada nele Mas acho legal que ele fale sobre coisas importantes da vida, como amizade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    O livro parece ser mesmo muito fofinho. Eu acho que ele seria uma ótima leitura para livrar qualquer um daquelas ressacas literárias.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Desconhecia a obra, mas já anotei a dica.
    A premissa é bem interessante e estou curiosa para saber como Tati conseguiu lidar com seus dilemas e como se saiu nesse trabalho com a presença de Rafa no grupo.
    É muito bom saber que é uma leitura leve e agradável, cumprindo o papel de marcar o leitor de alguma forma.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Realmente, se a história cumpre o seu papel podemos considerar uma boa história, mesmo que não seja de grandes proporções. Gostei de saber que os elementos são bem trabalhados e cumprem bem a sua função. Gostei muito dessa sua dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Apesar de ser uma leitura previsível, gosto de livros com temática romântica, e que conseguem trazer temas necessários, como a relação com a familia, amigos e tudo mais. A diagramação está super linda, deixando tudo ainda mais clean. Vou anotar a dica'

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Não conhecia a autora, nem o livro ou a editora, mas amei a capa linda e pelo que você disse, ela nos remete bem a delicadeza e sensibilidade que o livro carrega, não é mesmo?
    Eu acredito que daria uma chance para essa história com prazer... adoro livros nesse estilo, sabe?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê!

    A capa está uma graça e transmite mesmo essa sensação de leveza que comentou que se encontra na trama. O enredo, embora seja bem juvenil, me despertou o desejo de lê-lo para descobrir como a protagonista irá lidar com esse sentimento por Rafa e se ela vai ter coragem para contar pra ele.
    Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  21. Oi Fê
    Não conhecia esse livro, mas amei ver que é uma história para ser lida em um dia.
    Gosto de leituras assim, divertidas e leves. Sempre escolho após aqueles livros mais pesados. E sem falar que adoro ler livros para um público mais jovem.
    Não conhecia a autora, mas espero ter oportunidade de ver como a história se desenvolve.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Oi, Fê!

    Que capa mais amorzinho, adorei! Todos os livros que li nesse gênero trouxeram mensagens incríveis e que procuro lembrar até hoje. Com certeza eu leria esse livro, adoro um enredo bem construído. Dica anotadíssima!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Amei essa capa! Ela é super fofa!
    Achei a história bem levinha do tipo de livro perfeito para sair daquela ressaca literária.
    Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Fê, tudo bem?
    Sabe que eu não conhecia esse livro ainda e achei ótimo para ler depois de uma leitura mais densa, pois ele parece ser bem descontraído. Gostei muito do enredo e de conhecer mais dos personagens, espero ter uma oportunidade de conhecer a obra.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo