26 de dezembro de 2016

Resenha: Quando eu parti - Gayle Forman, Editora Record

Informações do livro:
Título: Quando eu parti
Título original: Leave Me
Autor: Gayle Forman
Editora: Record
Páginas: 308



Sinopse: Quando um coração falha, não é apenas o corpo que trai. Mas sonhos desfeitos, amores não vividos, destinos cruzados. Maribeth Klein tem a própria cota de problemas: do marido omisso até a chefe e ”ex-amiga” Elizabeth, passando pelos gêmeos superativos. Ela está sempre tão ocupada que mal percebe um ataque cardíaco. Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa. Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma.


Resenha: "Quando eu parti", de Gayle Forman, me deixou bem curiosa por conta da sinopse, e dos elementos que poderiam ser explorados nessa ambientação, que pode ser considerada um tanto decisiva demais. Conhecendo o estilo de narrativa da autora, acabei ficando bem motivada a respeito dessa leitura, e felizmente me surpreendi bastante.

A protagonista, Maribeth Klein, sai de casa e deixa para trás seu marido, além dos filhos, isso depois de ter um ataque cardíaco. Ela passa por um momento estressante, e por mais que não esperasse tais reações, acaba supondo que precisa reverter seus ideais e se resolver consigo mesmo, antes de qualquer outra coisa.

Isso tudo já é exposto na sinopse, o que particularmente, pode ser considerado muito e pode mesmo perder um pouco a graça. Eu não gosto nem um pouco quando há muita informação, mesmo porque tem que ter aquele ar de suspense e curiosidade. Voltando ao assunto sobre a atitude dela, preciso dizer que provavelmente não teria a mesma coragem.



Claro que tudo é uma questão de compreensão e pode variar de pessoa para pessoa, desde comodismo até receios dos descobrimentos pessoais. E claro que Gayle Forman usa e abusa nesses questionamentos e dúvidas sobre quais caminhos seguir, se haverá arrependimentos, implicações e afins.

Vale ressaltar que o leitor consegue compreender alguns aspectos sobre suas experiências passadas, o que acaba sendo fundamental na história e na sua estrutura de modo geral. O desfecho poderia ser mais abrangente, mas pelo menos há aquela visão de que existe uma tranquilidade maior, por mais que a vida seja uma constante de surpresas, entre problemáticas e afins.

O que eu mais gostei, na verdade, pelo menos inicialmente, foi o fato de os personagens serem mais maduros e com problemas tão reais. Essa pegada contemporânea é muito bem explorada. Ainda mais, levando em consideração, que a autora sabe muito bem como desenvolver seu texto, valorizando bem os sentimentos e todas as reflexões decorrentes.

Classificação SEL: 4/5


28 comentários:

  1. Oi Fê, tudo bem ?
    Eu tenho lido resenhas deste livro em alguns blogs, o bom é que a grande maioria tece apenas comentários positivos. Eu tenho alguns livros da autora aqui em casa, mas confesso que ainda não os li e não sei ao certo se gosto do estilo dela.
    De qualquer forma, acho interessante quando um enredo dá abertura para que a pessoa que lê tenha sua compreensão dos fatos, me decepcionou apenas quanto ao que você diz do final, gosto de detalhes rsrs.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi F,
    Eu nunca li algo da autora. Primeiramente porque uma amiga leu Se Eu Ficar e não curtiu nada e como temos um gosto parecido, preferir me abster da leitura. O que sinto é que a autora tem um formula que repete a cada livro e os nomes das obras já deixa isso claro para mim apesar de não ter lindo nenhum deles. rsrsrs
    Esse até me chama mais atenção devido ao tom mais maduro. Porém, não me comprometo em ler. se aparecer por aqui é claro que vou querer conferir.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá Fer,

    Já li algumas obras do autor e não tive experiências positivas com todas elas. Esta em especial, não me chamou tanto a atenção pela sinopse, porque tal como você disse, informações demais acabam retirando um pouco o suspense. Ainda assim, gostei dos questionamentos que você disse serem levantados nos livros. Afinal, quem nunca ficou em dúvida sobre qual caminho seguir? Vou anotar a dica e espero futuramente ler a obra, para tirar minhas próprias conclusões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Olá F, tudo bem?

    Infelizmente só tive decepções nas leituras que fiz dos livros da Gayle Forman, todos da época da NC. Já deixei passar o da Arqueiro e nem sabia que a Record tbm havia publicado algo dela, mas com toda certeza vou deixar passar também. Mas avisarei minha colega, que é fanzassa da autora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar desse livro? Gostei da sinopse dele também, assim como você, mas ao contrário, eu leria ele pela capa. Eu adoro livros com personagens maduros e com problemas reais, principalmente com reflexões e questionamentos que você comentou. Acho que eu gostaria muito desse.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, tudo bem?
    É, as vezes a correria do dia a dia, junto com as preocupações nos levam a caminhos que nunca pensamos trilhar. Estou interessada nesse livro e adorei sua resenha. Como sempre, muito bem escrita.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê, tudo bem?

    Um das minhas metas de leituras em 2017 é conhecer a narrativa da autora. Mas acho a premissa mega interessante e pela resenha os personagens parecem ser bem reais, de fácil identificação! Acho que vou gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Já li alguns livros da autora, então acredito que ela tenha conseguido desenvolver bem os problemas mesmo.
    Esse livro tá na minha lista, mas li algumas resenhas negativas, a sua foi que me deixou curiosa pra dar uma chance.
    Espero poder ler em 2017!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Pois é, eu li algumas resenhas e acho que não seria muito meu estilo este livro, apesar de curtir bastante a autora. Acho que ela sempre usa temas bem relevantes, mas parece que este é meio repetitivo de outros dela, sabe?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Gostei da sua resenha, apesar de não ter gostado tanto da Gayle, acho ela muito fria as vezes nos livros, mas essa capa achei belíssima, e não sabia que ela estava sendo publicada pela Record. Quando ao fato de vc dizer que ela trabalha bem os personagens, me instigou a ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê, tudo bem?
    Dessa autora eu li somente "Se E Ficar" e mesmo tendo gostado não foi uma leitura que me marcou e em consequência não me interessei em buscar outras obras dela mas gostei muito da premissa desse, justamente por parecer ser mais madura e com personagens mais reais e bem desenvolvidos. Parece ser uma boa leitura e acho que vou dar uma chance ao livro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  12. Olá Fê,
    Tenho uma relação de amor e ódio com essa autora e, ao mesmo tempo, que tenho medo de ler outro livro dela, quero ler para saber o que prevalecerá.
    Gostei de conhecer suas impressões e achei muito legal saber que os personagens são maduros e com problemas reais. Claro que vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Conheci a escrita da autora através do livro Se Eu Ficar, até agora nada de ruim a declarar sobre ela rs Não
    conheço muito sobre ela, mas estou querendo ler mais livros dela para criar uma opinião melhor sobre. Ainda não li o livro resenhado, mas fiquei curiosa quanto o enredo, achei inusitado e fora do comum.

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê eu amei conhecer suas impressões sobre essse livro de um autor que é bastante aclamado, porém eu li o livro anterior dele e não gostei muito. Achei a leitura muito melancólica para mim. Vou dar uma chance a esse um dia para ver se eu gosto.beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fê!
    Estou com esse livro para ler e até fiquei bem curiosa com a sinopse. Drama não é muito meu estilo, mas sempre leio muitos elogios a autora então acho que será uma leitura que me agradará. Achei essa capa muito bonita!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  16. Olá, Fê! Tudo bem por aí?

    É sempre bom visitar seu blog, eu o adoro. Eu já li "Se eu ficar" da Gayle e eu adorei seu modo de escrita... tudo, apesar de não ser meu gênero preferido! A premissa de "Quando eu parti" não chamou muito a minha atenção, mas eu leria só por causa da autora. Suas resenhas são sempre ótimas!

    Beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee Fê ^^
    Eu acho tão chato quando a sinopse já conta quase a história toda...haha' eu estava querendo ler este livro, mas aí vi que a média dele no skoob era bem baixa, então acabei desanimando *-* ver que você gostou me deixou animada, principalmente porque eu já sou fã da autora, mas todos os livros que eu li dela tinham como protagonistas personagens mais jovens *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    Apesar de suas impressões positivas, não consegui me interessar por esse livro, a premissa não me chamou a atenção, então no momento eu passo a leitura.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  19. Oie
    recebi o livro recentemente e adoro a autora, adorei esse novo enredo que ela criou e sua resenha em deioxu muito empolgada pois foi a primeira que li do livro até agora, espero adorar, será uma das minhas próximas

    beijos
    https://www.youtube.com/watch?v=UcH5xxgWJsM

    ResponderExcluir
  20. Oie F,
    Esse é o tipo de leitura que gosto, personagens reais, com problemas reais, fugindo de clichês e trazendo temas que realmente levam o leitor a refletir ainda mais.
    Gostei de ver suas impressões do livro, e vou buscar ler logo nesse inicio de ano.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Fe

    Eu também não gosto de sinopses muito spoilorentas. Eu acho as atitudes dessa mulher imperdoáveis, nada justifica o abandono de filhos. Eu não lerei por isso e por não gostar da escrita da Gayle também, acho-a muito forçada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Adoro resenhas que não acabam com a graça do livro, parabéns F você fez do jeito certo!
    Fiquei curiosa e geralmente odeio esse tipo de livro, pessoalmente nunca entendi as crises de identidade ai fica complicado me simpatizar com a personagem e me apegar a leitura, mas deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    A sinopse também me chamou muito a atenção, achei a temática da obra muito interessante, ainda mais pelos personagens serem bem mais maturos, como você mesma disse. Acho que é uma história para nos emociona, assim como todos outros do autor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Tô com o livro aqui e doida prs começar logo. Gostei muito de outros 2 livros da sutora e espero que esse também seja bom.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Conheço a escrita da autora, assim como você gosto bastante.
    Fiquei um tanto intrigada com a história dessa protagonista, fiquei com aquela pulga de curiosidade.
    Também prefiro uma leitura com ar de suspense, sem ter muitas informações...alias só gosto de muitos detalhes na parte ambiental da história, mas adoro quando tem pontos para o leitor ler e refletir e ir desvendando...
    Aqui me pareceu uma história muito boa, com toda certeza vou coloca-lo na minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Confesso que ainda não li nada do autor e tem essa meta para esse ano. Gosto de histórias reais e que possa passar com pessoas normais. Sua resenha me deixou motivada a ler o livro, gostei da capa pareceu bem viva.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Ainda não li nada da autoria de Gayle e desde o lançamento da obra fiquei bem intrigada para fazer a leitura, afinal essa capa e a sinopse me despertaram muita curiosidade.
    O fato de os personagens serem mais maduros e vivenciarem situações bem reais também chama muito minha atenção e acho que será o que mais gostarei também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ultimamente tenho lido bastante esses romances contemporâneos. Os fatos mais realistas tem me chamado bastante atenção e com esse livro não foi diferente. Interessante a história da protagonista, a sinopse deu muita informação mesmo mas fiquei curiosa sobre como a Maribeth tomou essa decisão de largar tudo assim.
    Pretendo ler, beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo