1 de dezembro de 2016

Resenha: Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin, Verus Editora

Informações do livro:
Título: Suzy e as águas-vivas
Título original: The Thing About Jellyfish
Autor: Ali Benjamin
Editora: Verus
Grupo Editorial Record
Páginas: 233



Sinopse: Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas. Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado.  Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.



Resenha: "Suzy e as águas-vivas", de Ali Benjamin, é muito mais do que eu estava esperando com essa leitura, e isso não tenho dúvidas. E acabei me surpreendendo mais por conta dos tantos sentimentos que existem nessa página, aos quais me pegaram bem de cheio e despertaram sensações sutis e complexas demais para tentar explicar a fundo.

Suzy é uma personagem sem igual, isso porque sua coragem e envolvimento com sua causa é capaz de motivar qualquer pessoa. Por mais que tenha a noção de que nada pode dar certo ou que não transmite confiança para quem está ao seu redor, ela não desiste e isso é uma característica essencial nessa jornada.

A melhor amiga de Suzy morreu e isso desencadeia uma pressão forte, desde tristeza profunda, questionamentos que parecem não ter fim e mais emoções dolorosas. As coisas poderiam ficar por isso ai, mas a garotinha imagina que existe algo de errado, afinal de contas, Franny, sua amiga que morrera afogada, tinha um ótimo domínio nas águas.



E é por meio de algumas hipóteses, que começa a investigar sobre as águas-vivas e tudo que diz respeito. Na verdade, ela se ocupa muito desses pensamentos, então começa a ter uma preocupação muito intensa e determinante. O leitor também começa a perceber alguns motivos que rodeiam ela e Franny.

Confesso que a sinopse não conseguiu me deixar tão intrigada, a princípio, mas só a princípio mesmo. Apesar disso, achei a capa fascinante e gostaria mesmo de saber o que havia por trás desse enredo peculiar. Há muitas mensagens para refletir, seja nas entrelinhas ou não, como já é de se esperar também.

Todos os personagens são bem expressivos e conseguem acrescentar conceitos muito especiais na vida de Suzy e em relação ao que ela almeja encontrar. Também é válido destacar que as conexões são muito bem construídas, então o leitor sabe compreender o que, de fato, está acontecendo nessa ambientação.

Classificação SEL: 4/5


25 comentários:

  1. Oi..
    Não sei se o leria no momento, talvez por ter uma carga emocional mais forte.
    Mas com certeza ele ainda está na minha lista.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, a sinopse do livro e a capa me deixaram bem curiosa, fiquei atraída, amo histórias com uma carga emocional grande, são muito tocantes e a gente sempre leva algo dele para nossa vida pra sempre, parece ser o típico livro que depois que lemos ficamos parados olhando pro nada refletindo sobre tudo que acabou de passar nos nossos olhos hahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, como está? (Outra vez, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.)
    Esse livro tem uma proposta e desenvolvimento muito inusitados, que gostei muito. Ainda mais quando a personagem está vivendo um momento muito triste, ainda mais quando ele se dá depois de uma briga feia. É algo para causar tristeza mesmo.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro foi uma das melhores surpresas do ano de 2016 para mim. Não dava nada pelo livro e de repente, tive uma história incrível nas mãos, que me emocionou demais. Como você, a sinopse me passou bem pouco, mas ainda bem, a surpresa foi maior.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Fer,

    Como você também não me interessei tanto pela sinopse, mas agora lendo sua resenha, fiquei curiosa para saber mais sobre a protagonista e esse mistério das águas vivas que ela tenta desvendar. As reflexões também são bem vindas, afinal é maravilhoso fechar um livro e levar algumas lições na bagagem. Gostei muito das suas considerações e pretendo em breve dar uma chance a essa história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    No momento estou fugindo de obras muito emocionantes, estou abrindo novos horizontes para outros gêneros, então não o leria agora. Porém, anotei a dica para, quem sabe, uma leitura futura. Amei a capa, então isso já é um ponto para a leitura.

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê, tudo bem ?
    Achei uma proposta interessante, me parece um livro intenso. Sua nota foi boa o bastante para me deixar ainda mais curiosa.
    Gostei da premissa. No entanto, estou com tantos livros para ler, que não tenho como adicionar mais nada na minha lista de quero ler.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá amore,
    Que delícia seu blog... sempre que entro e vejo uma nova postagem fico encantada, parabéns!
    De cara lembrei de uma amiga que tem esse nome – Suzy. A capa também é lindíssima!
    Adorei a temática do livro, é muito interessante e parece nos fazer refletir bastante. Gosto de livros que trazem mensagens nas entrelinhas, dica anotada.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê
    É até engraçado mas toda vez que eu vejo esse título me lembro de Bob esponja e ele indo caçar águas vivas, entao achei esse título horrível kkkkkkk Mas eu pretendo ler porque todo mundo assim como você se surpreende e essa sinopse está incrível assim como a capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Fer,

    Eu quase solicitei ele para a editora, mas acabei deixando passar por achar que seria mais um young adult etc etc. Mas to vendo bastante gente se emocionar e agora eu fiquei bem mais curiosa com essa leitura. Parabéns pela resenha, imagino que tenha muitos sentimentos contidos nas páginas mesmo.

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê, tudo bem?
    Eu estou muito curiosa para ler esse livro, especialmente porque a sua resenha não é a primeira positiva que leio. Essa protagonista me parece mesmo ser determinada e corajosa, fico surpresa por saber que isso acabe causando um efeito parecido no leitor. Estou super curiosa para saber como a sua amiga morreu e se a teoria das águas-vivas fará sentido e se ela irá descobrir a verdade. Espero ler!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. A capa é mesmo muito bonita, e concordo que a sinopse não chama tanta atenção. Apesar de ter gostado da resenha e do mistério que cerca a morte de Franny, não é um livro que eu vá ler no momento. Mas quero sim saber o verdadeiro motivo da morte de Franny e o que as águas vivas tem de concreto com isso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Ola
    Nossa eu não conhecia esse livro, mas tambem a capa nao me atraiu tanto. Entretanto, a sua resenha me deixou curiosa e agora eu quero muito saber o que existe por trás desse título!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Vou te dizer que a sinopse não me conquistou e, apesar de ter achado a capa linda, acabei decidindo não ler. Só que agora estou bem arrependida dessa decisão... Rs... Adoro livros que têm tantas mensagens pra gente refletir, e amo quando os personagens são expressivos e essenciais no enredo.

    ResponderExcluir
  15. Olá, só pela capa eu também compraria o livro, ela é bela. Mas o enredo não me chamou atenção, acho que fatal algo. Apesar de todo o viés de reflexão nas mensagens passadas pelo enredo, achei a personagem central sem nexo.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e assim como você fui surpreendido, pois encontrei mais do que esperava nesse livro. A história é muito bonita e foi muito bem construída mesmo, sem contar que a protagonista é muito cativante. E essa capa é maravilhosa, né? Enfim, fico feliz em ver que você também gostou da leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Tive a mesma impressão que você quando vi o livro pela primeira vez, mas que bom que a história traz esses momentos de reflexão que valem a pena! Acho que a minha ideia está mudando um pouco e talvez eu dê uma chance para a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá! A capa do livro é linda e isso já chama atenção de muitos leitores. Fiquei apaixonada pela sinopse e a resenha contribuiu mais ainda para adquirir esse livro. Acho que todo mundo que já sofreu com uma perda se agarra em alguma coisa para tentar diminuir e no caso da personagem foi sobre a possível causa do afogamento da sua amiga e , isso já dá um ar bem chama tive no livro. Anotei a dica pra ler ano que vem. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Essa capa é uma amor, não é?
    Já conhecia o livro, mas nunca tive a oportunidade de ler ele.
    Esse livro está na minha lista já tem um tempinho, mas nunca arrumo um espaço e tempo para ele. Agora, com a sua resenha, vou ver se consigo dar uma chance para ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oieee, tudo bem??? Eu sempre reclamo mas sempre arrumo um livro "pra chorar" kkkkkkk se esse seria um deles eu não sei, realmente parece ter uma arga emocional forte, mas acho que a sinopse meio que "não soube vender o peixe" e acabei não me interessando muito. Mas essa capa hein? que linda! Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bom?
    Ao contrário de você, já me senti extremamente intrigada com a sinopse e claro, com o sentido que as águas vivas viriam a assumir na história. Fiquei feliz em saber que é uma história que te surpreendeu e transmitiu vários sentimentos inesperados, acabando por te conquistar. Tenho ele aqui na estante, vou colocá-lo em minha meta de leitura!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  22. Oi, Fê!
    Pelo visto a história conquistou você. Tenho que confessar que a sinopse não me convenceu a ler, eu não acho que seja uma história que me prenderia da mesma forma que te prendeu.
    Tem uma pitada de drama, pela perda da melhor amiga, e eu até gosto de drama, mas quanto ao resto... Não sei se eu gostaria da história. Pode ser que gostasse dos personagens, já que você diz que a conexão entre eles é boa, mas prefiro não arriscar no momento.

    Beijinhos!
    Jaqueline Silva - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Fê,
    Comprei esse livro na BF e estou enlouquecida para ler esse livro, pois morro de curiosidade para saber como a Suzy lida com a perda da amiga e como as coisas acontecem com ela. Achei muito legal os personagens serem expressivos e que consigam acrescer conceitos.
    Adorei sua risada e vou super anotar essa dica.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  24. Oi Fê, eu ainda não li esse livro mas por tudo que já li a respeito dele acho que deve ter uma história interessante que aborda a forma de lidar com a morte como a protagonista que criou uma obsessão pelas águas vivas. Nas no momento não é uma leitura que eu esteja muito afim de fazer.
    Fica a duca.
    Bj

    ResponderExcluir
  25. Oi Fê, tudo bem?
    Eu fiquei com vontade de ler esse livro desde o lançamento dele. Fico feliz em ver que você tenha gostado, realmente parece ser uma obra fascinante e a protagonista é bem forte, com toda certeza pretendo ler em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo