17 de janeiro de 2017

Resenha: Harry Potter e a criança amaldiçoada - J. K. Rownling, Editora Rocco

Informações do livro:
Título: Harry Potter e a criança amaldiçoada
Partes um e dois (Harry Potter #8)
Título original: Harry Potter and the Cursed Child 
Parts One and Two (Harry Potter #8)
Autor: J. K. Rownling, John Tiffany, Jack Thorne
Editora: Rocco
Páginas: 352



Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.  Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Ponto forte: A oitava história, dezenove anos depois. Franquia de maior sucesso do mercado editorial mundial. Prateleira: Para novos e antigos fãs de Harry Potter e leitores de fantasia em geral.


Resenha: "Harry Potter e a criança amaldiçoada" é o oitavo livro da série e é claro que a empolgação é enorme diante desse novo contexto, especialmente aos admiradores desse universo mágico. Particularmente, não via a hora de poder ter essa obra em mãos e até fiz um esforço maior para ler devagar e assim aproveitar mais.

Primeiramente, nostalgia é a primeira sensação transmitida por esse título, e isso já é mesmo de se esperar. É incrível acompanhar mais uma jornada de Harry Potter, sendo que o tempo passou e perceber tudo que ele conseguiu conquistar, sua família, as dúvidas e aprendizendos dos filhos, novos personagens e afins. 

Acho que muitas pessoas tinham o receio de não gostar ou não aproveitar muito bem a leitura por conta de ser em formato de roteiro de peça, mas eu me surpreendi como tudo se tornou extremamente envolvente e rápido demais. Tentei prolongar o máximo que pude a leitura, mas no final das contas é impossível fazer isso quando o texto é tão ágil.


Fiquei intrigada e ao mesmo tempo surpresa diante de algumas escolhas e caminhos traçados. O filho de Harry, Alvo, conhece o filho de Draco, Escórpio, e os dois acabam se dando bem. Alvo é totalmente diferente de Harry e há uma análise sobre essa relação também. Por falar nisso, Alvo é designado para Sonserina, o que preciso dizer, me deixou um pouco sem palavras sobre isso (não pude evitar mesmo).

A aventura proposta é divertida, ao mesmo tempo em que envolve muitas coisas em jogo, mas é claro que, por ser um estilo diferente de narrativa, o desenvolvimento não é aprofundado. Seria ótimo se houvesse um texto complexo sobre isso, diante de emoções também, mas esse não é o caso. Acredito que o leitor já precisa ter essa noção para não haver decepções e frustrações ao longo das páginas.

Confesso que, para mim, é um pouco difícil comentar sobre um livro que você estava esperando tanto para ler. Parece que por mais que fale, não é o suficiente, o que eu já sei mesmo que não é. Mas o que torna complicado mesmo é tentar repassar as impressões sem soltar spoilers ou ser repetitiva. Enfim, espero ter conseguido transmitir com clareza a minha experiência com esse livro tão especial! 

Classificação SEL: 5/5


30 comentários:

  1. Oie! Moça eu li bem por cima a sua resenha, pois estou louca para ler esse livro então estou fugindo de todas as resenhas etc que acho dele, porque já li muita coisa contraditória, boa e ruim e to querendo tirar minhas próprias conclusões! kk
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Confesso que se lesse certamente não teria palavras suficientes também! Sou completamente fã de HP e estou louquinha pra ler essa obra! Achei meio louco o filho do Harry ser amigo do de Draco, mas, acredito que tem história atrás disso ;)
    Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu já tenho o livro e estou curioso, mas so depois de ler a coleção rincipal e primeira!! :) ahahah Enfim, vai ser para breve!!

    Bem, eu concordo que e muito difícil opinar sobre o que queremos ler aha muito... E sim estou com medo do livro extamaente por ser um guião...!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!
    Já comprei esse livro e estou com ele nos próximos da minha meta...
    Super ansiosa!!
    Sua resenha me animou mais ainda para ler essa história...
    Um beijooo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa a tempos desejo ler a saga Harry Potter,mas sempre fico deixando passar.tua resenha despertou um desejo mais em mim de ler logo esta saga!do como se vc me mostrasse como estou perdendo uma leitura perfeita vou logo correr atrás do prejuízo rsrs.amei a resenha parabéns

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu sou uma apaixonada por Harry Potter e por isso estou com esse livro na lista de próximas compras desde que vi seu lançamento, mas não esta sobrando money pra isso. Enfim, adorei conferir suas impressões sobre a obra e estou louca pra saber como se deu essa relação do Alvo ter ido pra sonserina. Espero poder lê o livro em breve haha

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Estou super curiosa para ler esse livro e fiquei surpresa de saber que Alvo vai para Sonserina :O Enfim! Fiquei feliz em saber que você curtiu a leitura, ainda mais vendo os comentários criticando muito a obra, como tenho visto por aí. Quero muito descobrir através da leitura o que Harry se tornou como adulto e todas as aventuras que os filhos dos nossos heróis vão enfrentar. Ótima resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Oi, F!
    Não sou fã de HP, mas acho muito bonito quem cresceu junto com a série. Que pode apreciar essa história ao longo da infância até a vida adulta. :D
    Beijão!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
    http://www.lagarota.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fê, tudo bem?

    Olha, vou te falar que esta é a primeira resenha mais positiva que eu leio sobre HP e a Criança Amaldiçoada. As outras que eu li criticavam muito o livro, principalmente a personalidade de Alvo.
    Eu sou uma fã incondicional de HP, mas para ser honesta vou te falar que não senti nenhuma vontade de ler esse roteiro. Nem foi a JK que escreveu, ela só deu o aval e supervisionou, então acredito que a história começa errando por aí! Rss
    Provavelmente não lerei, mas que bom que você gostou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Meu Deusssss! Sou apaixonada por essa série! Cresci assistindo como a Cris mencionou (oi, Cris, haha) e é muito bom saber que não acabou <3
    Espero ler esse livro em breve e matar minha curiosidade!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deussss! Sou apaixonada por essa série e cresci com ela, assim como a Cris falou acima (oi, Cris, haha)! É muito bom saber que a história não acabou - afinal, enquanto a JK estiver viva, esse negócio não vai acabar kkk
    Espero ler em breve e matar a curiosidade, beijo!



    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Amo HP, e ainda não tive oportunidade para ler o oitavo livro. Estou de boca aberta em saber que o filho dele foi pra sonserina, é um contexto interessante da história; infelizmente essa é umas das poucas resenhas positivas que vi até agora, quero compra-lo e tirar as minhas próprias; mas após sua opinião minhas esperanças como o livro tiveram um grande aumento.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, Fê. Esse ano tenho como meta comprar todos os livros da saga, e claro ansioso pra ler esse tb. Quando fiquei sabendo que esse oitavo livro era em formato de roteiro também me assustei bastante e imaginei que poderia ser chato, e fico feliz em saber que te empolgou e envolveu da mesma forma. Entendo essa ansiedade em falar de algo que gostou tanto, e agradeço por evitar os spoilers. bjaooo

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  14. Eu sou uma dessas pessoas que está com receio de fazer a leitura do livro, rs. Tenho medo de tirar a magia do último livro que eu li, acho que terminou de uma forma tão boa. Claro que é ótimo quando tem uma história com o depois, de como estão os personagens, mas por saber que é baseada na saga, e não realmente escrita pela autora, apesar de ela estar ciente do que foi proposto, me deixa com muitas dúvidas se irei gostar.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de histórias de magia e que nunca li os livros de HP e nem vi os filmes. Por essa razão não fiquei muito animada com sua dica de hoje, mas de qualquer forma gostei de ler seus comentários sobre e que bom que essa obra te agradou.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de histórias de magia e que nunca li os livros de HP e nem vi os filmes. Por essa razão não fiquei muito animada com sua dica de hoje, mas de qualquer forma gostei de ler seus comentários sobre e que bom que essa obra te agradou.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Sim, você conseguiu transmitir bem as suas impressões.
    Nunca li HP, mas não por falta de interesse. No entanto, já tinha lido uma resenha sobre o livro, e, como você mencionou, eu achei que fosse ser um pouco estranho ler um livro em forma de roteiro, quando estamos tão acostumados às tradicionais narrações.
    Definitivamente lerei esse livro, quando eu finamente ler toda a coleção.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oie,

    Em 2017 eu devo começar a ler HP (pois é, ainda não li), então vai demorar até eu chegar nesse. Comentam tão mal dele, que fiquei surpresa por ler uma resenha de alguém que tenha gostado. Não sei se vou ler, mas o importante é que você tenha gostado. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie!!!
    Também sou mega fã desta série e senti bastante quando o último filme foi lançado, pois teoricamente seria o fim. Mas foi nessa época que o Pottermore foi lançado pela autora que ao interagir com os fãs lançando tirinhas explicativas e/ou apenas respondendo às dúvidas dos fãs a magia foi sendo mantida. Deve ter sido numa dessas interações que os roteiristas criaram essa peça e apresentaram à autora que disse ser plausível e a abraçou permitindo que fosse anexada ao universo da personagem.
    Diferentemente de você eu achei fascinante o fato do filho mais novo de Harry ser de Slytherin e ser amigo do filho de Draco Malfoy e obviamente se meter em confusão. Mas eu não concordei com algumas atitudes de algumas personagens em determinados momentos, inclusive o próprio Harry Potter, mas eu gostaria de poder assistir a essa peça, pois foi maravilhoso ver esse mundo mágico novamente!
    Mil Bjinhos:)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoeentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Fê!
    Eu sou muito fã de Harry Potter, amo todos os livros, mas não tive vontade de ler A Criança Amaldiçoada. Acho que o fato de ser um roteiro de peça acabou me afastando da leitura. É um livro que acredito que não vou ler, ao menos por enquanto.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Oi, confesso que sou apaixonada por esse universo e que desde que vi essa obra fiquei interessada. No entanto, também acho que poderia ser mais desenvolvido se não fosse em formato de peça, mas mesmo assim deve ser igualmente bom! Fiquei surpresa pelo Alvo ir para Sonserina, mas como o Harry fala no último livro. Ele tem o nome de pessoas que foram de lá e foram muito bons, isso não faz dele alguém ruim. Tenho o livro em casa e espero poder ler em breve!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  22. Recebi o livro de cortesia, mas li dois livros de HP porque me aventurei no universo somente ano passado (pois é). Apesar das críticas negativas tenho muita vontade de ler. Espero que termine os livros clássicos de HP e assim poder tirar minhas conclusões sobre a criança amaldiçoada.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  23. olá, como vai?
    Primeiro de tudo, seu blog é lindo!!!
    Segundo, eu gostei de como falou da premissa e de algumas "reviravoltas" que não tem tanta importância, dando um gosto da historia sem spoiler...
    Também gostei da honestidade sobre como a narrativa não é muito aprofundada devido ao formato apresentado. Ficou tudo muito bom!
    Beijos ✿

    ResponderExcluir
  24. Por estar em formato de roteiro, realmente este livro é bem rápido em sua leitura, mas queria algo mesmo aprofundado. Devia te sido feito no formato de outros livros da saga, sem essa ideia do roteiro. Mesmo assim, esse si é um livro muito esperado e que merece todo esse destaque.

    ResponderExcluir
  25. Olá
    de Hp eu só conheço os filmes, ainda nem li a série quem dirá esse lançamento mas ja to vendo que os fãs estão pirando e parece estar muito legal mesmo, espero conseguir ler a série um dia e poder ler esse, ótima resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?

    Estou com o livro aqui em casa e consegui pagar nele um preço mega justo (25 temer's, na promoção maravilhosa da Fnac <3), mas infelizmente estou ainda colocando minhas leituras em dia para o blog. Mas acho que agora pra fevereiro eu consigo e, diferente do que todo mundo reclama, eu amo o gênero escrito porque flui de forma tão rápida que o negócio acaba antes que a gente perceba.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Harry Potter é uma das minhas leituras preferidas desde a adolescência, pois li o primeiro livro quando tinha... acho que 14~15 anos. Mas não me animei muito a ler este livro por não ser um livro propriamente dito, então ver a peça seria melhor.

    Fiquei contente de saber que o menino do Harry vai pra Sonserina! É a chance de mudar um pouco a faceta da casa, a qual me identifico bastante!

    Como você disse, talvez ler em forma de peça teatral deixe um pouco aquém a narrativa... Não sei muito o que penso sobr eminha vontade de lê-lo ou não...

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Fe

    Menina eu sou completamente apaixonada pela serie inteira e vc acredita que eu ainda nao li esse livro?
    Sim, eu o tenho. Sim, estou ansiosa pela leitura... mas acho que eu nao estou preparada psicologicamente para um novo adeus!

    Amei a sua resenha!! Mostrou os pontos principais e confesso que a minha principal preocupação, que é a forma na qual o livro foi redigido.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Acredito que muitos fãs tiveram esse mesmo sentimento de nostalgia ao se depararem com a obra.
    Confesso que não li nada ainda do universo de HP (me julguem rsrs) pelo fato de achar que minhas leituras serão influenciadas demais por causa das várias opiniões que sempre vejo. Acho que ainda não é o momento para tais leituras mesmo gostando de fantasia e magia.
    Adorei saber suas impressões e o que mais chamou minha atenção é você citar que a leitura é divertida, característica que gosto bastante nas leituras que faço.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, Fê! Tudo bom?
    Recentemente li "FANTASTIC BEATS AND WHERE TO FIND THEM" e amei ainda mais a escrita da J.K, bom, por incrível que pareça estou relendo os livros de Harry Potter e pretendo finalizar todos ainda este ano, incluindo "Criança Amaldiçoada" porque né essa capa tá linda demais e com essa resenha maravilhosa impossível não ficar LOOOOOOOKO aqui!

    Beijos,
    Lu - @ J U S T I F I C O U

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo