22 de março de 2017

Resenha: Eu estou pensando em acabar com tudo - Iain Reid, Fábrica 231

Informações do livro:
Título: Eu estou pensando em acabar com tudo
Título original: I'm Thinking of Ending Things
Autor: Iain Reid
Editora: Rocco
Selo: Fábrica 231
Páginas: 224



Sinopse: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.


Resenha: "Eu estou pensando em acabar com tudo", de Iain Reid, é, sem dúvidas, um livro muito intrigante, e que já prende o leitor logo nas primeiras páginas. Um dos elementos que mais se destaca mesmo é a forma como a autora explora o psicológico diante dos medos e revelações na trama.

Não sabemos muito sobre a protagonista, a começar por seu nome, que é um mistério. Seu namorado se chama Jake, este que a leva para visitar seus pais em uma fazenda, num estilo extremamente sombria. Ele é um personagem curioso, especialmente diante de seu jeito inteligente e de tudo que transmite por meio de suas conversas.

A sinopse não revela muita coisa, o que já deixa bem claro que nem tudo é o que parece. Confesso que fiquei bem curiosa nesse texto e chega uma hora que já não consegui decifrar muita coisa. Existe outra coisa acontecendo em paralelo: uma investigação, o que pode nos deixar ainda mais inquietos sobre o rumo desses acontecimentos.



O problema é que, diante de tantas complexidades, ela pensa em acabar com tudo, só que nem tudo acontece como planejado. Na verdade, há muito mais nesse suspense, e é bem difícil compreender tudo até chegar ao fim. Sem contar que o lado investigativo pode revelar algumas informações sim, ao mesmo tempo em que não existe nada certo sobre a história.

Ela deixa transparecer sensações contraditórias diante de uma pessoa que entra em contato com ela.  O fato é que parece que sempre há algo a ser incluído nesse percurso, o que pode nos deixar cada vez mais curiosos sobre o desfecho. É uma história inusitada demais, e um tanto assustadora talvez, e realmente é complicado falar a respeito. Precisei rever algumas partes, porque a gente fica pensando sobre frases que podem ser indicações da verdade ou características dos personagens.

A edição merece destaque, seja pela capa ser dura ou por haver frases riscadas nos começos dos capítulos. Confesso que é outro ponto ao qual o leitor tende a prestar mais atenção, afinal de contas, existe um motivo para essas frases estarem em destaque. Enfim, por essas e outras características, só posso concluir que é uma leitura surpreendente demais!

Classificação SEL: 5/5


20 comentários:

  1. Olá,

    Vejo muitas pessoas falando muito bem do livro que tudo está conspirando para eu comprar um exemplar e fazer a leitura o mais rápido possível. O fato de tratar de assuntos psicológico já me anima, ainda mais diante de medos e revelações, também gosto de personagens misteriosos, então já amei saber que tem uma sem o nome identificado. O livro já está à minha lista de desejados só estou aguardando uma oportunidade! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê!
    Esse livro parece muito confuso. A sinopse não revela nada e nem você soube o que dizer. rsrs... Acho que o intuito é justamente esse, né? O livro realmente tem um bom desfecho e a gente consegue entender tudo? Bom, já posso dizer que fiquei curiosa para conferir o livro.
    Não sabia que esse livro vinha em capa dura. <3
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de não saber o que dizer e sim não falar demais da história, dai perde a graça. O livro é sensacional!

      Excluir
  3. Olá!

    Primeiro quero falar que adorei seu blog ! ♥

    Segundo: Esse livro parece ser bem confuso ! haha mas eu adoro ! Nunca li nada desse selo da Rocco , fiquei bem curiosa sobre esse, ainda mais depois da sua nota e resenha bem misteriosa, já coloquei na minha lista!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Estou procurando alguns livros diferentes para ler, e esse livro me chamou muito a atenção a começar pela capa, é bem diferente das que costumo ver. Sua resenha descreve bem o suspense do livro despertando interesse, parabéns! Irei procurar o livro, realmente adorei!

    -Nicoli Alexandre, As Meninas Que Leem Livros.

    ResponderExcluir
  5. Achei curioso essa coisa de não sabermos o nome da protagonista. Só isso, me deixou bem interessada na trama. Concordo com você sobre a arte gráfica do livor, a capa já é um tiro!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto esse título mas não sabia nada sobre a história e agora fiquei com muuuita vontade de ler! É o tipo de história que me prende e me traz surpresas boas. Admiro muito quando o autor consegue brincar com a mente de quem lê.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e só vou ficando cada vez mais curiosa, já que vocês evitam falar muito para não tirar a graça do livro rs Mas fiquei bem curiosa com os acontecimentos paralelos, com as sensações contraditórias e com essa história inusitada no geral. Essa capa só me deixa ainda mais intrigada com a história! rs Amei sua resenha, instigou minha curiosidade e não falou de mais. Espero poder ler em breve!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente nunca havia ouvido falar desse livro, mas fiquei curiosa. Adoro enredos desse tipo, adoro ficar mirabolando teorias enquanto leio,além de adorar enredos que não me levam pelo caminho do óbvio; sabe detesto ganhar o fim do livro já no começo dele. Depois vou procurar por esse livro. Agadeço pela dica!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  9. Oie amore,
    Menina que espetáculo de capa e título, só por isso já quero ler. Sua resenha me fez ficar ainda mais curiosa pela leitura.
    Já anotei a dica por aqui e confesso estar bem curiosa pela leitura.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não tinha me ligadom uito na história... agora com a sua resenha pude entender melhor do que se trata hehe parece uma trama bem interessante, esses acontecimentos paralelos sempre me chamam atenção. E essa edição está linda mesmo, né? Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Não sou muito fã de livros que não nos mostram exatamente sobre o que se trata, gosto de suspense mas não como esse, porque acabaria me deixando mais nervosa, do que curiosa, mas não nego que sinto vontade em realizar a leitura desse livro! Eu por enquanto vou deixar passar a dica, mas vou deixar o nome anotado e espero futuramente realizar a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda!
    Eu não fiquei tão surpresa com o desfecho (já estava desconfiando disso desde a metade do livro), mas gostei muito da maneira como a história é contada.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Fê,
    Soube desse lançamento por ter visto uma pessoa mostrando como recebido. Achei a capa e a sinopse bem interessante depois que pesquisei. Gostei de conhecer suas impressões e fiquei contente por saber que nem tudo sai como ela esperava, acho que tenho esperança que as coisas melhorem sempre.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oi, Fê

    Eu já tinha visto esse livro nas postagens de lançamentos, mas nem sabia que ele era capa dura! :o
    Adoro um bom thriller, e esse tem cara de ser um dos bons, pois histórias que não são o que parecem ser são as melhores.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Já conhecia o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Confesso que fiquei meio confusa, acho que pelo fato de você não poder revelar muito sobre a história.
    A edição parece linda realmente :D

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu nao costumo ler historias desse tipo e nao conhecia esse livro ainda, mas lendo sua resenha fiquei muito curiosa. A premissa é bem interessante e pelos seus comentários deu para perceber que se trata de uma historia muito bem construída e surpreendente.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Já vi algumas resenhas positivas sobre esse livro e o enredo realmente parece ser muito intrigante. Para mim um característica positiva é que não dá para adivinhar o que está acontecendo, adoro criar teorias sobre os livros que leio e esse parece ser um excelente desafio.
    A edição realmente está lindaaa... Acho que as editoras deveriam investir mais em edições com capa dura, além de serem lindas, acabam durando mais.
    Adorei a resenha e anotei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei a resenha meio confusa, por não ter muitos dados, como o nome da personagem.
    Mas por ser uma investigação, isso já me chamou bastante a atenção. Fiquei curiosa para conhecer o desfecho desse livro confuso.

    ResponderExcluir
  19. Quando vi esse livro pela primeira vez, fiquei intrigada. Porque não entendi muito bem a sinopse, huahuah!

    Mas pelo que você disse, parece bem confusa mesmo! Mas pareceu ser algo que prende, uma vez que requer algum nivel de atenção. Fiquei curiosa!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo