10 de março de 2017

Resenha: Um instante de felicidade - Federico Moccia, Editora Planeta

Informações do livro:
Título: Um instante de felicidade
Título original: Ese instante de felicidad
(Quell'attimo di felicità #1)
Autor: Federico Moccia
Editora: Planeta
Páginas: 352



Sinopse: O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um "sinto muito", sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o "homem da casa", ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade.


Resenha: "Um instante de felicidade", de Federico Moccia, apresenta uma trama sutil e divertida, e é claro que o romance ganha destaque, assim como as características diante da ambientação. O leitor se sente parte da aventura e com certeza dá vontade de conferir alguns locais citados nessas páginas. E não poderia deixar de comentar também que a capa é maravilhosa...

O protagonista, Nicco, acaba de perder o pai e sua namorada também. As coisas acontecem de uma forma inesperada mesmo, o que faz com que ele demonstre estar perdido com toda a situação exposta. Claro que há outras situações ao seu redor que fazem com que as complicações pareçam ser maiores, assim como as responsabilidades diante de sua família.

Nicco conhece Ann, também de uma forma inesperada, mas as sensações se desenvolvem bem rápido, ainda mais porque é algo que vai sendo esperado, por parte de quem está fazendo essa leitura pelo menos. Só que em algumas cenas senti que poderia haver mais rapidez, seja nas escolhas ou em passagens que, ao meu ver, não chamam muito a atenção sob o enredo. Pode ter dado a impressão de ter ficado forçado em certos episódios.



O encontro dos dois demora a acontecer, e penso que seria interessante se tivesse acontecido um pouco mais cedo. Uma coisa é certa: o título não poderia ter sido melhor escolhido e descreve bem o desenrolar desse livro. No final, lá  na parte do epílogo, há toda aquela reflexão sobre as mensagens, nas entrelinhas e nos trechos que expõem pensamentos marcantes. Aquele instante de felicidade...

Para finalizar, ressalto que o principal aspecto positivo gira em torno dos cenários e depois pelas reflexões. Os personagens secundários também são interessantes e é impossível não ficar curioso sobre o futuro de cada um. De qualquer maneira, devo afirmar que a narrativa do autor é ótima, e não sei como ainda não tinha lido nenhum título seu, apesar de que já li ótimos comentários a respeito.

Classificação SEL: 4/5


12 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Eu sou louca para ler os livros do Moccia. Lembro que quando descobrir Desculpa, se te chamo de amor fiquei obcecada. Infelizmente só vi os filmes adaptados em seus livros, mas a vontade não de ler não caiu.
    Quando vi que iam lançar esse livro já fiquei animada. Essa é a primeira resenha que leio dele e já vi que irá me agradar muito. Talvez eu não chegue a amar, pois acho que o romance não termine como eu imagine, levando em conta o nome do livro. rsrsrs Mas com certeza vou ler.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi. Já tinha visto esse livro, mas é a primeira resenha que vejo dele. Gentee, coitado do Micro! kkk Fiquei imaginando aqui como deve ser difícil ter que assumir as responsabilidades de uma família sozinho. Quero ler com certeza!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei esse livro de presente há poucos dias, li apenas algumas páginas e me desinteressei, acabei trocando por outro livro. Nicco não me cativou, mas concordo com você, do pouco que li, o aspecto positivo do livro, gira em torno dos cenários. Isso, de minha parte, é uma análise pautada numa rápida leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já tentei ler um livro desse autor e não consegui, tanto que não voltei a tentar de novo, mas agora, com esse lançamento, estou muito curiosa. Não sei se me incomodaria com esse encontro um pouco tarde assim, acho que isso pode até mesmo deixar a leitura um pouco maçante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Os livros desse autor tenho um pouco de medo de realizar a leitura, são bem famosos e quando eu leio algum assim e eu não gosto acabo sendo crucificada, mas pela sua resenha parece ser um livro muito bom e vou dar uma chance para ele futuramente, espero gostar como você!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi. Deve ser uma delícia ler esse livro ambientado em um local tão incrível, com certeza a vontade de viajar deve crescer imensamente. Muito boa sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Não conhecia o autor nem o livro. Acho que é porque não sou fã de romances.
    Achei a resenha bem legal, da vontade de ler o livro, apesar de não curtir o estilo. Quem sabe leio um dia.
    Bju Rafa

    ResponderExcluir
  8. Fer, eu ainda não conhecia o autor e nem o livro e fiquei mega curiosa. Geralmente não gostamos de instaloves, mas você mencionar que o envolvimento do casal poderia ter sido adiantado, me fez questionar seus motivos e aumentar meu interesse pelo livor.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? A capa e principalmente o título já me animaram logo de cara. Gostei da premissa e acho que vou gostar da ambientação. Uma pena que as coisas, como o encontro dos personagens demorou a acontecer, mas a dica é super válida e vou anotar. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fê!
    Estou muito curiosa com esse livro. Nunca li nada do autor e quero muito.
    Adoro quando o titulo tem total relação com a história.
    Uma pena a história ter demorado um pouco para se desenrolar, mas o bom é que a história é bacana mesmo assim. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, fernanda, devo confessar que os livros do moccia não me atraem muito, talvez por eu já ter um problema de não gostar muito dos autores italianos, mas sinto isso que vai ter muita coisa que não acharei atrativa e que para mim se tornará cansativa. Mas que bacana saber que tem mensagens que levam a reflexão e que os cenários são lindos de se acompanhar.

    ResponderExcluir
  12. Oi...
    Adorei sua premissa, amo o autor.
    Leio e releio constantemente "Desculpa se te chamo de Amor".
    Ele descreve muito bem o ambiente onde se passa a história, quem está lendo tem vontade de ir até lá, realmente demora um pouquinho para ter os encontros e seus desenrolar.
    Mas vale muito a pena continuar a leitura, são fantásticas!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo