12 de abril de 2017

Resenha: Adeus, Tóquio - Cecilia Vinessi

Informações do livro:
Título: Adeus, Tóquio
Título original: Seven Days Of You
Autor: Cecilia Vinessi
Editora: Globo Alt
Páginas: 264



Sinopse: Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos EUA. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos. Entre caraoquês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante.


Resenha: É muito mais que um romance diante de alguns dramas familiares, amorosos ou com amigos. É, especialmente, uma história realista e que merece a sua atenção!

Despedidas sempre são difíceis, ainda mais quando envolvem amigos ou amores indeterminados e flertes de muito tempo. Parece que sempre vai faltar alguma coisa: palavras não ditas, encontros ou decisões complexas demais. Enfim, Adeus, Tóquio apresenta uma história nessa linha de pensamento, e é de uma maneira bem leve e ainda mais despretensiosa que a autora, Cecilia Vinessi, consegue encantar o leitor.

Sophia está passando por um momento tenso em sua vida ao ter que ir embora e deixar para trás seus amigos, Mika e David. Ela tem pouco menos de sete dias para que as mudanças aconteçam, e é nesse tempo em que Jamie retorna para lhe assombrar, ou então para fazê-la percebê-la que há novas direções e sentimentos a seguir. O caso é que as coisas não terminaram muito bem quando ele tinha ido embora, por isso há os receios sobre esse encontro.

Todos os personagens são importantes nessa trajetória, por mais que uns se tornem mais especiais que outros. Confesso que demorei a ter uma boa opinião formada a respeito da protagonista, talvez porque ela estivesse um pouco confusa também. Mas Jamie me conquistou no primeiro momento em que apareceu, mas não é nem um pouco difícil chegar a esta conclusão. 

Enquanto isso, devo dizer que Mika e David não me convenceram em nenhum momento, apesar de entender que são fundamentais no enredo, cada um a sua maneira, e especialmente diante das mensagens que podem transmitir. Ainda falando sobre personagens, outro nome que se destaca bastante é Alison, irmã mais velha de Sophia. Sem dúvidas, é ótimo poder acompanhar o desenvolvimento dessa relação.

É uma história sobre um romance, é claro, mas há muito mais além disso e de toda a emoção envolvida no cenário. Sophia precisa se encontrar, antes de qualquer outra coisa, e por mais que isso implique esbarrar em coisas relacionadas aos seus amigos. Nem tudo acontece do jeito que ela imagina, assim como nada sai perfeito, mas é isso que torna a trama tão verdadeira.

Eu realmente me surpreendi bastante com esse livro, especialmente por não saber o que esperar e por ser tão carismático. De fato, a trama é bem divertida, além de todo o drama envolvido, e antes que podemos perceber, já chegamos ao desfecho com aquela sensação de temor diante das últimas páginas.

Classificação SEL: 4/5


14 comentários:

  1. Olá!
    Eu fiquei curiosa para saber essa ligação emocional da personagem com a cidade. Essa história, que eu ainda não conhecia, parece ser bem emocionante e outra coisa que me chamou bastante atenção, foi você dizer que essa história é realista. Eu adoro livros assim, porque eu me sinto mais conectada com o ambiente e os personagens. Vou anotar a dica!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu não conhecia a obra e achei muito interessante a premissa. O título é muito curioso e a capa é bastante bonitinha, vou dar uma chance para ele, pois as suas impressões me animaram bastante, ainda mais quando você disse que trata de outros sentimos sem ser "amor". Sua resenha está clara, adorei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, ainda não conhecia o livro mas fiquei animada por esse Jamie que vc gostou fácil e de ver um pouco dá cultura oriental também. Entrou na lista, bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Que livro amorzinho! Parece ser o tipo de leitura leve e divertida. EU ainda não conhecia a obra mas fiquei bem curiosa para ler.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse romance e nem muito menos a autora, mas confesso que despertou minha curiosidade. Baseando-se em sua resenha parece ser um livro que realmente merece ser lido e que nos leva a replexões. Agradeço pela dica, se eu ver essa obra por aí olharei para ela com carinho!
    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  6. Oie amore,
    Que capa mais amor. De fato despedidas, nunca são boas... e isso já me fez ficar curiosa pela leitura aqui. Gostei do que li em sua resenha e já anotei a dica por aqui!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Adorei a resenha ;)
    Acho muito legal todos os personagens serem importantes na obra... É tão chato quando encontramos uns personagens nada haver, né? Fiquei com vontade de ler ❤
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que logo de início fiquei animada com sua dica, porque gosto bastante de histórias sobre despedidas, principalmente quando são histórias construídas de forma realista. Além disso, eu gostei bastante de saber que apesar de alguns personagens não serem tão cativantes, todos possuem sua importância na trajetória. Enfim, parece ser uma história bem carismática mesmo, por essa razão vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Oi! Que capa mais fofa *--*
    A premissa também me agradou muito, o livro parece ser bem leve e fluído de se ler. Fiquei bem interessada em saber o que irá acontecer nesses sete dias. Dica anotada!
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Apesar de ter se surpreendido com o livro de maneira positiva, eu não me instiguei com a premissa e acho que a leitura não tem a ver com o que leio ou pretendo ler mais num futuro. Mesmo assim, obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Fernanda

    Não sei bem o motivo, mas a maioria dos livros da GloboAlt não me dizem nada, esse foi um deles. Acho que eu passei foi da idade dos YA de vez, isso sim! Hahaha
    Que bom que você se surpreendeu positivamente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Infelizmente esse livro não me chamou a atenção, faltou alguma coisa nele que despertasse meu interesse em realizar a leitura! Mas fico feliz que ela tenha lhe surpreendido no final!

    BJss

    ResponderExcluir
  13. Oie,tudo bem??? Leitura leve, boa pra curtir numa ressaca literária e para se surpreender pq a gente geralmente lê sem grandes expectativas né? Amei a capa e embora o enredo não nada absurdamente criativo parece que a história é sim capaz de encantar pelo cenário e personagens. Bjosss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii tudo bem??

    Adorei a resenha, mas não sei se interessaria pela premissa do livro.
    Acho que como vivo me mudando, entendo o que ela passa, mas não necessariamente quero ler sobre isso.
    Obrigada pela dica.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo